Novena da Apresentação de Nossa Senhora

(Inicia-se no dia 12 de novembro e termina no dia 20 do mesmo mês.)

Nossa Senhora adentrando no templo

1. Seja bendita, ó Maria, a prontidão de ânimo com que tão infantinha vos apresentastes no templo. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de servi-lo sempre até à morte.
Ave-Maria.

2. Seja bendito, ó Maria, o fervor de espírito com que soubestes servir e dar gosto a Deus. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de me dar com toda a alma ao seu serviço.
Ave-Maria.

3. Seja bendita, ó Maria, a plenitude da perfeição com que tão cedo vos fizestes modelo completo de santidade. Suplico-vos, Virgem Santíssima, me alcanceis de vosso Filho a graça de aborrecer sempre a culpa e amar de todo o coração a virtude.
Ave-Maria.

V. Dignáre me laudáte te, Virgo sacráta:
R. Da mihi virtutem contra hostes tuos.

Orémus

Deus, qui beátam Mariam semper Vírginem Spíritus Sancti habitáculum hodiérna dia in templo praesentári voluísti: praesta, quaesumus, ut ejus intercessióne in templo glóriae tuae praesentári mereámur. Per Christum Dóminum nostrum. R. Amen

V. Concedei-me que vos louve, Virgem Sagrada.
R. Dai-me valor contra os vossos inimigos.

Oremos

Ó Deus, que quisestes se apresentasse neste dia no templo a bem-aventurada sempre Virgem Maria, habitáculo do Espírito Santo: concedei-nos que por sua intercessão mereçamos ser apresentados no templo da vossa glória. Por Cristo, Nosso Senhor. R. Amém.
____________________ 
Manual dos Congregados. São Paulo: Ambrosiana – Cia. Gráfica e Editorial, 1954, p.284-285.

Comentários ( 4 )

  • Salve Maria!

    Fiquei feliz quando vi aqui a novena da apresentação de Nossa Senhora aqui no seu blog. Porque aqui onde moro (Natal-RN) temos por padroeira Nossa Senhora da Apresentação.
    Me permita me delongar um pouco para contar um pouco dessa história.

    Em 1753 um grupo de pescadores acharam um caixote vindo das águas do Rio Potengi. Ao abrirem encontraram uma imagem de Nossa Senhora e uma faixa com os dizeres “Onde esta imagem chegar nenhuma desgraça acontecerá”.
    Ao levarem para a igreja (que é a igreja onde eu assisto Missa, no rito tradicional), o padre identificou como sendo uma imagem de N.S. do Rosário. Mas a aclamaram como N.S. da Apresentação, pois era o dia da apresentação de N.S. no templo; e aqui em Natal já a muito se celebrava essa festa com muita devoção.
    A imagem original se encontra, atualmente, na Catedral. E todos os anos, desde então, é realizada uma Missa às 5h às margens do Rio Potengi (local e hora onde a imagem foi encontrada); e uma procissão de 9km (iniciando ás 14h) que termina na Catedral [e muitas outras manifestações de fé, como novenas, vigílias, peregrinações, etc.].
    Sou muito feliz porque, como cantamos no hino da festa (que possui mais de 250 anos), N.S. escolheu por amor vir morar aqui na nossa terra, com o título de Nossa Senhora da Apresentação.

  • Fiz esta Novena há algum tempo… Exatamente como está escrita. No segundo dia, fui chamada para fazer uma entrevista de emprego. No ultimo dia, estava trabalhando. Esta Novena é muito poderosa.

    • Oi, Lígia! Salve Maria!
      Nossa Senhora sempre provê aos seus filhos o que eles necessitam, e ainda mais quando eles oram com fé, pedindo Sua ajuda e intercessão! Ó Mãezinha querida!
      Deus te abençoe!

Deixe uma resposta