Geleia de abacaxi: Na «cozinha» nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

31/07/2012 Geleias e Compotas 8 Comentários
Por Melissa Bergonso

Geleia de abacaxiQuem não se lembra do famoso enunciado de Lavoisier sobre a conservação das massas: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”? As donas-de-casa bem sabem como esse enunciado também pode ser “aplicado” na cozinha! hehe… Bom, eu resolvi aplicar essa lei da “conservação das massas” no abacaxi que comprei estes dias atrás rsrs… Um abacaxi pequeno foi capaz de dar uns 2,0 litros de suco. Natural, cheio de vitaminas, muito bom para a saúde, uma maravilha! Mas, claro, ninguém toma suco de abacaxi com toda aquela polpa cheia de fiapos, ui! A gente coa o suco primeiro, mas depois ela geralmente acaba sendo descartada. Porém, essa polpa é ótima para fazer geleia! O bom disso é que, fazendo geleia em casa, ela não vai conter nenhum tipo de aditivo químico, e não dá trabalho nenhum, afinal, a pior parte já foi feita no processamento do suco! rs…

Vamos para a receita!

Ingredientes:

  • Polpa de um abacaxi, que é adquirida coando o suco, depois de triturar o abacaxi (cortado em pedaços) no liquidificador com um pouco de água (o suficiente para cobrir os pedaços);
  • Açúcar à gosto (para um abacaxi pequeno, eu usei 3 colheres de sopa, mas você pode usar mais se quiser).

Modo de preparo:

Leve os ingredientes ao fogo em uma panela semi tampada. Quando começar a ferver, mexa de vez em quando até apurar ou até acabar toda água do abacaxi. Dependendo do tempo que ele fica no fogo e da quantidade do açúcar, o doce pode ficar um pouco mais “douradinho”. Isto fica a seu gosto e critério! Depois de esfriar, guarde a geleia num potinho de vidro, dentro da geladeira. Evite usar plástico, pois ele libera bisfenol, que é uma substância tóxica e cancerígena, quando fica em contato com a comida.

Geleia de abacaxi
Fazendo geleia em casa você ajuda na economia do lar, pois não vai precisar comprar doce pronto industrializado com preço exorbitante, cheio de porcarias e conservantes! Além do mais, um café da tarde com pão e geleia caseira é muuuuuuuuuuuuuuiiiito bom!!!! Na minha casa (dos meus pais) sempre tivemos o costume de tomar café com leite e pão/bolo no meio da tarde. Era (e ainda é) um momento de sentar e conversar, um momento “relax” da família. Minha mãe sempre fez questão (e até hoje faz) de fazer comida totalmente caseira, então sempre tínhamos pão, geleia, bolo, até nhoque e macarrão, tudo feito em casa. Hoje em dia muitas famílias não têm mais a oportunidade de ter estas coisas feitas com amor e dedicação, nem estes momentos em família, já que muitas mães trabalham fora o dia todo. Momentos e coisas como essas envolvem as crianças num ambiente saudável, cheio de amor, ajudam a educá-las e a formar seus bons costumes, além de proporcionar uma bela recordação que permanece na memória, como é o meu caso! Isso é algo que levamos para sempre em nosso coração!

Que tal reunir a família para um lanche da tarde com pão e geleia caseira??
Fiquem com Deus!
Salve Maria Santíssima!!

Comentários ( 8 )

  • Realmente Melissa, tem momentos em família, que hoje em dia são tão raros. na minha mesmo não tem… mas se Deus me conceder a graça de um dia formar uma família, peço a Nossa Senhora que me ajude a conservar esses bons momentos…

    • Sinto por você não ter momentos em família, Rafaelle, mas não se entristeça. Tenha a certeza que, se for da vontade de Deus e para o bem de sua alma, Nosso Senhor lhe dará a graça de constituir uma família à imagem da Sagrada Família. E, se assim acontecer, com certeza você proporcionará muitos belos momentos para serem recordados por seus filhos! :) Que Nossa Senhora possa interceder por este seu desejo e que você possa, um dia, constituir uma bela e santa família, à imagem da Família de Nazaré!

  • Esse doce está com uma cara boa..rss !!
    Realmente tudo que é feito em casa é bem mais saudável. Vc está certíssima !
    Eu como não tenho esses dotes, compro geleia caseira..rs !!

    • hehe… não só a cara, ele ficou bom mesmo!! :D

      Onde você compra geleia caseira? O máximo que eu compro no mercado são aquelas 100% natural, que só tem a fruta cozida, mas é uma nota!!! Eu sei que tem um outro jeito de fazer geleia caseira utilizando a pectina contida na parte branca da laranja, mas não me lembro direito como faz para extraí-la. Uma vez vi o processo – que utilizava fervura – num programa de culinária, mas nem me lembro como se faz, não anotei, darrr… rs.

      Essa parte de fazer tudo natural devo à minha mãe. Até hoje ela é fascinada com essas coisas! Pra você ter uma ideia, até leite de soja ela fazia em casa!! Eu cresci comendo geleia caseira, era geleia de ameixa, amora, morango, doce de banana, abóbora, pêssego, nem me lembro mais o que minha mãe fazia… Ela fazia um monte e estocava no freezer pra comer fora de temporada hehehe… Na casa dos meus pais é cheio de pés de fruta, essa é a vantagem de se morar no interior!! :)

    • Já achei em lojas que montam cestas de café da manhã, padarias. Geralmente são menos industrializadas. Não dá pra falar que é 100% natural..isso só em casa mesmo. Eu acho que o ideal é isso mesmo.Uma coisa que deixei de comprar é margarina. Prefiro manteiga…!!
      Sua mãe deve ter uma saúde de ferro. Eu sempre digo que alimentação é 60% !

    • Ahmm, eu acho que já devo ter visto, mas como é mais caro ainda esses doces “caseiros” vendidos em padarias, nem compro hehe.

      Sem dúvida, manteiga é melhor que margarina, ainda que seja de origem animal. A manteiga pode ser feita em casa (tá certo que se for feita manualmente, dá muuuuiiita dor no braço e muito trabalho, mas pelo menos é livre de porcarias – mas acho que deve dar pra usar batedeira). Já a margarina é inteiramente processada, e essa balela de que só porque não tem colesterol é melhor, não é o melhor argumento. Eu já tive a oportunidade de visitar uma fábrica de óleo de soja e que também fabricava margarina na época que eu estudava engenharia. O processo utiliza um monte de coisas para extrair o óleo, inclusive solventes. Eu não me lembro mais do processo todo da fabricação do óleo de soja nem da margarina, pois faz muito tempo que vi isso, porém, digamos que, se formos contar o tanto de produtos químicos que são utilizados nessas coisas industrializadas, não sei se o produto final é tão saudável assim, ainda que não tenha uma gota de colesterol! Então, olhando por este lado, acredito que comer manteiga não seja tão nocivo assim. E se o medo de aumentar o colesterol for absurdo, nada que um chimarrão ou azeite de oliva não resolva kkkkk… (dizem que chimarrão e o azeite de oliva diminuem o colesterol – acho que suco de berinjela também, mas não deve ter um gosto muito bom rsrsrsrs…).

      Ah, minha mãe tem uma saúde muito boa mesmo! :)

  • Eu acho que margarina não tem gosto…rsss !!
    E nós precisamos de gorduras saudáveis também, como azeite,etc.
    Hoje em dia todos os produtos industrializados contém materiais muito tóxicos. Estava lendo sobre os cosméticos modernos e fiquei impressionada com a quantidade de toxinas que usamos diariamente em produtos de beleza.

    • É verdade! Manteiga é bem mais saborosa! Algo que dizem que é excelente é óleo de coco, só que ele é muito caro. Outro óleo bom é azeite de macadâmia, se eu não me engano, mas acho que o preço também não é dos melhores… O azeite de oliva é mais acessível.

      Então, já ouvi falar também nos elementos tóxicos de cosméticos, e também em embalagens de alimentos, entre elas as latas, dá até medo de pensar!

Deixe uma resposta