Culinária e Artesanato para o dia da natividade São João Batista!

23/06/2012 Craft | Culinária Católica 2 Comentários
Por Melissa Bergonso
 
Inspirada pela conversa com uma leitora, e aproveitando a folga entre as minhas leituras, vim fazer este post!
 
No próximo domingo, dia 24 de junho, nós, católicos, comemoramos a natividade de São João Batista, o maior santo nascido de mulher (Cf. Mt 11, 11), precursor e anunciador de Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Aqui no Brasil, infelizmente, ainda não temos o costume de celebrar as festas dos Santos com comemorações “temáticas”, mas fazer isso é muito bom, por dois motivos. Em primeiro lugar, dedicando-nos a preparar essas festividades nossa devoção ao santo celebrado vai aumentando, e, em segundo lugar, essa pode ser uma ótima oportunidade para ensinar as crianças, de forma criativa e divertida, sobre a vida dos santos.
 
Bom, sabemos que São João Batista era um homem muito austero, vivia no deserto e comia somente gafanhotos e mel silvestre. Então, podemos usar isso para compor a decoração e preparar algumas guloseimas! O mel é fácil de encontrar. Mas e o gafanhoto? hmmm… hehe… Que tal fazer um gafanhoto comestível?? Veja as sugestões abaixo!
 
O primeiro gafanhoto é feito de bombom de caramelo, nozes e mini pretzels; já o segundo é feito de marshmallows, mel, pasta de amendoim, mini pretzels e talo de aipo (parte verde). Nhammm!!! Deu medo ou deu vontade de comer?? rsrsrs…
 
Gafanhoto de bombom     gafanhoto de marshmallow
 
O passo-a-passo da confecção dos gafanhotinhos e mais fotos podem ser vistos no blog Catholic Cuisine, clicando aqui e aqui. Os tutoriais estão em inglês, mas dá para seguir olhando as imagens.
 
Para quem gosta de artesanato, também trago duas opções. O primeiro é um origami de gafanhoto, veja que gracinha!
 
origami_gafanhoto
 
O segundo é um vídeo, ensinando a fazer um gafanhoto de palha de coqueiro. O bichinho fica igualzinho, parece até de verdade! Confira o tutorial!!
 
 
Espero que essas ideias possam lhe inspirar a comemorar o dia de São João Batista com devoção e alegria!!
 
Agradeço à leitora Mariana, primeiramente por ter entrado em contato e também pelo envio do vídeo e do origami! Se não fosse por você, este post não teria sido feito a tempo!! Obrigada! :D
 
São João Batista, rogai por nós!!
 
Um fim de semana abençoado a todos!
 
E agora, de volta aos estudos! (o blog continua em recesso…)
 
—————
Nota: As imagens dos docinhos de gafanhotos foram utilizadas com permissão da Jessica, dona do blog Catholic Cuisine. (Thank you, Jessica!!)

Comentários ( 2 )

  • Adorei! Super fofo! E parece ser delicioso também!hehehe Pena que não vi a tempo…Mas pra ano que vem quem sabe! Só não sou muito boa em culinária… Mas o origami eu me arrisco! Beijos Melissa!Parabéns pelo blog mais uma vez!

    • Olá, Ray! Salve Maria!!

      Ah, deve ficar bem gostoso!! Eu não tive tempo de fazer nada este ano, mas ano que vem, se Deus quiser, eu vou tentar fazer.

      Hehehe… ah, mas não precisa ser boa em culinária pra fazer isso! O importante, acima de tudo, é a intenção de celebrar a festa. Se o bichinho não ficar tão bonitinho, não tem problema, pelo menos vai ficar gostoso! :D

      Obrigada!

      Fica com Deus!!

Deixe uma resposta