Natividade de Nossa Senhora (8 de Setembro)

08 de Setembro - Natividade de Nossa SenhoraPor Monsenhor Cauly
A 8 de Setembro, a Igreja celebra o nascimento bem-aventurado da santíssima Virgem; pois, Maria, vindo à luz já cheia de graças, anunciava a próxima chegada do Salvador.

Essa festa remonta aos primeiros séculos; porém só aparece solene no século V, sob o papa São Leão Magno, e nas idades posteriores, tornou-se uma das mais importantes.

Conforme canta a Igreja, é com sentimento de alegria que devemos celebrar essa festa, pois o nascimento de Maria, foi, para o mundo, mensagem de júbilo. Consideremos também as virtudes de Maria quando menina; amemos esse suave nome: Maria, nome que a Igreja honra em outra festividade particular, a 12 de Setembro[1], nome bendito que traz ainda um ensinamento profético, pois significa a um tempo iluminadora, estrela, amargura.

[1] Dia 12 de Setembro é comemorada a festa do Santíssimo Nome de Maria.
____________________ 
Monsenhor CAULY. Curso de Instrução Religiosa: Tomo I – Catecismo explicado: Dogma, Moral, Sacramentos, Culto. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1924, p.581.

Leia também:

Comentários ( 6 )

  • Olá Melissa Bergonso!
    Pesquisando sobre Natividade de Nossa Senhora aqui cheguei… Já te “curti” linda jovem! Amada da Mãe Santíssima! E… Follow us: @MelissaBergonso on Twitter | MulherCatolica on Facebook!!! Salve Maria Santíssima! Deus lhe abençoe poderosamente.

  • Nossa eu sou católica e ti juro que não sabia que Nossa Senhora fazia aniversário dia 8 de setembro, adoro seu blog, ti sigo e também assinei a Newsletter, para receber sempre seus post, um abraço!!!

    • Olá, Alessandra!

      A festa da Natividade de Nossa Senhora é uma das principais festas da Santíssima Virgem. Temos, ao todo, oito festas de Nossa Senhora:

      1ª Imaculada Conceição (8 de Dezembro);
      2ª Natividade (8 de Setembro);
      3ª Apresentação (21 de Novembro);
      4ª Anunciação (25 de Março);
      5ª Visitação (2 de Julho);
      6ª Purificação (2 de Fevereiro);
      7ª As Sete Dores (Sexta-feira da Paixão e 15 de Setembro);
      8ª Assunção (15 de Agosto).

      A meditação de Santo Afonso para a festa da Natividade de Maria Santíssima é muito bonita, você pode lê-la aqui.

      Fico muito feliz que goste do meu blog!

      Fica com Deus! Salve Maria!

  • Melissa, fui na missa sábado e sabia que o padre nem comentou sobre a natividade de Nossa Senhora? Assim, nem comentou nada, nem de passagem e nem em oração. Isso é normal? Porque eu vi que você colocou também que há a celebração em honra ao nome de Maria Ssma. Então não se comemora a natividade?

    Com Deus.
    Jaque

    • Oi, Jaqueline, Salve Maria!

      O dia da Natividade de Maria Santíssima é uma festa comemorada pela Igreja, mas não é dia de preceito. Porém, o padre deveria ter feito menção à festa! Qual filho deixa no esquecimento o aniversário de sua mãe? aff… é muita desfeita a Nossa Senhora não lembrar do dia da sua natividade! :( Não sei quanto ao Rito Novo, mas no Rito Antigo, há a Missa própria do dia da Natividade de Nossa Senhora.

Deixe uma resposta