Berinjela ao forno

Por Melissa Bergonso

Faz muito tempo que eu queria aprender a fazer algum prato gostoso com berinjela, já estava enjoada de fazer berinjela refogada. Como não achei nada que me apetecesse, desisti da ideia. Um dia, eu fui em um restaurante e experimentei um prato chamado “Berinjela Catalã”, e amei!! Procurei a receita na internet, mas o que eu encontrei não era parecido com o que tinha no restaurante, então, tentei reproduzir em casa. Não ficou igual, mas eu amei o resultado! Para quem é fã de berinjela, aí vai a receita:

Cebola roxa, tomate, alhos e berinjelas.

Foto: Acervo pessoal.

Ingredientes:

  • 2 berinjelas médias;
  • 1/2 cebola roxa grande cortada em cubinhos;
  • 4 dentes de alho cortados em cubinhos bem pequenos;
  • 1 tomate tipo pomodoro grande cortado em cubinhos (se você achar orgânico, é melhor, além de ser mais saudável, o sabor é outro!);
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • azeite de oliva extra virgem (prensado a frio).

Modo de preparo:

Lave bem as berinjelas e o tomate. Reserve. Pré-aqueça o forno a 200°C. Fatie rodelas de berinjelas com aproximadamente 1 centímetro de espessura. Polvilhe um pouco de sal sobre apenas um dos lados das fatias de berinjelas (polvilhe bem pouco, senão ela ficará insuportavelmente salgada depois de assada!). Disponha as rodelas de berinjela em uma forma refratária e jogue por cima a cebola e o alho em cubinhos. Se preferir, misture bem com as mãos as fatias de berinjela com o alho e a cebola (para pegar o tempero), e depois ajeite os cubinhos da cebola e do alho por cima da berinjela de modo uniforme. Polvilhe um pouco de pimenta por cima. Cubra as fatias de berinjela com os cubinhos de tomate de modo uniforme. Regue generosamente com azeite de oliva extra virgem. Não há necessidade de cobrir as berinjelas com o azeite, mas é necessário que elas encharquem, ao menos, um pouco com o azeite para ficarem macias depois de assadas. Cubra a forma com papel alumínio (com a parte brilhante voltada para as berinjelas). Leve ao forno já pré-aquecido a 200ºC e deixe assando por uns 30-40 minutos aproximadamente (até que elas estejam macias e escurinhas).

Berinjelas em rodelas assadas.

Foto: Acervo pessoal.

 

Como eu não tinha papel alumínio em casa, acabei assando as berinjelas sem ele mesmo, só que aí as que estavam por cima não ficaram totalmente molhadinhas. Quando você for fazer, cubra com papel alumínio, pois aí todas elas vão assar melhor, sem ressecar demais as que estiverem por cima. Se precisar, dê uma regadinha de azeite nas rodelas de cima, com uns 15 minutos de forno.

Berinjelas assadas.

Foto: Acervo pessoal.

 

A berinjela é excelente para a saúde! Veja os seus benefícios:

Berinjela: fonte de vitaminas B1, B3, B6, ácido fólico, manganês, cobre, potássio, magnésio, triptofano e fibras alimentares. […] O alto nível de antioxidantes encontrado na berinjela, como o ácido clorogênico e as antocianinas, ajuda na prevenção ou na diminuição do risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Esse ácido é um dos mais potentes antioxidantes encontrados em vegetais. Essa substância tem propriedades que combatem mutações relacionadas ao câncer, aos vírus e a outros microrganismos e o aumento do “mau colesterol”, o LDL. O manganês e o cobre presentes na berinjela também têm função antioxidante. A vitamina B1 favorece o crescimento saudável e é necessária para que o corpo produza energia a partir dos alimentos consumidos. Já a vitamina B6 participa da síntese (fabricação) de neurotransmissores, da modulação dos receptores de hormônios e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico do organismo.[1]

Depois disso, dá-lhe comer berinjela!!

Espero que vocês apreciem a receita! ^_^

Salve Maria Santíssima!

____________________
[1] SAVIOLI, G; CALEFFI, R. Escolhas e impactos: gastronomia funcional. 5ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2013, p.46.


Comentários ( 7 )

  • Noossa! Ameei a receita, parabéns! É leve e não faz com que se perca as propriedades da berinjela!! Amei a generosidade com azeite ! Haha

    Eu curso gastronomia e no semestre passado fizemos berinjela à parmegiana, ela é passada por um empanamento à inglesa ( trigo – ovo- farinha de rosca) depois assada e levada ao forno com queijo e molho de tomate, se não me engano. Não fica ruim, mas é um crime contra as propriedades da berinjela, submetida á cocção lenta e ao forno com tantos ingredientes pesados! Ficou parecendo uma lasanha! rsrs

    Farei sua receita em casa, com toda certeza (:

    Beeijo! Salve Maria Santíssima! ^^

    • Oi, Ana!

      Fico feliz que tenha gostado da receita!! ^_^

      hehehe… eu AMO azeite de oliva! Coloco em tudo, na salada, no arroz com feijão rsrsrs…

      Eu sinceramente não gosto de coisa empanada. E queijo eu prefiro comer ao natural, sem derreter, com exceção de algumas coisas. Eu não entendo muito da questão de cozimento dos alimentos, mas gosto de saborear o gosto natural das coisas. Acho que a combinação de berinjela e tomate, com algum tempero de cebola e alho, fica excelente! O tempero fica suave, e o tomate dá um sabor todo especial, na minha opinião.

      Depois que fizer a receita, me diga o que achou do sabor!!

      Beijos e fica com Deus!
      Salve Maria Santíssima!!

    • Siim!! Rsrsrs eu coloco em tuudo também rsrs AMO!! (:

      Verdade, Melissa! Acho interessante uma receita que fica leve e natural, é tão agradável! Eu achei a combinação perfeita!! Vou fazer e digo sim o que eu achei do sabor !!!

      Amém! Fique com Deus! Um xero!!

      Salve Maria!! ^^

  • Olá Melissa! Salve Maria! Fiz hoje! Ficou muito bom! E o cheirinho que fica pela casa é ótimo! obrigada por compartilhar!

    • Eu nunca fiz ratatouille, não sei dizer se o sabor ficaria parecido… acho que o sabor do ratatouille fica bem mais acentuado por conta do tempero…

Os comentários estão fechados.