Panquequinhas de sobras de arroz

10/12/2016 Panquecas 2 Comentários

Por Melissa Bergonso

Tem arroz sobrando na geladeira e não sabe o que fazer? Solução –> Panquequinhas! E sem farinha de trigo! Essa é uma opção que vem dado certo aqui em casa com meus meninos, e especialmente para reaproveitar sobras de arroz que acabam ficando na geladeira. Testei uma receita e fui modificando alguns ingredientes, algumas quantidades e modo de preparo até conseguir chegar a uma consistência, textura e sabor que gostei (e que meus meninos gostaram também, porque a “original” não foi muito bem aceita haha).

Panquequinhas de sobras de arroz

Panquequinhas de sobras de arroz

Ingredientes:

  • 3 xícaras de arroz (eu tinha 3 xícaras e meia de arroz cozido com cenoura ralada e usei esse tanto mesmo);
  • 2 ovos;
  • 1/4 xícara de leite (que você pode substituir por leite vegetal ou por um ovo se não quiser usar nada de leite, mas com o leite a massinha fica mais macia);
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa bem cheias (tipo colher de mãezona) de polvilho doce;
  • Sal e temperos a gosto.

Modo de Preparo

  1. Coloque num processador o arroz, os ovos, o leite, o azeite e triture tudo até virar uma massinha molenga. Podem ficar pedacinhos de arroz, não tem problema. Se tiver dificuldade em processar, vá ajeitando a massa no processador com uma colher e processando até que triture a maioria dos grãos de arroz.
  2. Acrescente o polvilho e mexa com uma colher até incorporar e ficar uma massinha grudentinha.
  3. Acerte o sal e os temperos.
  4. Aqueça bem uma frigideira com banha de porco (você vai ver como faz diferença!) e coloque a massinha com o auxílio de uma colher. A massinha fica densa e alta. Achate-a com a colher para tomar a forma de panqueca. Se o óleo for “secando”, coloque mais uma ponta de colher a cada fritadinha. Frite com a frigideira tampada para a massinha cozinhar melhor.
  5. Deixe dourar levemente embaixo, vire, e deixe dourar levemente do outro lado.
  6. Retire e sirva.

Essa receita rende umas 10 panquequinhas. Meus meninos gostaram! O bom é que você pode enriquecer seu arroz com vários vegetais e depois fazer essas panquequinhas. Aqui em casa é um dos modos como faço o José Felipe comer cenoura, porque nem raladinha fina no arroz ele come!! Outra opção que às vezes faço também é juntar à massa umas 4 colheres de sopa de sobrinhas de carne moída refogada. Fica muito gostoso, pois dá um saborzinho a mais!

Salve Maria Imaculada!


Comentários ( 2 )

Deixe uma resposta