Direitos Autorais / Licença de Uso

Todos os textos escritos por mim e imagens e/ou fotos originais feitas por mim que foram publicados no MulherCatolica.com são Copyright desde 2009 até o presente ano, 2015 (© 2009-2015), e é proibida a cópia, reprodução e/ou republicação de material original deste blog sem minha expressa autorização. Leia, por favor, os tópicos abaixo antes de copiar/reproduzir/republicar algo do MulherCatolica.com. Obrigada.

1. Reprodução de artigos

No MulherCatolica.com é possível encontrar textos originais escritos por mim como também textos doutrinários de Catecismo, Livros de Doutrina Católica e também partes de textos de alguns livros que eu considero interessante, como livros antigos que tratam da vida dos santos e de meditações dos mesmos. Como textos que não são meus não são propriedade minha, divido, abaixo, as licenças de uso devidas.

1.1. Reprodução de artigos originais do MulherCatolica.com

É expressamente proibida a cópia e/ou reprodução e/ou republicação de textos originais do MulherCatolica.com escritos por mim. Ocasionalmente, eu posso permitir a republicação de alguns textos meus em blogs de conteúdos afins aos do MulherCatolica.com, mas, em geral, minha orientação é para que a pessoa faça referência ao meu artigo citando apenas o link do texto original sem copiar qualquer coisa. Em todo caso, se você gostou muito de algum artigo que eu escrevi e quer republicar no seu blog eu peço gentilmente que você entre em contato para me pedir permissão.

1.2. Reprodução de textos de outros autores

Os artigos que não são de minha autoria (textos de santos, catecismo, entre outros) são de livre difusão desde que um link remeta à sua fonte original, com o link completo apontando para a página do Mulher Católica de onde o texto foi retirado. Ou seja, não basta você somente colocar a fonte citando o link da página inicial do blog, você precisa citar a fonte colocando o link completo do texto reproduzido (exemplo: http://www.mulhercatolica.com/2015/05/a-anunciacao-a-mae-de-deus.html).

2. Deleção de artigos

Reservo-me o direito de deletar qualquer artigo que eu julgar oportuno, de minha autoria ou não, sem demais explicações.

3. Utilização e Reprodução de imagens

No MulherCatolica.com é possível encontrar imagens e fotos originais feitas por mim como também de outros autores. Como no caso dos artigos, divido os tópicos para reprodução e utilização das imagens daqui do blog.

3.1. Imagens originais feitas por mim

É terminantemente proibido copiar e/ou reproduzir qualquer imagem de minha criação e autoria sem minha expressa autorização. As imagens de minha criação e autoria estão devidamente identificadas ou com o endereço eletrônico do blog *Mulher Católica* (www.mulhercatolica.org ou mulhercatolica.org, cujo domínio foi usado até 2014 – e mulhercatolica.com a partir de 2015) ou com o símbolo do Copyright, ano de criação e endereço eletrônico do referido blog (exemplo: © 2011 mulhercatolica.org – © 2015 mulhercatolica.com). Se você gostou muito de alguma imagem que eu criei ou foto que eu tirei, antes de republicá-la em seu blog, por favor, entre em contato pedindo minha permissão para que eu coloque uma marca d’água com permissão de uso.

É proibido, de qualquer forma, e para qualquer pessoa, mesmo conhecidos, republicar minhas fotos pessoais e de minha família e/ou amigos que estão aqui no blog. Caso você ou qualquer pessoa veja qualquer foto minha ou de minha família ou de meus amigos (fotos publicadas aqui no MulherCatolica.com) em outros blogs/sites/facebooks/googles etc. peço, por gentileza que me contacte para que eu tome as devidas providências legais. Obrigada.

3.2. Imagens de outros autores

Como algumas das imagens postadas neste blog foram encontradas pela internet a fora na época em que eu não estava ciente da questão dos Direitos Autorais, nem sempre foi possível identificar o autor/criador das mesmas. Para algumas imagens eu consegui contactar os autores pedindo autorização para deixar as fotos deles aqui no blog, e eles me concederam (isto está identificado no rodapé do post em questão). Mas, eu não consegui fazer isto para todas as imagens que ilustram alguns textos deste blog (ou porque não consegui contactar o autor, ou porque não consegui identificar o autor, e, provavelmente, alguns posts sofrerão modificações para retirar as imagens de autores que não consegui contactar/identificar). Caso alguém reconheça alguma imagem de sua autoria e criação, peço a gentileza de me contactar para que eu possa dar os devidos créditos, ou retirá-las do blog, caso o autor assim o exija.

4. Download de material

Os materiais criados por mim disponíveis para download é apenas para uso pessoal. É proibida a comercialização de tais materiais.

5. Traduções

As traduções que faço são livres, ou seja, não são oficiais. Caso alguém encontre algum erro de tradução, peço a gentileza e o favor de me comunicar.

6. Informações úteis para críticos de plantão

Já recebi críticas bem deselegantes por email por causa da minha decisão de restringir cópias e reproduções do MulherCatolica.com em outros blogs, portais e afins. Em primeiro lugar, ter Copyright é um direito de qualquer pessoa que produz conteúdo original e ninguém tem o direito de criticar quem assim o faz. Em segundo lugar, ter Copyright também é uma segurança para quem produz conteúdo original, pois sempre há os folgados de plantão que roubam conteúdo alheio e se aproveitam da criatividade dos outros para captar leitores para os seus blogs. Eu já sofri cópia descarada de conteúdo de uma “suposta” (fajuta) blogueira de moda, que nem mesmo fez referência ao meu post, retirou meu nome da autoria e ainda assinou o texto como se fosse dela. Também já fui vítima de cópia não autorizada em um livro de uma seita que se faz passar por “católica conservadora”. Alguns me acusaram de estar “freando” a evangelização. Mas quem pensa assim pensa de forma muito egoísta e mesquinha. Por que você não pode simplesmente indicar o link para o artigo que você tanto gostou do meu blog? O que isto atrapalha na evangelização?? Na realidade, a restrição de cópia de conteúdo não atrapalha a evangelização, atrapalha blogueiros preguiçosos, que não gostam de escrever e se acomodam em apenas copiar e colar conteúdo alheio em seus blogs, apenas para ter “conteúdo novo” (criado por outra pessoa). Por favor, não faça isto. Antes de eu conhecer a questão dos Direitos Autorais e das Licenças de Uso eu cheguei a fazer cópias de blogs amigos e de artigos de amigas minhas. Naquela época ninguém ligava quando isto acontecia, mas hoje eu sei, e minhas amigas também sabem, que fazer isto é, no mínimo, falta de educação e de consideração com quem teve o trabalho e a dedicação de criar algo legal e novo. Quem escreve conteúdo original tem MUITO trabalho para produzir material legal e criativo. Eu já cheguei a ficar duas a três semanas revisando textos que eu estava escrevendo, agregando conteúdo, desenvolvendo imagens, tudo para dar aos meus leitores algo novo e interessante. Aí vem um engraçadinho e copia, descaradamente, o produto de um trabalho árduo e longo que eu tive para criar! Isto não é justo. Então, se você é blogueiro católico, cristão, gostou de algum texto que eu escrevi aqui no MulherCatolica.com, indique o link para o meu blog. Isso contribui para uma evangelização limpa, além de possibilitar aos seus leitores conhecerem meu trabalho e o meu blog! :-)

Para terminar, alguém uma vez quis me apontar o dedo dizendo que se Deus deu de graça, de graça a gente tem que dar. Bom, tudo o que está aqui no blog é de acesso gratuito. Então, quanto a isto, ninguém pode reclamar. E mesmo se eu viesse a cobrar por algo que eu criei e desenvolvi, isto não seria errado. Há que se fazer distinção entre contribuição gratuita e um trabalho que nos dignifica. A doação é algo maravilhoso, que fazemos por amor a Deus e nas medidas das nossas possibilidades. Mas o trabalho também dignifica o homem (e a mulher, se não fere sua dignidade, sua feminilidade nem seu estado de vida), e ninguém tem o direito de o subtrair dele.

7. Links sobre Direitos Autorais

Muitas pessoas acreditam que, copiando artigos e os republicando em seus respectivos blogs, estão fazendo um “bem” e divulgando o artigo copiado. Porém, isso, na realidade, pode prejudicar o blog de quem você está copiando o artigo e inclusive o seu. O sistema de buscas da Google, por exemplo, pode penalizar blogs que fazem cópias. Para entender por que a cópia é algo ruim a ser feito, leia:

… e ajude a divulgar os blogs e artigos que você aprecia de forma justa e correta!

*   *   *   *   *

Este blog faz parte da Irmandade dos Blogs Católicos.