Sobre o blog

I. Apresentação

Criei o blog Mulher Católica em 06 de Fevereiro de 2009. Meu intuito em criá-lo foi para falar sobre modéstia cristã, feminilidade, sobre o papel da mulher católica, especialmente para Deus, e, por meio de Deus, para o mundo. Jamais podemos nos esquecer que nosso fim último é o céu, e ninguém chega ao céu sem ser santo! A santidade é alcançada com muita luta e sacrifício, e começa com a água e o sabão!

Aqui no Mulher Católica meu objetivo é falar para a mulher católica, para a mulher cristã, para a mulher que deseja realmente viver sua feminilidade de acordo com o plano divino. Falar sobre a mulher católica, cristã, não é coisa fácil, aliás, é desafiador. Vivemos num mundo totalmente averso às coisas de Deus e influenciado por correntes modernistas e feministas. Até mesmo mulheres cristãs defendem ideias modernistas e feministas sem darem-se conta disso. Exemplos? Uso de vestimentas masculinas ou unissex, controle de natalidade, uso de anticoncepcionais etc… São tantas ideologias e pensamentos que um parágrafo é pouco para conter mínimos exemplos.

Por estas razões e outras tantas razões, decidi abordar alguns temas aqui no blog, temas que são muitas vezes até polêmicos, especialmente quando se trata da questão das vestimentas dignas para uma mulher católica, dos caminhos a escolher de uma mulher católica, etc. Quando eu escrevo, tenho sempre por base a doutrina da Igreja Católica, e, em algumas questões, coloco alguns pontos de vistas pessoais, porém, sempre sob uma perspectiva cristã. De qualquer forma, quando as opiniões são minhas eu deixo bem explícito; quando é palavra da Igreja eu indico o documento e/ou a autoridade eclesiástica que falou ou escreveu tal parecer e/ou diretriz.

II. Temas

Eu dividi o blog, a princípio, em quatro grandes “temas-base”: 1) Catolicismo, 2) Moda e Modéstia, 3) Lar e Família, 4) Leitor e Leituras. A partir deles, subdividi todo o resto. Em Catolicismo você vai encontrar assuntos relacionados à Espiritualidade e à Doutrina Católica. Em Moda e Modéstia você vai encontrar assuntos relacionados à Modéstia Cristã e à Moda. Em Lar e Família você vai encontrar assuntos relacionados a atividades domésticas como Artesanato, Culinária, e também à família propriamente dita, como Educação Cristã dos Filhos, Noivado, Matrimônio, entre outros. Em Leitor e Leituras você vai encontrar respostas a comentários de leitores desenvolvidos como artigos e também indicações de leituras católicas. Há também outros assuntos dentro das categorias, como Arte Sacra e também Música, tanto erudita quanto sacra, e alguns outros bem interessantes que em geral no Brasil não se tem costume como Culinária para Festividades Católicas e Atividades Artísticas para Crianças. Dê uma olhadinha e explore o blog!!

III. Apostolado Mulher Católica: em favor da pureza e da modéstia mariana

Relembrando o que eu escrevi no primeiro post, eis o que move este Apostolado:

O exemplo mais sublime de Mulher que sem dúvida deve ser citado e imitado é da Santíssima Virgem Maria, que cumpriu perfeitamente a vontade de Deus e sobre a qual Deus cumulou todas as espécies de Graças e Virtudes. Esta Mulher é exemplo de pureza e modéstia, ante à erotização feminina; é exemplo de força, perseverança e resistência, ante à decadência moral; é exemplo de piedade, fé e coragem, ante à insubordinação cristã e ao ateísmo prático tão aclamado pelos meios de comunicação social.

Nós, mulheres católicas, devemos ser um reflexo tanto mais próximo possível de Maria Santíssima. Devemos perfumar o mundo com seu aroma, suas cores, e seu resplendor puríssimo, que tanto agrada à Deus.

Adentrar no caminho da modéstia no vestir não é coisa fácil, requer muitos sacrifícios e muitas renúncias, às vezes, renúncia de uma vida inteira acostumada aos modismos do mundo. Para trilhar este caminho deve-se ter coragem e perseverança, humildade e despojamento. A maioria das pessoas não compreendem o que motiva uma pessoa a trilhar o caminho da modéstia mariana. Porém, os filhos e filhas de Maria compreendem muito bem!

A pureza é uma virtude que muito agrada a Deus, pois nos torna semelhante aos anjos, e a nós, mulheres, nos torna semelhantes à Maria Santíssima. Sendo a modéstia a salvaguarda da pureza, não se pode deixá-la de lado em favor das modas sensuais que o mundo prega e que ofendem sobremaneira a Deus. Nossa Senhora disse para Jacinta em Fátima que “haveriam de vir muitas modas que ofenderiam muito a Nosso Senhor”. As modas indecentes de hoje não corroboram este triste lamento de nossa Mãe do Céu?

“Há devotos de Maria que se comovem até às lágrimas, e, no entanto, se ajustam, sem escrúpulos, à imodéstia e à sensualidade dominantes na sociedade de hoje. Sem imitação não há verdadeira devoção marial.” (Dom Antônio de Castro Mayer).

Espero que as postagens do *Mulher Católica* sejam, de alguma forma, enriquecedoras para os visitantes e leitores deste blog. Que Nossa Senhora me auxilie neste Apostolado Virtual, pois num mundo onde o sensualismo e o relativismo imperam, é um desafio escrever sobre assuntos relacionados à pureza e à modéstia cristã, especialmente para a mulher. Mas esse tipo de apostolado é urgente e precisamos fazer isso sem demora. O tempo urge e o demônio ruge, querendo devorar as almas…

Que as mulheres católicas tenham como modelo de vida e santidade a Bem-Aventurada e Sempre Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa Mãe!

IV. Apostolado Mulher Católica: em favor da família e da maternidade, coroa de glória da mulher!

Depois que me tornei mãe, muitas coisas mudaram em minha vida em relação em como ver o mundo e especialmente sobre a educação que deverei dar aos meus filhos, principalmente sobre a fé Católica. Assim, dei uma pequena adaptada nos temas-base que compõem o Mulher Católica, e na medida do possível também falarei da minha experiência pessoal neste campo.

A maternidade é a coroa de glória da mulher, coroa que está sendo rejeitada e posta de lado por conta de ideias anti-cristãs e feministas. Nós precisamos resgatar a beleza da maternidade nas famílias católicas, a beleza das famílias numerosas, especialmente porque a mentalidade contraceptiva – ou seja, “planejar os filhos conforme convém ao casal e não aceitar quantos filhos Deus quer dar” – é aceita no meio cristão como algo normal, desejável e até mesmo aconselhada! O mundo rejeita tudo o que é cristão, tudo o que é católico, tudo o que faz parte do plano divino para o homem e para a mulher. Nós, como cristãos, temos a obrigação de estudar nossa religião, conhecer a fé que professamos e ser fieis ao que Cristo nos ensinou!

A família é a base da sociedade. A mulher é o coração da família, o sol do lar doméstico, como disse Pio XII. Sejamos nós, mulheres católicas, luz em meio às trevas, e fontes de ar puro em meio a este mundo fétido. À mulher foi dada uma missão muito especial: refletir a pureza de Maria Santíssima e educar os filhos para que sejam bons cidadãos terrestres e grandes santos no céu! Que missão nobre! E que coroa a ser posta em nossa cabeça!!

A exemplo da Virgem Santíssima… Por amor a Jesus Cristo!

Salve Maria Imaculada!!