Culinária para a festa de São Pedro e São Paulo

Por Melissa Bergonso
 
Que tal mais um dia de festa católica comemorada com devoção, criatividade e muita alegria com a criançada? A festa que comemoramos agora, dia 29 de Junho, é muito propícia para isto, pois é a festa dos Príncipes dos Apóstolos: São Pedro e São Paulo!
 
São Pedro Apóstolo foi o primeiro Papa da Igreja Católica. Foi para ele que Jesus disse: “E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus: Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19). Portanto, só há UMA Igreja verdadeira, que foi fundada diretamente por Jesus: A Igreja Católica Apostólica Romana.
 
São Paulo foi quem mais trabalhou na pregação do Evangelho e na conversão dos gentios. Porém, antes de se tornar este ardentíssimo pregador, ele perseguia e matava os cristãos. Foi somente após cair, literalmente, do cavalo que São Paulo reconheceu a Jesus Cristo como Deus e Senhor. “Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Saulo disse: ‘Quem és, Senhor?’ Respondeu ele: ‘Eu sou Jesus a quem tu persegues’”(At 9, 3-5).
 
E agora, vamos à comemoração!
 
Olha só que ideia GENIAL proposta pela Fernanda, do blog A Igreja Doméstica: barquinhas feitas de gomos de laranja sobre gelatina azul em copinhos para representar a Barca de São Pedro (que representa, por sua vez, a Igreja Católica). Não fica uma graça?
 
barca de são pedro de gelatina
 
As bandeirinhas podem ser personalizadas com os símbolos dos Apóstolos Pedro e Paulo (quando a página em branco abrir, clique no link “Baixar”).
 
Veja mais fotos e mais ideias com explicações no blog A Igreja Doméstica. A Fernanda sugeriu até um sanduíche em formato de barquinho, o que também é uma ótima ideia!
 
Outra opção para comemorar este dia tão importante para nós, católicos, pode ser encontrada aqui. Foi um tutorial que traduzi ensinando a fazer um cupcake em formato de barquinha de São Pedro também.
 
Que São Pedro e São Paulo interceda por toda a Igreja, especialmente neste momento tão crítico que estamos passando de apostasia e perda de fé tanto dos leigos quanto do clero. Rezemos para que o Santo Padre, a exemplo dos Apóstolos Pedro e Paulo, conduza a Igreja com sabedoria, força e segurança.
 
São Pedro e São Paulo, rogai por nós!!

Deixe uma resposta