Mês de Maio: mês consagrado a Maria Santíssima

Por Melissa Bergonso

Na Igreja Católica existem dois meses que são mais particularmente consagrados a honrar Maria Santíssima: 1) o mês de Maio e 2) o mês de Outubro, ou também chamado o mês do Rosário.

No mês de maio, era costume se fazer os exercícios do Mês de Maria, à tarde ou à noitinha. O “Curso Médio de Catecismo Mariano”[1] explica o seguinte:

É de tradição oferecer-se à Santíssima Virgem, no mês de maio, homenagens particulares em cerimônias públicas. Tais exercícios, que propriamente não têm forma litúrgica, fazem-se nas famílias, comunidades, escolas, paróquias. Compõem-se, as mais das vezes, de uma leitura ou de um sermão sobre Nossa Senhora, de orações e de cânticos diante de um quadro ou de uma imagem de Maria, ornada de flores e de luzes. Este uso data do século XVII e acredita-se que começou na Itália, no colégio dos jesuítas de Roma. Com rapidez assombrosa espalhou-se pelo mundo inteiro; por toda parte, as almas devotas a Maria Santíssima sentiram-se felizes em prestar-lhe publicamente suas homenagens. Tem por fim: 1º. consagrar à Santíssima Virgem o ano inteiro oferecendo-lhe a parte mais linda e 2º. obter sua especial proteção para nossos anos à medida que vão passando.

Como podemos fazer nossas homenagens em família, o primeiro passo seria montar um altarzinho para Nossa Senhora em um local nobre da casa e orná-lo com flores ou com algum enfeite especial. Para quem já tem um altarzinho de Nossa Senhora em casa, pode decorá-lo. Para quem tem crianças, aproveite para colocá-las para ajudar a enfeitar o altarzinho. Isto vai incentivar seu afeto e sua devoção à Virgem Imaculada.

Meu oratório - Melissa Bergonso | MulherCatolica.com

Este é o oratório daqui de casa, com as imagens de Jesus e Maria, um crucifixo, e com um quadrinho que sempre mudamos de acordo com a festa litúrgica do mês ou do dia.

O segundo passo seria destinar um horário do dia para fazer as orações/leituras/meditações em comum. Neste post eu já tinha dado algumas sugestões de orações e leituras para serem feitas no mês de maio, mas seguem abaixo mais algumas.

No que tange à oração, eu não poderia deixar de recomendar a do Terço ou do Santo Rosário em família. Nossa Senhora mesma disse ao Beato Alano de la Roche: “depois do Santo Sacrifício da Missa, não há nada na Igreja que eu amo mais que o Rosário”. Então, não há dúvidas de que o Rosário deve fazer parte da rotina diária de orações da família cristã, e isto não só para o mês de maio como para toda a vida!

Com relação a leituras espirituais, indico dois livros de D. Ildefonso Rodriguez Villar que são MUITO bons: “Pontos de Meditação sobre a Vida de Nossa Senhora” e “Pontos de Meditação sobre as Virtudes de Nossa Senhora”. Esses são dois volumes, que você pode adquirir no site Cultor de Livros. Outro livro ótimo também é o “Meditações sobre os principais mistérios da Virgem Santíssima Senhora Nossa”, do Pe. Manuel Bernardes, que você pode adquirir no site da Editora Pinus.

Como material de estudo, indico o livro “Instruções Marianas”, do Pe. Gabriel Roschini. Este livro só é encontrado, por enquanto, em sebos virtuais, pois o livro é bem antigo, mas se você conseguir encontrá-lo, é um investimento que vale a pena! Não pense duas vezes!

Você pode dividir as leituras, lendo a cada dia um capítulo ou uma meditação. Eu tive a experiência de uns anos atrás ler, a cada dia, um capítulo do livro do Pe. Roschini; outro ano foi com as meditações sobre a Santíssima Virgem. Foi maravilhoso. A cada leitura, a cada meditação, nosso coração vai inflamando de amor por Nossa Senhora. Nós só amamos o que ou quem conhecemos, então não há outro modo de amar mais a Santíssima Virgem Maria senão conhecendo-A melhor a cada dia!

Peçamos neste Mês de Maria que Ela nos ensine a amá-La cada vez mais, e guarde e proteja as nossas famílias.

Salve Maria Imaculada!


[1] Nossa Senhora: Curso Médio de Catecismo Mariano. São Paulo: Livraria Francisco Alves Paulo de Azevedo & Cia, 1937, p.82.


Nota: Este post NÃO é um publieditorial. Não estou ganhando nada com os links indicados. Faço isto apenas para ajudar os leitores que possam se interessar pelos livros citados.


Deixe uma resposta