Nossa Senhora das Graças – A Medalha Milagrosa (27 de Novembro)

Por Melissa Bergonso
 
Hoje, 27 de novembro, comemoramos o dia de Nossa Senhora das Graças, também chamada Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ou ainda Nossa Senhora da Conceição da Medalha Milagrosa[1].
 
Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina Labouré, em 1830, e mandou-lhe cunhar uma medalha com as seguintes características: Na frente, contendo a imagem da própria Virgem Santíssima, sobre um globo, pisando uma serpente, com raios saindo de suas mãos e, em torno, com a inscrição: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. No verso, contendo um M encimado por uma cruz, embaixo os Sagrados Corações de Jesus e de Maria, tudo envoltos por 12 estrelas, como na imagem abaixo:
 
Medalha Milagrosa
 
Nossa Senhora disse a Santa Catarina Labouré que as pessoas que trouxerem a medalha indulgenciada ao pescoço com confiança, receberão abundantes graças.
 
Usemos, portanto, a Medalha Milagrosa com confiança, fé, devoção e temor a Deus. “Se, por um lado, a Medalha aparece como sinal da intercessão celeste de Maria, por outro, é também o sinal do dever que temos de recorrer, com confiança, à sua poderosa mediação”[2].
 
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, rogai por nós!
 

[1] Devocionário e novena a NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS. 5ª Edição. São Paulo: Loyola, 2011, p.11.
[2] Ibidem, p.13.