Saias… inverno… calçados… o que usar?

17/06/2013 Calçados | Outono/Inverno 6 Comentários
Por Melissa Bergonso
Algumas moças têm se queixado de não saberem combinar saias com calçados de inverno. Parece difícil? Hmmm… talvez… Mas pensando em ajudar as meninas que passam por este tipo de dilema, neste post vou propor algumas sugestões.
No inverno devemos nos agasalhar bem, e é totalmente possível se manter aquecida nos dias frios com modéstia e feminilidade. Mas realmente, o calçado às vezes nos pega na dúvida: o que usar? especialmente porque as mulheres da atualidade perderam o costume de compor looks femininos (já reparou como a maioria da moda de vitrine é unissex, sensual e sem identidade??). Infelizmente, depois do hábito de a mulher usar calças compridas nos anos 40 [e daí em diante], vestir-se de forma feminina e graciosa é algo que foi desaprendido pela mulher moderna por conta do uso contínuo do “uniforme da calça”, e agora parece quase impossível conseguir vestir saias no inverno sem parecer “cafona”, não é isso que às vezes você se pega a pensar? Mas não pense bobagens, nem desanime! É possível ficar super feminina e elegante no inverno, de saias sim, por que não? Vamos às sugestões de calçados!

1. Bota

Ideal para ser usada em dias de frio intenso e especialmente em dias chuvosos, a bota esquenta e, ao mesmo tempo, dá elegância ao visual. Dependendo do dia, da chuva e do chão que você vai pisar, você pode optar por botas de cano curto, médio ou longo. Quanto aos saltos*, prefira os pequenos e médios. Se estiver chovendo muito, prefira botas rasteiras, que são mais seguras para caminhar, e também do estilo “galocha”, que por serem de plástico/borracha, evitam que seus pés fiquem molhados/”inundados”. Como a bota geralmente é larguinha, ela pode ser usada com meias grossas fio 40/60/80, e se precisar, até com duas meias, mantendo, assim, seus pés bem quentinhos.

Exemplos de Botas: 1) Beira Rio; 2) Via Marte; 3) Moleca; 4) Cosse.
Exemplos de Botas: 1) Beira Rio; 2) Via Marte; 3) Moleca; 4) Cosse

2. Sapato

O sapato é uma ótima opção, adequado para situações formais e informais. São elegantes, femininos e nos deixam sempre bem alinhadas. O ponto negativo é que geralmente, em dias de frio intenso, os sapatos não esquentam muito bem os pés (às vezes os dedinhos congelam!!), necessitando o uso de uma meia-calça fio 40/60/80 conjuntamente. Se esse uso se faz necessário, opte por meias que se aproximam do tom do sapato ou que sejam da cor da pele.

Exemplos de Sapatos: 1) Moleca; 2) Beira Rio; 3) Dakota.
Exemplos de Sapatos: 1) Moleca; 2) Beira Rio; 3) Dakota.

3. Sapatilha

As sapatilhas podem ser usadas no inverno tranquilamente. São confortáveis, femininas e super práticas! Se estiver muito frio, você também pode usar meias-calças conjuntamente, da mesma forma que os sapatos.

Exemplos de Sapatilhas: 1) Moleca; 2) Moleca; 3) Beira Rio; 4) Via Marte.
Exemplos de Sapatilhas: 1) Moleca; 2) Moleca; 3) Beira Rio; 4) Via Marte.

4. Tênis

Os tênis são práticos, alguns até podem ser usados em dias chuvosos, mas não são muito elegantes. São convenientes para serem usados em situações informais, como para caminhadas, passeios em parque, compras em super-mercados, escola, faculdade, etc.. Os pontos positivos é que os tênis costumam ser bem confortáveis e deixam os pés bem quentinhos, e podem ser usados com meias-calças, meias soquetes, meias grossas, meias de lã, etc.

Exemplos de Tênis: 1) Via Marte; 2) Moleca; 3) Dakota; 4) Moleca.
Exemplos de Tênis: 1) Via Marte; 2) Moleca; 3) Dakota; 4) Moleca.

5. Saia longa, saia midi, minha opinião

Eu, particularmente, penso que todos estes calçados podem ser usados tanto com saias longas quanto com saias de comprimento mais curto. Eu gosto muito de usar sapatos de saltinho básico e também sapatilhas, pois estes calçados são confortáveis, deixam o visual bem feminino e combinam com praticamente qualquer comprimento de saia. As botas são excelentes para o inverno, e, na minha opinião, ficam melhores com saias de comprimento pela canela, mas nada impede de serem usadas também com saias longas; isto vai depender do seu gosto e preferência. Já os tênis deixam o look mais despojado, então é bom caprichar em acessórios para deixar o visual delicado e arrumadinho.

Espero que com essas dicas você se sinta mais segura na hora de escolher o calçado para combinar com suas saias. E se surgirem dúvidas, deixe-as nos comentários!

Salve Maria Santíssima!!

—————
* Não convém a uma Filha de Maria usar sapatos de saltos altos, pois eles alteram a postura natural da mulher, projetando suas nádegas para trás e deixando seu andar sensual. Além do mais, estudos científicos como este apontam que saltos maiores que 5cm são prejudiciais à saúde.

Nota: Não estou ganhando nada com a divulgação das marcas dos calçados. As fotos servem apenas como ilustração.


Comentários ( 6 )

  • Gosto da combinação saia midi + meia calça fio 80 + bota (meia 80 + bota é tão quentinho, se o frio é muito sugiro uma meia 15 por baixo da 80, parece que não mas da ua esquentada). Nesse caso (e SÓ nesse caso) passo as saias evasê e acho que fica bom com as mais sequinhas.

    O melhor da moda hoje é justamente a liberdade de combinar diferentes estilos, com seu toque e descontração (e as pessoas usam essa liberdade tão erroneamente!).
    Acho que se vc montou um look, ta modesto , tem seu estilo pessoal e ta feminino “se joga”. (quem disse que tem que ter as cores, estampas e cortes da moda?).

    • Às vezes eu uso dois pares de meia quando o frio está muito intenso! Tem inverno aqui que é brabo!! rs.

      A arte de se vestir com modéstia e elegância é saber combinar estilos, cores, etc. – não necessariamente “da moda” – de forma graciosa e bem composta.

      Antigamente as mulheres personalizavam suas roupas (pois costuravam seus próprios vestidos), e isto conferia um toque pessoal ao que cada mulher vestia. Hoje esse toque pessoal se perdeu. A mulher passou a usar calças, camiseta e tênis. Dá até desgosto de olhar as roupas “femininas” de hoje em dia, é tudo tão igual e tão vulgar também!… Espero que as mulheres acordem para isso e busquem sua feminilidade perdida, espelhando-se em Maria Santíssima. Diz St. Teresa dos Andes: “Meu espelho há de ser Maria. Visto que sou sua filha devo parecer-me com Ela e assim parecerei com Jesus.” :)

  • Bem que eu gostaria de morar em um lugar onde o inverno fosse de verdade! rsrs
    Nessa estação dá para se vestir com tanta elegância (e modéstia, claro)!
    Aqui onde moro não dá nem pra arriscar usar uma bota durante o dia… vão me chamar de doida! rsrs
    Bjinhos. Salve Maria!

    • No inverno dá sim pra se vestir com modéstia e elegância, mas tem muita mulher que usa roupa imodesta nessa época também!! A “moda” agora é shortinho curto com meia calça grossa. Além de indecente, eu acho ridículo, especialmente quando é usado por senhoras mais “maduras”.

      hehe… vem pro Sul então! Aqui você vai poder usar botas com uma certa frequência kkk…

      Beijos! Salve Maria!

  • Eu estou nesse problema… não sei muito o que usar. Ainda mais porque estou grávida novamente e tudo fica muito justo. Gosto de usar tênis nessa estação, mas com saia acho que fica meio estranho. Por exemplo, ficaria bom tênis “all star” com saia? Me parece que sim… mas não é com qualquer tipo de saia. Não fica bem com saia evasê, não é?
    Achei lindo esses tênis que você postou ai…ficam muito bonito com saia, eu acho.

    Eu também vejo muitas mulheres maduras usando meia calça de cor diferente ou estampa diferente com shorts… que horror!!! E o pior de tudo, é indo na Santa Missa assim…por mais que não estejam pensando na modéstia, será que não tem um sinal de bom senso? uma noção do ridículo? Em todos os casos, no inverno as pessoas costumam se vestir melhor, afinal o frio obriga-as a cobrir o corpo kkk..

    Ah, Melissa, você sabe me dizer se tem uma regra que diz em que idade a criança deve começar a usar vestido/saia? Tenho uma menina de 2 anos e quando a gente sai sempre costumo colocar um vestido nela, mesmo que esteja frio. Mas em casa ela está sempre de calça moletom, até porque não estou tendo dinheiro para ir comprar roupas melhores para ela… As vezes acho que estou pecando, não cuidando da vestimenta da minha filha, parece desleixo.. mas estou fazendo o que eu posso; pois além da falta de dinheiro tenho o “contra-apostolado” da minha mãe para que a menina use calça, é complicado!

    Deus me agraciou com mais uma menina. :) Mais uma linda rosa para servir o seu jardim. Estou cheia de vida, estou de 7 meses.

    Que Deus abençoe a sua vida, para que de muitos frutos para honra e glória do Senhor.

    :)
    JAqueline

    • Oi, Jaqueline, Salve Maria!

      Parabéns pela sua gestação! Que Nossa Senhora lhe abençoe, que sua filha venha com muita saúde e que seja uma linda Flor de Nossa Senhora!! :D

      Hmm… eu acho que dá pra usar All Star com qualquer tipo de saia. Porém, o resultado do look não é muito elegante, fica parecendo “garota de colegial” hehehe… mas pra quem gosta, não tenho nada contra :)

      É verdade, Jaqueline, as pessoas perderam a noção do bom senso e do ridículo. Eu fico muito triste e constrangida quando vejo uma mulher mal vestida, especialmente dentro da Igreja. Infelizmente, as mulheres foram levadas a acreditar que elegância e sensualidade são sinônimos, mas, na realidade, não o são. Os conceitos foram trocados e as pessoas assimilaram isso rapidinho, para lamento geral da Nação! E agora pra desfazer este conceito errado, vai tempo e muita paciência, pois tem gente que se ofende quando a gente tenta explicar isso…

      No caso seu caso em particular, vista sua filha sempre com vestidinhos para sair. Em casa você pode ir usando os moletonzinhos até você conseguir comprar mais vestidos/saias para ela. Deus sabe do seu esforço e também dos seus limites financeiros. Entregue a Nossa Senhora essa sua preocupação e peça ajuda a Ela. Em breve você conseguirá todas as roupinhas (vestidinhos e saias) para sua filha, tanto para sair quanto para ficar em casa :) Você sabe costurar?? Talvez fosse uma boa opção para você conseguir fazer algumas roupinhas pra sua filha sem gastar muito.

      Não deixe sua família intervir na educação que você está dando à sua filha. Fale com docilidade e paciência e explique à sua mãe que a mãe da sua filha é você, e somente a você e a seu marido compete a educação das suas filhas! A família TEM que entender. No início pode ser difícil, mas com o tempo eles compreendem, creio eu…

      Amém! Reze por mim.

      Beijos e fica com Deus!

Deixe uma resposta