Festa do Sagrado Coração de Jesus – Leituras e Meditações

Por Melissa Bergonso

Hoje a Igreja Católica comemora a Festa do Sagrado Coração de Jesus (Festa de 1ª Classe no Rito Tridentino). E como não poderiam faltar boas leituras e meditações para este dia tão especial, deixo abaixo links para alguns textos:

  • Encíclica Haurietis Aquas (Sobre o Sagrado Coração de Jesus) (Pio XII): “Inumeráveis são as riquezas celestiais que nas almas dos fiéis infunde o culto tributado ao sagrado coração, purificando-os, enchendo-os de consolações sobrenaturais, e excitando-os a alcançar toda sorte de virtudes. Portanto, tendo presentes as palavras do apóstolo são Tiago. “Toda dádiva preciosa e todo dom perfeito vem do alto e desce do Pai das luzes” (Tg 1, 17), neste culto, que cada vez mais se incende e se estende por toda parte, com toda razão, podemos considerar o inapreciável dom que o Verbo encarnado e salvador nosso, como único mediador da graça e da verdade entre o Pai celestial e o gênero humano, concedeu à sua mística esposa nestes últimos séculos, em que ela teve de suportar tantos trabalhos e dificuldades.”
  • Festa do Sagrado Coração de Jesus (Mons. Cauly): “Que é a festa do Sagrado Coração? É uma solenidade instituída para honrar a um tempo o Coração de Jesus, que lhe animou a vida e deu o sangue salvador do mundo, e o amor infinito de Cristo para com os homens, amor cujo órgão e foco tem sido o Sagrado Coração…”
  • O Coração de Jesus, Amigo das almas castas (St. Afonso de Ligório): “O Coração de Jesus consagra afeto especial às virgens e às almas puras: elas lhe são tão caras como os anjos. Uma alma casta é a esposa predileta de Jesus. Esta virtude é que formou a união mais íntima entre Jesus e Maria, a Virgem das virgens, que mereceu a São José a glória incomparável de ser escolhido para pai nutrício de Jesus. Se queres também tornar-te caro ao Coração de Jesus, e merecer as suas ternas consolações, procura primar na castidade…”
  • Sobre a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus (St. Afonso de Ligório): “A devoção entre todas as devoções, a mais perfeita, é o amor a Jesus Cristo, com a recordação frequente do amor que nos dedicou e ainda sempre dedica. Exatamente para se fazer amar é que o Verbo Eterno quis que nestes últimos tempos se instituísse e propagasse a devoção ao seu Coração, com a promessa das graças mais assinaladas aos que a praticassem. Felizes se estivermos do número destes devotos. Podemos estar certos de que o divino Coração nos abençoará em tudo o que empreendermos, e em todas as ocorrências será o nosso seguro abrigo….”

Você já fez a Entronização do Sagrado Coração de Jesus em sua casa? Veja o Cerimonial para a entronização do Sagrado Coração de Jesus nas famílias. Faça Nosso Senhor Jesus Cristo o Rei do seu lar!

E se alguém se animar, que tal fazer uma guirlanda de flores para o dia do Sagrado Coração de Jesus??

Viva o Sacratíssimo Coração de Jesus Cristo, Nosso Rei e Senhor!