Festa de Santa Cecília (22 de Novembro)

Santa CecíliaPor Melissa Bergonso
 
Hoje é dia de Santa Cecília!! Ela foi uma grande santa, umas das mais veneradas durante a Idade Média. Santa Cecília foi um exemplo magnífico de amor a Deus, de coragem, de fé, de virtudes! Além do mais, ela também é padroeira dos músicos, pois “vindo o dia do Casamento e soando os órgãos e outros instrumentos músicos, rezava ela em seu coração: ‘Seja, Senhor, o meu coração e o meu corpo sem mácula’”[1].
 
“Hoje a Igreja celebra a festa de Santa Cecília que foi uma das santas mais veneradas durante a Idade Média. O bispo Adelino, em seu livro A virgindade, diz que Cecília é a segunda, entre as virgens, depois de Nossa Senhora, porque ela guardou a virgindade, mesmo sendo desposada, e a sublimou com seu glorioso martírio. É, de fato, uma das poucas virgens que teve o privilégio de ter o próprio nome incluído no cânon da santa missa e é a santa que conta com o maior número de igrejas dedicadas a seu nome, em Roma. A história de seu martírio ficou registrada na Paixão de Santa Cecília. Embora alguns detalhes desta narrativa sejam frutos de elaboração poética, a substância do relato é reconhecida como verídica pela maior parte dos cultores da história da Igreja antiga”.[2]
 
Se você ainda não conhece a história desta grande santa, leia este artigo.
 
Peçamos à Santa Cecília sua intercessão, especialmente para as mulheres destes nossos tempos, que renegam a Deus, que preferem andar na moda a andar nos trilhos das virtudes cristãs, que desdenham a pureza, a modéstia, a inocência e a virgindade, que extirpam os bebês de seus ventres, que rejeitam a sua própria dignidade.
 
Peçamos também à Santa Cecília que ela interceda pelos músicos católicos, especialmente pelos compositores de músicas sacras, para que eles possam compor músicas verdadeiramente dignas do Santo Templo do Senhor.
 
Para os músicos que queiram comemorar este dia, que tal fazer um Teclado de Wafer para Santa Cecília?☺
 
Salve Maria Santíssima!!
 

[1] Manual da Paróquia. Petrópolis: Vozes, 1950, p. 571.
[2] PALACÍN, Luís. Santos do atual calendário litúrgico. São Paulo, Ed. Loyola, 1982, p. 179. Apud CONTI, D. Servilio. I. M. C. O Santo do dia. 7a. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, p. 519-522.

Comentários ( 2 )

Deixe uma resposta