Sobre o Culto do Sagrado Coração de Jesus

figura-gesu-sacro-cuore-legno-ortisei-scultura-sacra-ars-sacra-stuflesser-statua-statue-herz-jesu-jesus-sacred-heart-wood-holz-bronzePor Melissa Bergonso
 
Quem quiser saber mais sobre o Culto do Sagrado Coração de Jesus, recomendo que leia a Encíclica Haurietis Aquas, escrita pelo Papa Pio XII. Ela está dividida em cinco partes:
 
  • A Parte I: Fundamentos e prefigurações do Culto ao Sagrado Coração de Jesus no Antigo Testamento;
  • A Parte II: Legitimidade do Culto ao Santíssimo Coração de Jesus segundo a doutrina do Novo Testamento e da Tradição;
  • Parte III: Participação ativa e profunda que teve o Sagrado Coração de Jesus na Missão salvadora do Redentor;
  • Parte IV: Nascimento e desenvolvimento progressivo do Culto ao Sagrado Coração de Jesus;
  • Parte V: Exortação à prática mais pura e mais extensa do Culto ao Sagrado Coração de Jesus.
 
Quem ousará chamar inútil ou menos acomodada aos nossos tempos esta devoção que o nosso predecessor de imperecível memória Leão XIII chamou de “estimadíssima prática religiosa”, e na qual viu um poderoso remédio para os próprios males que, nos nossos dias de maneira mais aguda e com mais extensão, afligem os indivíduos e a sociedade? “Esta devoção – dizia ele – que a todos recomendamos, a todos será de proveito”. E acrescentava estes avisos e exortações que também se referem à devoção ao sagrado coração: “Daí a violência dos males que, há tempo, estão como que implantados entre nós, e que reclamam urgentemente busquemos a ajuda do único que tem poder para os afastar. E quem pode ser este senão Jesus Cristo, o unigênito de Deus? Pois nenhum outro nome foi dado aos homens sob o céu no qual devamos salvar-nos” (At 4,12). “Cumpre recorrer a ele, que é caminho, verdade e vida”.
 
Uma boa e santa leitura!!
 
Sagrado Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende misericórdia de nós!
 
Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em Vós!