Pão de Banana com Canela

Por Melissa Bergonso

Tem dias que gosto de me aventurar na cozinha. Quarta-feira foi dia de testar. Eu tinha algumas bananas muito maduras que já não estavam muito boas para comer, e como já estava enjoada de bolo de banana, quis fazer um pão. As receitas de “pão de banana” que eu já tinha visto na net eram de bolo de banana, que levavam nome de “pão” porque ficavam mais massudos que bolo convencional. Mas eu queria um pão, feito com fermento biológico, e resolvi testar. E não é que deu certo?

Essa receita eu fiz para ser feita em máquina de pão. Acho que dá certo fazer de forma manual, mas não testei, então não sei como fica (pois a quantidade de líquido e de farinha vai mudar, já que é preciso fazer a espuminha com o fermento antes de amassar). Eu ainda prefiro sovar massa de pão na mão, acho que o ponto fica melhor e o pão fica mais bonito, mas na pressa e falta de tempo, a máquina de pão quebra o galho.

Pão de banana com canela! Hummm!!!

Pão de banana com canela! Hummm!!!

Ingredientes:

  • 2 ovos médios
  • 1 xícara de banana amassada
  • 1/4 xícara de manteiga derretida (tem que ficar líquida)
  • 1 colher de chá rasa de sal
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de canela em pó
  • 3 xícaras​ de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 3 colheres de chá de fermento biológico seco

Modo de preparo:

  1. Na cesta do batedor, coloque primeiro os líquidos: ovos, banana amassada e manteiga derretida.
  2. Coloque o sal, o açúcar e a canela.
  3. Adicione as farinhas de trigo e de aveia.
  4. Junte o fermento.
  5. Inicie o ciclo para pão doce.
  6. Verifique depois dos primeiros cinto minutos se a massa está homogênea e se virou uma bolinha dentro do cesto batetor. Se está grudando nas paredes será necessário adicionar mais farinha, aos poucos. Se estiver seca demais, adicione água aos poucos. Use uma colher para isso para não perder o ponto da massa! A última receita que fiz não precisou adicionar nada a mais, mas dependendo da farinha e do clima, é necessário. Então, fique de olho.

Depois de pronto, espere esfriar para cortar. Sua cozinha ficará deliciosamente perfumada!! O pão fica com um saborzinho bem suave e especial! ;-)

Se você fizer, conte nos comentários se gostou!!

Salve Maria Imaculada!!

Veja também: Bolo de Banana-Prata madura!