Nota de Esclarecimento: Cópia e publicação não autorizada de material

Por Melissa Bergonso

Cópia e publicação não autorizada de material

Prezados leitores,

Já faz alguns bons meses que preparei esta postagem, mas por falta de tempo, entre outras questões, acabei não publicando. O fato é que o assunto é sério. Mesmo um tanto “atrasada”, estou publicando esta Nota de Esclarecimento a conselho de um Padre, para quem pedi orientação acerca da matéria tratada nela. Espero que esta Nota sirva de alerta a todos vocês.

Chegou ao meu conhecimento o fato de que um grupo não católico publicou um livro sobre modéstia e inseriu um dos meus artigos nele. Isto ocorreu sem minha permissão, pois não fui consultada anteriormente, e, ainda que tivessem me consultado, a permissão não teria sido concedida. Para esclarecimento geral, o tal grupo em questão é cismático, pois seu líder se auto-proclamou “papa” e “profeta”, e por terem criado sua própria seita ELES ESTÃO APARTADOS DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, que é a Única e Verdadeira Igreja de Cristo. Depois do falecimento do Papa João Paulo II, este grupo não reconhece os Papas posteriores como Sumos Pontífices. As mensagens que o tal profeta diz receber e que embasam esse cisma estão – como não poderia ser diferente – eivadas de claros erros doutrinais e de erros opostos à fé católica. Um conhecimento mínimo de catecismo permite essa conclusão.

Tendo em vista a gravidade dessas questões, bem como a confusão ou o escândalo que podem ser gerados pela reprodução indevida do conteúdo do meu blog no livro que eles publicaram, eu, Melissa Bergonso, esclareço que NÃO POSSUO NENHUM VÍNCULO COM TAL GRUPO. Portanto, não se enganem se eles apresentarem materiais de minha autoria ou originalmente publicados no meu blog *Mulher Católica*. Segundo consta, também foram inseridos artigos de outros blogs nesse livro. No que toca às autoras e aos blogs a favor da modéstia cristã vinculados ao meu blog no rodapé, nenhum deles possui qualquer vínculo com esse grupo.

Que esta Nota possa servir também de alerta e exortação aos que seguem tal seita, pois ela tem enganado muitos incautos pelo viés do conservadorismo, fazendo apologia, entre outras coisas, ao uso do véu e da saia pelas mulheres. Assim, se dizem “católicos conservadores”, levando muitos, porém, a um caminho que não é o da salvação, pois fora da Igreja Católica Apostólica Romana não há salvação. Portanto, os adeptos desse grupo colocam em grave risco suas próprias almas. O precedente Arcebispo de Florianópolis já mostrou reticências – por meio de documentos oficiais – quanto a esse grupo.

É preciso estudar o Catecismo. Quem sabe o mínimo do Catecismo não cai em enganações deste tipo. Eu recomendo adquirirem o Catecismo de São Pio X, que é bem simples e muito didático, em forma de perguntas e respostas. Recomendo também o Catecismo Romano, que contém explicações doutrinais mais detalhadas.

“O Papa, a quem chamamos também de Sumo Pontífice ou Romano Pontífice, é o sucessor de São Pedro na Santa Sé, o Vigário de Jesus Cristo na terra, e o Chefe visível da Igreja.” (Catecismo de São Pio X, q.191).

“O Romano Pontífice é o sucessor de São Pedro porque São Pedro reuniu na sua pessoa a dignidade de Bispo de Roma e de chefe da Igreja, e porque, por disposição divina, estabeleceu em Roma a sua sede, e aí morreu. Por isso, quem é eleito Bispo de Roma é também herdeiro de toda a sua autoridade.” (Catecismo de São Pio X, q.192).

“Aqueles que não participam da comunhão dos Santos são, na outra vida, os condenados, e, nesta vida, aqueles que não pertencem nem à alma nem ao corpo da Igreja, quer dizer, aqueles que estão em estado de pecado mortal ou se encontram fora da verdadeira Igreja.” (Catecismo de São Pio X, q.223).

“Encontram-se fora da verdadeira Igreja os infiéis, os judeus, os hereges, os apóstatas, os cismáticos e os excomungados.” (Catecismo de São Pio X, q.224).

“Os cismáticos são os cristãos que, não negando explicitamente dogma algum, se separam voluntariamente da Igreja de Jesus Cristo, ou dos legítimos Pastores.” (Catecismo de São Pio X, q.229).

Para complementar a minha Nota de Esclarecimento, gostaria de indicar um texto excelente do Padre Daniel Pinheiro: [Sermão] A armadilha das falsas aparições. Por favor, LEIAM!

Os comentários estão fechados para evitar dor de cabeça, transtornos e perda de tempo.

Salve Maria Santíssima!