Blog de aniversário, endereço novo e cara nova!

06/02/2015 Apostolado Mulher Católica 19 Comentários

Por Melissa Bergonso

baloezinhos-mulhercatolicaHoje, 6 de Fevereiro de 2015, o Mulher Católica comemora 6 anos de blog! É bastante tempo “sobrevivendo” na blogosfera. Considero isso uma vitória!…

Quando comecei este blog, meu intuito era ajudar as moças e mulheres acerca de questões que hoje viraram tabus, como a questão da moda e da modéstia, da feminilidade, entre outras. Na realidade, estes assuntos, além de serem tabus, são assuntos que não são mais abordados nem dentro das igrejas pelos sacerdotes (por medo, vergonha e respeito humano), nem dentro de casa pelas mães de família (por ignorância ou por rebeldia em renunciar às modas mundanas). Se eu tivesse um melhor conhecimento e mais consciência sobre as virtudes da pureza e da modéstia cristã ao longo da minha infância e adolescência, acredito que muita coisa teria sido diferente em minha vida, em vários aspectos, não somente nas vestimentas, pois essa é só uma pequena parte de um todo…

Depois de 36 anos de vida e de muita cabeçada na parede, acho que me tornei capaz – finalmente – de olhar as coisas por um ângulo diferente. Só não vê quem não quer, e já diz o ditado que “o pior cego é aquele que não quer ver”. E ao longo da vida, ou vamos nos tornando cegos a tudo, por preguiça, por comodidade ou por ignorância (que é totalmente vencível)… ou vamos conseguindo abrir os olhos, pouco a pouco. E é duro quando nossos olhos, abertos, enxergam coisas que poderiam ter sido completamente evitadas com um pouquinho a mais de conhecimento!! Sabe aquele pensamento “ah se seu soubesse disso antes… poderia ter dado melhor exemplo… poderia ter ofendido menos a Deus!”…? Pois é… Mas nunca é tarde para recomeçar, para “quebrar paradigmas”, para dar um ponta-pé no erro e consertar o que pode ser arrumado. Basta ter vontade e boa disposição interior; o resto, Deus ajuda.

Com relação aos temas principais do blog, modéstia cristã, feminilidade, eu gostaria de indicar alguns artigos que provavelmente já caíram no esquecimento das leitoras, por terem ficado para trás. Um deles, que eu considero muito importante, é a notificação do Cardeal Siri dirigida às mulheres que vestem roupas de homem. Quando eu li essa notificação pude perceber claramente o quanto as roupas masculinizadas que hoje nos são impostas pelas modas mundanas me faziam pensar de forma feminista e igualitária, o quanto isso me fez mal, mesmo que de forma inconsciente, e o quanto essas vestimentas fazem mal às mulheres, especialmente às mães de família. Essa notificação não parou no tempo, como alguns pretendem dizer, ela é muito atual, pois o Cardeal Siri foi muito claro em afirmar que o mal que as roupas masculinas causariam na psicologia feminina só seria visto com o passar dos anos, então, como dizer que essa notificação foi somente para aquela época, sendo que a época em que vivemos é o pior show de horrores de imodéstia feminina, mesmo por moças e mães de família, de ideologias feministas e anti-católicas, defendidas até mesmo por casais supostamente cristãos (como o controle de natalidade sob o codinome de “planejamento familiar” mesmo com métodos naturais, que revelam nada mais nada menos que uma mentalidade contraceptiva disfarçada de “paternidade responsável”, e, mais grave ainda, com o uso de anticoncepcionais e toda a sorte de contraceptivos, que são abortivos)? Estes exemplos são somente para começar…

Outro texto que considero excelente foi uma alocução feita por Pio XII, para os recém-casados. Mostra a beleza e o papel importantíssimo que desempenha a mãe de família e suas renúncias por amor do seu lar e dos seus filhos. Gostaria ainda de indicar um outro texto de Pio XII, que em minha opinião é obrigatório de ser lido pelos casais cristãos, que fala sobre o Apostolado das Parteiras. Nele é abordado questões de moral conjugal, maternidade cristã, entre outros. Há outro texto que estou para publicar no blog sobre o matrimônio cristão, que há tempos estou em vias de terminar a revisão, que pretendo logo publicar pois é outra leitura obrigatória para quem quer se casar… Outros textos sobre modéstia, família, moda, podem ser acessados pela página Textos Importantes.

Quando eu comecei a blogar confesso que eu era bem “empolgada” pra escrever, do tipo que dava “voadora” quando tinha uma chance rsrs… Alguns posts iniciais têm um pouco dessa “acidez” na escrita, mas essa acidez não era com intuito de ofender ninguém. Hoje em dia acho que eu estou um pouco mais “soft”, não sei se foi porque eu “cresci e amadureci” ou se porque me cansei de ser atacada pelas costas por pessoas que nunca me viram sequer pessoalmente. Em todo caso, é uma honra saber que há gente que aprecia os artigos que escrevo, e é uma grande graça quando eles tocam o coração das pessoas. Digo que é uma grande graça não porque fui eu a autora dos artigos, mas porque Deus se utilizou de mim, que sou uma péssima serva, ou melhor, uma serva inútil, para tocar o coração de pessoas com boa vontade de espírito.

Depois de 6 anos escrevendo textos aqui no blog, não pretendo deixar de fazer isto tão cedo, se bem que devo confessar que cheguei a pensar se deletava este blog ou não… Certas coisas e acontecimentos na blogosfera “católica” me deixaram muito perplexa. Fofocas, intrigas, brigas, calúnias, sendo que eu também fui vítima disso. É triste e mais ainda ridículo ver a que se prestam os tão “católicos fervorosos” de hoje em dia. Dá pena… e raiva também… E depois de muito pensar, então decidi reformular o blog, dar cara nova, novo domínio, tudo novo. Algumas mudanças são boas e nos dão ânimo para seguir em frente.

A mudança demorou, mas finalmente deu certo, e desde segunda-feira o blog conta com um novo endereço de domínio: www.mulhercatolica.com . Preferi modificar o final do endereço por uma questão prática mesmo, acho que fica mais “profissional”, sem cara de “organização não-governamental”. Se possível, peço às colegas e amigas blogueiras que atualizem o link do *Mulher Católica* em seus blogs, de mulhercatolica.org para mulhercatolica.com. Eu configurei o redirecionamento do domínio antigo para o novo, então, teoricamente, as postagens podem ser acessadas mesmo pelo domínio antigo. Talvez, uma ou outra tenha ficado com o link diferente e quebrado, mas estou arrumando tão logo quanto percebo. Algumas postagens também estão desconfiguradas e estou tendo que arrumá-las uma a uma; espero que “até o fim do ano” tudo fique nos conformes rsrsrs… Estou bastante contente com a mudança e espero que vocês também a apreciem! Depois de um longo tempo sem postar, espero finalmente voltar à “ativa”, conforme José Felipe for deixando…

Quero agradecer a todos os leitores que acompanham o blog desde seu início (há 6 anos! meus leitores fiéis!! rsrs) e também os que o acompanham há pouco tempo. Espero que vocês possam continuar apreciando o conteúdo do *Mulher Católica* e que ele possa ser útil a vocês!

Aproveitando o ensejo, eu gostaria de fazer algumas colocações que acho que são esquecidas por parte de quem acessa o blog e o lê, independentemente de ser leitor assíduo ou apenas um visitante que muitas vezes cai de pára-quedas aqui… Colocar a “cara à tapa” na internet não é algo fácil. As pessoas acham que blogueiros são super-heróis e pessoas perfeitas, sem problemas, sem tropeços, mas isso não é verdade!! Todo blogueiro é uma pessoa comum, com pecados e defeitos. O simples ato de blogar não revela quem somos por completo, revela apenas uma pequeníssima parte nossa, um átomo, eu diria. Então, não pensem que sou uma pessoa perfeita, que vive numa bolha de vidro onde não há pesos nem sofrimentos, onde tudo é “cor-de-rosa” e “colorido”, muito pelo contrário! Sou uma pessoa comum, como cada um que passa por aqui. O fato de estar por detrás de textos e palavras não me torna super-humana nem infalível, nem o melhor exemplo a ser seguido!… O único exemplo a ser seguido e que eu sempre digo é o de Maria Santíssima, que foi pura, santa e imaculada, toda bela e sem pecado! Assim, antes de terminar, gostaria de deixar aqui uma frase de Santo Afonso que é um dos motivadores do *Mulher Católica*:

Quem ama, se assemelha ou procura assemelhar-se à pessoa amada, segundo um afamado provérbio. Daí a exortação do Pseudo-Jerônimo para mostrarmos nosso amor a Maria pela imitação de suas virtudes, sendo esse o maior obséquio que lhe podemos ofertar. Segundo Ricardo de S. Lourenço, são e podem chamar-se verdadeiros filhos de Maria somente aqueles que buscam copiar-lhe em tudo a vida.[1]

Que Deus abençoe a todos vocês e que possamos, com afinco, imitar Maria Santíssima, exímio modelo de perfeição! Assim como o lema do *Mulher Católica*: A exemplo da Virgem Santíssima… Por amor a Jesus Cristo!

Salve Maria Santíssima!!


[1] LIGÓRIO, Afonso Maria de. Glórias de Maria: com indicações de leituras e orações para dois meses marianos. Aparecida, SP: Editora Santuário, 1989, p. 409.


Comentários ( 19 )

  • Parabéns, Melissa! Já faz um bom tempo que acompanho o seu blog e muito me alegra que continue escrevendo. Foi com ajuda e incentivo deste blog, do site Teus vestidos e das comunidades do Orkut que iniciei o meu caminho para a modéstia. Aqui onde moro, eu não tinha amigas para compartilhar esse momento e foram vocês que me auxiliaram nessa jornada. Lembro-me com muito carinho dessa época. Agradeço a você por continuar e desejo que Deus abençoe a sua família e que Nossa Senhora sempre lhe ensine como agradar a Jesus. Com carinho. Paloma.

    • Oi, Paloma!!
      Obrigada pelo carinho!! Fico muito feliz que o *Mulher Católica* tenha lhe ajudado!
      Obrigada! Amém!! E reze por mim!!!
      Beijos e fica com Deus!
      Salve Maria Puríssima!!

  • Parabéns, Mel!

    Que seu blog continue firme e forte ajudando as pessoas :)
    É uma luta, mas Deus está vendo. Se cada um fizer a sua parte, o mundo melhora e, com a graça de Deus, o Céu se enche de santos.

    Beijos e Paz!

  • Oi Melissa! Estou muito feliz por você e por esse momento no blog! Como já acompanho há um tempo, considero uma verdadeira Graça tudo! Deus é realmente muito bom! Sei como é esse período de edição, também estou passando por isso lá no blog… Mas estou gostando muito de como a “Mulher Católica” está ficando :) Que a Virgem Maria continue lhe conduzindo sempre e providenciando tudo… Beijos!

    • Oi, Nívea!! Quanto tempo!!
      Fico feliz que esteja gostando de como o *Mulher Católica* está ficando!!
      Eu vi que você está passando por mudanças no seu blog!! Acho que algumas mudanças são sempre bem-vindas, e nos dão ânimo para seguirmos em frente! Então, continue com seu apostolado! Amo os posts de trabalhos manuais que você faz!!! O escapulário bordado II que você fez ficou uma graça!! ^_^
      Amém! Fica com Deus! Salve Maria!!

  • Salve Maria, Melissa!

    Tudo bem? Vim cobrar a sua presença mais frequente aqui no blog. Estou com saudades da suas postagens. rsrs Se me permite sugerir, gostaria que você desse alguns modelos de anágua e recomendasse os melhores tipos de tecido para fazê-la.

    Obrigada! Que Deus a abençoe!

    • Oi, Paloma! Salve Maria!

      Sinto não conseguir estar tão presente aqui no blog! Depois que José Felipe nasceu, minha rotina mudou bastante e acabou que não estou conseguindo, pelo menos por hora, conciliar a vida de mãe e de blogueira… acho que isso até merece um post hehehe… De qualquer forma, eu realmente fico feliz que você veio aqui cobrar a minha presença me dizendo que está com saudades das minhas postagens! Estou me esforçando para me organizar de forma a não deixar o blog “abandonado”, e espero conseguir voltar a postar frequentemente em breve.

      Obrigada pela sugestão de post!! Na realidade, eu tenho um rascunho sobre anáguas que escrevi há algum tempo, preciso somente finalizá-lo! Logo vou colocá-lo no ar :-)

      Amém!!

Deixe uma resposta