Casacos, casaquetos e jaquetas para o Outono/Inverno

25/04/2014 Casacos | Outono/Inverno 14 Comentários

Por Melissa Bergonso

O friozinho já está chegando de mansinho. Aqui em Curitiba, pelo menos, o clima está oscilando entre quente e chuvoso (se bem que nestes últimos dias está oscilando entre nublado e chuvoso…), e quando vem chuva, geralmente a temperatura cai (como já está acontecendo!)… Acho que o inverno não tarda a chegar! ui!

Bom, mas quando a questão é frio, inverno, chuva, vento etc., para quem está começando a adaptar o guarda-roupa às saias e vestidos, fica sempre aquela questão: que tipo de casaco usar para que o visual não fique brega ou “descolado” demais, ou dê uma impressão de desleixo? Esse tipo de pergunta ao aproximar-se o inverno muitas vezes desencoraja muitas meninas e mulheres a se vestirem de forma modesta e feminina nesta época do ano. Se você está passando por esta situação, continue lendo o post!

Pequeno “segredinho”!

O “segredo” para manter a elegância no inverno usando saias e vestidos é investir em casacos feitos de bons tecidos e com bom corte.

Existem alguns tecidos que são ideais para as estações outono/inverno. Listo, abaixo, os que considero contribuírem para nos deixar mais quentinhas:

  • Lã (de preferência, 100% natural, pois não cria bolinhas);
  • Tweed;
  • Veludo;
  • Couro;
  • Camurça;
  • Pêlo;
  • Flanela.

Casacos de e tweed são ótimos pois estes tecidos permitem boa modelagem e bom corte, além de detalhes na costura. Necessitam de forro, que se for confeccionado de tecido acetinado (gosto de usar cetim), ficam lindos, vestem muito bem (não ficam “empapuçando” a roupa) e esquentam bastante.

O veludo, dependendo da espessura, também permite uma boa modelagem, mas o casaco fica mais “durinho” e com um pouco de volume. O veludo é um tecido que ajuda a esquentar bastante, especialmente se a peça de roupa confeccionada com ele for forrada. O forro é opcional.

Já o couro proporciona uma modelagem mais “dura”, pela própria textura do tecido. Assim, o casaco ou jaqueta confeccionada em couro ficarão um pouco menos “assentados”, mas é possível fazer uma boa modelagem neste tipo de tecido se a costureira tiver experiência. Para lugares que ventam muito, é um tecido interessante, embora seja um tecido de toque frio. O forro é opcional.

A camurça não é dura como o couro, dá para fazer peças legais com ela, como detalhes com franjas (para quem gosta). Diferentemente do couro, seu toque é aveludado! O forro é opcional.

O pêlo (em geral, sintético, que encontramos nas lojas de tecidos) é um tecido mole e macio, porém bastante volumoso e denso. Assim, ele terá uma modelagem um pouco mais “frouxa”, de caimento não tão assentado. Mas ele é um ótimo tecido para invernos intensos e com muito vento, pois esquenta muito. Em geral, necessita de forro, que pode ser de malha, para acompanhar a elasticidade do tecido.

flanela é um tecido leve. Na realidade, ela é boa para confeccionar camisas, blusinhas, saias e jardineiras, não casacos/casaquetos, pois deixará este tipo de peça com aspecto muito informal e “frouxa”.

Com relação à metragem a ser utilizada, vai depender do modelo. Então, é bom você perguntar à sua costureira para ter certeza da quantidade de tecido a ser comprado.

Abaixo deixo algumas fotos de casacos/casaquetos/jaquetas que achei bonitos e femininos. Espero que sirvam de inspiração!!

Casaqueto e casaco de pelo sintético

Foto: Reprodução. 1) Casaqueto de pêlo sintético com estampa animal print e 2) Casaco de pêlo sintético na cor marrom-claro.

 

Casaco e casaqueto de lã escura

Foto: Reprodução. 1) Casaco de lã chumbo e 2) Casaqueto de lã preto.

 

Casacos de veludo - Marisa.com.br

Foto: Reprodução. Marisa.com.br – 1) Casaco de veludo bege-claro e 2) Casaco de veludo verde-musgo.

 

Casaqueto e Casaco longo vermelho

Foto: Reprodução. 1) Casaqueto de lã vermelho e 2) Casaco vermelho (que pode ser feito em lã também ou tweed).

 

Casacos claros

Foto: Reprodução. Casacos de lã em tons claros (pode ser nas cores branca e creme).

 

Jaquetas rosa: 1) couro e 2) camursa

Foto: Reprodução. 1) Jaqueta de couro rosa e 2) Jaqueta de camurça rosa.

 

Aproveite e acesse o post Saias no inverno? Claro! Conheça algumas dicas para se manter aquecida nos dias frios com modéstia e feminilidade! Nele eu listei outras dicas, com base em minha experiência pessoal, que vão ajudá-la a se aquecer melhor no inverno!

Salve Maria Imaculada!

Palavras-chave:

Comentários ( 14 )

  • Nossa, amei esses modelos! Impressionante como, durante essa estação, aumenta a variedade de roupas bonitas e elegantes. Acho que o fato de ser necessário cobrir mais o corpo nos proporciona uma quantidade maior de casacos, sobretudos, jaquelas, botas etc. Como aqui no Nordeste não dá para usarmos isso, temos que nos virar com os vestidos de tecidos mais frescos…rsrsrs.

    • Oi, Mira!

      No inverno aparecem roupas mais bonitas e elegantes, pelo menos eu acho. Os visuais ficam mais “sóbrios”. Eu amo looks com casacos, saias e cachecóis, acho muito fofo, muito feminino e muito elegante!

      É possível se vestir de forma modesta e elegante também com vestidos de tecidos frescos! A modelagem e o corte são o que vão definir a elegância da roupa. Quero ver se faço um post sobre isso mais pra frente!

      Beijos e fica com Deus!

  • Que lindos! Lã, veludo e tweed são os meus preferidos. Mas uma jaqueta de couro bem cortada, que fique alinhada, bem ajustada aos ombros femininos, pode cair muito bem. Essa rosa está fofa.

  • Ótimo post Melissa. Se o frio não for muito grande, acho que casaquinhos de tricô com um cinto fininho por fora para marcar a cintura são um charme!
    Acho que o comprimento do casaco faz muita diferença ao combinar com saias e vestidos. Pessoalmente acho os de comprimento médio (abaixo da linha do quadril mas acima da metade da coxa) muito difíceis de combinar bem, em geral acho que os tradicionais (da cintura à linha de quadril) ou os sobretudos longos (entre um pouco acima e abaixo do joelho) são os que casam melhor com as saias e vestidos.

    • Concordo com você, Cynthia! Este tipo de casaco médio que você disse é ruim para quem tem quadril largo, porque aí aumenta-o mais ainda… Eu, particularmente, gosto dos casacos longos, pois esquentam melhor em tempos de frio intenso. Mas acho um charme cascados de comprimento curto, tipo o casaqueto vermelho. :-)

  • Necessito do endereço de lojas para comprar veludos para trajes em Curitiba .
    Estou tendo dificuldade para adquirir esse tecido uma vez, que os veludos que aparecem na internet destinam-se
    mais para Decoração.
    Agradeço as referencias indicadas pois, moro em Jaguariaíva – PR.

    Salve Maria

    • Olá, Rozelia!

      No centro de Curitiba é possível encontrar algumas lojas. Na Praça Osório há uma, Huddersfield; na Rua XV há a Tecelagem Imperial. Há outras ainda, como a Fênix e a Javanesa, que também ficam ali pelo centro, mas eu geralmente compro sempre na Huddersfield, acho os tecidos deles de boa qualidade e de preço mais acessível. De qualquer forma, é preciso pesquisar preços porque a diferença chega a ser bem grande de uma loja para outra dependendo do tecido…

      Salve Maria Imaculada!

  • Olá, tudo bem?
    Estou procurando aqui no google dicas de tecido para colocar um forro numa blusa. Eu já tenho a blusa. É uma jaqueta de frio que veio com aqueles forros que parecem forro de bolsa…hmmm…failete! Bom, acontece que vai passando otempo, e aquilo vai esquentando de uma forma terrível e daqui a pouco estou em toda suada. Então resolvi trocar este forro. Gostaria de algo que fosse respirável, sabe, leve, mas estou meio perdida na escolha. Será que voce poderia me dar uma ajudinha?

    • Oi, Dirci!
      Qual é o tecido da jaqueta? Dependendo do tecido, mudar o forro também compromete a jaqueta… Eu gosto, para blazers ou taillers, forro de cetim, acho que dá um acabamento muito bom e não enrosca na roupa quando a gente veste. Mas se você quer algo “respirável”, deveria colocar um tecido de algodão, só que não sei se ficaria bom, especialmente porque o algodão tende a encolher com as lavagens… e dependendo do tecido da jaqueta, vai deformá-la toda.

      • Oi, Melissa! Obrigada por responder :)
        Sabe aquelas jaquetas que parecem “plástico’ por fora, tem um enchimento e fizeram ali uma cosutura pra ficar cheia de gominhos? Parece roupa de astrounauta, mascote dos pneus michellin. Eu pensei em colocar um forro respirável por causa desse material de fora e esse enchimento, que deve ser que tá fazendo “queimar” e suar. Vou ver aqui o que dá pra fazer :) oBrigada

        • Oi, Dirci!
          Eu aconselho, então, a você usar uma blusa de malha por baixo dessa jaqueta. Trocar o forro não vai funcionar, porque o tecido todo dela abafa mesmo, especialmente pela manta acrílica por dentro. É melhor você investir numa camiseta 100% algodão por baixo. Deve ajudar sua pele a transpirar.
          De nada!!

Deixe uma resposta