Minha maionese para o dia de São Pedro e São Paulo!

Por Melissa Bergonso
Teoricamente, o Mulher Católica ainda está em recesso, porém, eu não poderia deixar de compartilhar a minha “culinária temática católica” para o dia de São Pedro e São Paulo. Olha só o que eu aprontei!! rs…

Maionese de Batatas com Creme de Cenoura
Essa é uma maionese super fácil de fazer, feita com batatinha e creme de cenoura. Por não conter ovos, não há perigo de ter salmonela! Então vamos à receita!

Ingredientes:

– 2 cenouras grandes;
– 3 batatas médias/grandes;
– azeite de oliva extra virgem (os melhores são os que tem acidez abaixo de 0,5%);
– sal a gosto;
– 1 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos;
– 5 folhas frescas de manjericão (ou quantas você desejar).

Modo de preparo:

1ª etapa: Cozinhe as batatas e as cenouras (com casca) até ficarem macias (isso pode levar, aproximadamente, 40 a 60 minutos). Escorra a água e deixe esfriar. Depois, tire a casca das batatas e das cenouras. Reserve as cenouras descascadas. Pique as batatinhas em uma tigela. Reserve.

2ª etapa: Triture as cenouras com um pouco de azeite de oliva (eu meço à olho mesmo, mas deve ser em torno de 5 colheres de sopa, mas pode colocar mais se preferir) até virar um creme (eu faço isso utilizando um mix manual, mas pode ser feito também no liquidificador). Salgue a gosto.

3ª etapa: Despeje a cebola cortada em cubinhos, as folhas de manjericão e o creme de cenoura sobre as batatas picadas. Misture tudo com uma colher, “sem dó nem piedade” rsrs, não há problema se a batata ficar toda “quebrada”. Quanto mais misturada e homogênea, melhor. Sirva a seguir, e bom apetite!!

Você pode utilizar uma das duas imagens abaixo para fazer a decoração do prato, espetando a bandeirinha em dois palitinhos de dente para fixar melhor:

Bandeira do Vaticano     Símbolo do Vaticano
Eu escolhi fazer a minha maionese de batatas com cenoura, no dia de São Pedro e São Paulo, justamente por ela ser amarela, ou seja, por conter a cor predominante da Bandeira do Vaticano. :-)

Maionese de Batatas com Creme de Cenoura - Cardápio
E esse foi o cardápio de ontem aqui em casa: maionese de batata e cenoura, pão integral, espetinho e, claro, um vinho pra adoçar o paladar! Algo que eu queria muito ter feito, e acabei não fazendo, era o Pão das Chaves de São Pedro (veja que ideia legal!!). Mas, quem sabe, faço ano que vem!

Sei que o meu prato não ficou lá grandes coisas, aliás, ficou tudo muito simples, mas espero que este meu “feito” possa servir de incentivo para que outras pessoas se animem a comemorar os dias de Festa da Igreja com algo temático na “Cozinha Católica”! :-D

São Pedro e São Paulo, rogai por nós e por toda a Igreja!

Salve Maria Santíssima!!

Comentários ( 4 )

  • Nossa fiquei com vontade de comer!! Meus filhos só comem cenoura no bolo.. rsrsrsr… vou tentar fazer isso:) Então não vai maionese?

    Muito bom!

    bjs e fica com Deus

    Fer

    • Faça essa receita sim, Fer, é uma delícia!! Essa não vai ovo, nem cozido nem cru. Pra você ter uma ideia de como essa maionese de batatas com creme de cenoura é boa, meu marido nunca comia a outra porque dizia que não gostava, aí eu fiz essa, ele experimentou, e agora sempre pede pra eu fazer rs. Inclusive, hoje ela estará, de novo, no cardápio do almoço!! rsrs… Bom, eu não reclamo, eu amo essa maionese também!! :D

      Beijos! Fica com Deus! Salve Maria!

Deixe uma resposta