Nossa Senhora de Guadalupe (12 de Dezembro)

Por Melissa Bergonso

Hoje, 12 de Dezembro, é dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina!!

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada na tilma de Juan Diego

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada na tilma de Juan Diego

 

Um pequeno resumo da história: Nossa Senhora apareceu a Juan Diego em 1531 para pedir ao Bispo da cidade a construção de uma capela em Sua honra. Porém, o Bispo não acreditando, pediu um sinal. Nossa Senhora mandou então Juan Diego colher flores em uma região onde seria impossível ter flores àquela época do ano devido ao inverno e ao ambiente impróprio à vida de qualquer planta, e pediu para levá-las a Ela novamente. Então, Juan Diego colheu as flores e levou-as para Nossa Senhora, como Ela lhe tinha pedido. Ela mesma arrumou as flores no manto de Diego e mandou-o levar, então, as flores ao Bispo como sinal de que Ela realmente estava aparecendo a ele. Chegando à presença do Bispo, Juan Diego abriu sua tilma para mostrar-lhe as flores, eis que a imagem da Virgem Santíssima estampou-se naquele exato momento no tecido, para a surpresa de todos! Análises científicas da imagem dizem que aquilo não é uma pintura, pois a imagem não foi feita à pinceladas, ou seja, é um milagre. Também não se sabe explicar como tantos séculos se tem passado sem que a tilma, feita de agave, não tenha se desintegrado. Reflexos e imagens nos olhos da Virgem foram encontrados, coisas impossíveis de serem feitos por mãos humanas, especialmente num tecido tão rude. As estrelas do manto representam os astros mais brilhantes e visíveis no céu daquela noite. A história de Nossa Senhora de Guadalupe é muito bela, e são intrigantes os resultados científicos obtidos com o estudo do manto. Há um livro que conta a história da aparição, seu contexto histórico e alguns resultados científicos da imagem estampada na tilma: “O Milagre de Guadalupe”, de Francis Johnston, 5ª Edição, Aparecida: Editora Santuário, 2005.

Meu filho, o mais querido! Eu quero que saibas, com certeza, que eu sou a perfeita e perpétua Virgem Maria, a Mãe do verdadeiro Deus, através de quem tudo vive, o Pai de todas as coisas, que é o Senhor do Céu e da Terra. Desejo, ardentemente, que se construa aqui um “teocalli” (templo) em minha honra, no qual oferecerei e demonstrarei todo o meu amor, minha compaixão, minha ajuda e proteção ao povo. Eu sou tua Mãe de Misericórdia, a Mãe de todos os que vivem unidos nestas terras, de toda a humanidade e de todos aqueles que me amam, de todos aqueles que choram, de todos aqueles que confiam em mim. Aqui, ouvirei teu pranto, aliviarei tuas dores e darei remédio a teus sofrimentos, necessidades e infortúnios. Por isso, para que se realizem minhas intenções, vai à casa do bispo da Cidade de México e diz-lhe que eu te envio, que é meu desejo que se construa um “teocalli” aqui. Conta-lhe tudo o que viste e ouviste. Asseguro-te que ficarei muito agradecida a ti e te recompensarei por teres feito, cuidadosamente, tudo o que te pedi. Agora que escutaste minhas palavras, meu filho, vai e faz da melhor maneira que possas.[1]

E para este dia especial, eu preparei algo para as crianças: um desenho para colorir de Nossa Senhora de Guadalupe. Deu um pouco de trabalho, pois usei a figura original para elaborar o desenho abaixo, mas valeu a pena!

Desenho para colorir de Nossa Senhora de Guadalupe

Clique com o botão direito e escolha “Salvar”.

 

Meu querido filho, escuta e permite que minhas palavras invadam teu coração. Não fiques preocupado e nem te angusties com sofrimentos. Não temas nenhuma enfermidade ou moléstia, ansiedade ou dor. Não estou aqui, eu que sou tua mãe? Não estás debaixo de minha sobra e proteção? Não sou eu a fonte de tua vida? Não estás entre as dobras de meu manto? Sob o abrigo de meus braços? Há mais alguma coisa de que possas necessitar?[2]

E viva Nossa Senhora de Guadalupe! Senhora e Rainha da América Latina!!

Salve Maria Santíssima!!


[1] JOHNSTON, F. O Milagre de Guadalupe. 5ª Edição, Aparecida: Editora Santuário, 2005, p.38.

[2] Ibidem, p.49.


Comentários ( 2 )

  • Menina, mas como você é boa também em desenhos! Ten alguma coisa que vocênão sabe fazer?! Kkkkkkkkkkkkkkk
    Ficou muito bom! Vou guardar para quando o meu príncipe estiver maior.

    Acho linda esta mensagem de Nossa Senhora que você colocou abaixo do desenho. Quanto amor maternal e conforto ela transmite!

    Salve Maria!

    • kkkk… Laura, tem muita coisa que não sei fazer, pode apostar!!! Tricô, por exemplo, é uma delas. Eu só sei fazer pontinhos básicos, o máximo que consigo tricotar é cachecol rsrsrs…

      Linda mensagem mesmo! Embora tenha sido dita para S. Juan Diego, ela serve para todos nós, e eu quis colocar no post exatamente para mostrar o carinho maternal que Nossa Senhora tem por seus filhos que lhe são queridos e que sofrem ainda as angústias dessa vida terrena. :)

      Fica com Deus!! Salve Maria!

Deixe uma resposta