Saias no inverno? Claro! Conheça algumas dicas para se manter aquecida nos dias frios com modéstia e feminilidade!

Por Melissa Bergonso

O inverno está chegando e, com ele, para muita mulher, o medo de usar saias também. Posso dizer de próprio punho que não há por que temer usar saias no inverno, pois elas esquentam muito mais do que calças, com certeza! Tem quem possa não acreditar nisto, mas vou mostrar como uma saia pode aquecer eficientemente bem com a ajuda de algumas coisas básicas e com algumas dicas.

Escolha o tecido certo

Tecidos de lãO primeiro passo para se ter uma boa saia para o inverno é escolher um tecido pertinente para a época. Se você for confeccionar ou mandar costurar uma saia para você, invista em tecidos próprios para a época outono/inverno. Estes podem ser: Lã Pura, Cashemere, Gabardine, Chamois, entre outros. Eu já tive uma saia de Lã Pura, e vou dizer, era uma maravilha! Eu sei que há para vender lã sintética e lã natural. Portanto, ao comprar este tecido, prefira o de lã 100% natural, pois ele não cria aquelas famosas “bolinhas”, ficando bonito por mais tempo.

Use forro

Se você não tem nenhuma saia de tecido próprio para o inverno, não se desespere, ainda há solução. Você pode usar por baixo um forro, pois ele ajuda muito a esquentar! Eu digo isso porque eu uso assim. Minhas saias são todas de estação verão, não tenho saias com tecido de inverno, e posso dizer que o frio que sinto por conta disso é mínimo.

Uma boa opção para tecido de forro é o tricoline. Ele é 100% algodão, portanto, é um tecido de fibras naturais e, por isso, ajuda na transpiração da pele, além de não provocar “choques” e “estalinhos” em quem tem propensão a acumular energia eletrostática no corpo ao usar forros de tecidos sintéticos. O único problema que percebi é que se você usar meias de lã por baixo do forro feito com tecido de algodão, o tecido vai “grudar” na meia e ficar subindo de acordo com o andar. Um tecido que solucionaria esta questão seria javanesa. Tenho um forro feito com esse tecido e posso dizer que ele é perfeito para ser usado com meias de lã, pois não gruda nem sobe com o andar. Porém, pelo o que eu andei pesquisando, me parece que já não estão mais fabricando javanesa. Tenho ido atrás de outros tecidos e ainda não consegui achar um que o substitua, mas assim que eu encontrar o tecido certo para forro de inverno, que possa ser usado sem problemas com meias de lã, volto a escrever aqui.

De qualquer forma, toda saia precisa ser usada com uma anágua ou saiote por baixo. Isto se deve, em primeiro lugar, para esconder qualquer possível transparência do tecido; e em segundo lugar, para evitar que o tecido grude na pele ou nas pernas quando nos sentamos (quando isso acontece, geralmente nossas formas ficam em evidência).

Opte por saias rodadas

Saia longa com botasEu prefiro, por experiência própria, usar saias rodadas, tanto no verão quanto no inverno. Mas, em se tratando de outono/inverno, quando as saias são rodadinhas elas têm mais tecidos e, por assim serem, automaticamente esquentam mais, pois funcionam como um “cobertorzinho”. Por isso, dê preferência a saias em modelos evasês ou godês, ou com recortes e pregas que possibilitem a confecção de uma saia rodada.

Comprimento ideal

Como o inverno também é um período chuvoso e úmido (ao menos aqui no sul), eu indico saias com comprimento pela canela. Este comprimento é ótimo, é modesto e não arrasta no chão e, portanto, você corre menos risco de ficar com a barra da saia molhada caso ande por lugares onde tenha chovido e com poças d’água.

Use meia-calça fio 40/80

Usando meia-calça de fio 40 e/ou 80, o frio não vai incomodar tanto. Eu moro em Curitiba, e aqui o frio é bem intenso no inverno. Quando o frio se torna “insuportável”, eu ainda uso um par de meias, junto com a meia-calça, para esquentar melhor os meus pés.

Quanto às cores das meias-calças, eu prefiro preta ou marrom, pois combinam mais facilmente com as peças de roupas de outras cores e tonalidades, mesmo que não sejam escuras.

Aqueça o pescoço e o tórax!

Casaco marfim com cachecol

Procure deixar sempre quente e coberta a parte de cima do seu corpo, especialmente com o uso de blusas de gola alta, cacharrels e cachecóis. Mantendo seu pescoço e tórax aquecidos, você já consegue afastar, praticamente, de 80% a 90% do frio que você possa vir a sentir.

Casacos forrados

Invista também em um bom casaco forrado, pois ele vai conservar sua temperatura e não vai deixar que o ar frio entre em contato com seu corpo aquecido.

Blusas de lã também são ótimas, e se você tem habilidade com agulhas de tricô pode tricotar uma para si mesma! E, para completar, depois você ainda pode aplicar nela um forro de malha, assim a trama do tricô ficará “vedada” e sua blusa irá lhe aquecer bem mais!

Luvas e toucas

Se o frio for muito, muito intenso, alguns acessórios como luvas e toucas completam o quadro. Quando o vento sopra gelado e com força, faz uma grande diferença aquecermos nossas mãos e nossa cabeça!

Considerações finais

Todas as dicas e truques que coloquei aqui podem parecer bem básicas, algumas até mesmo bobas, mas se forem levadas em consideração e seguidas, fazem uma grande diferença para nos ajudar a nos mantermos quentinhas no inverno usando saias.

Geralmente, é na época do outono/inverno que as mulheres desistem de seguir o caminho da modéstia no vestir, especialmente por medo do frio, ou também por ouvir algumas pessoas dizerem que “vamos morrer de frio” e nos incentivando a usar calças compridas por que elas “esquentam mais”. Isso é falácia. Faz anos que uso somente saias, e posso atestar que eu passava muito mais frio no inverno quando usava calças compridas. Não vou dizer que não sinto nenhum friozinho com saias, mas a sensação de frio é bem menor! Além do mais, as saias [entenda-se aqui as saias modestas] proporcionam a feminilidade e a modéstia no vestir que a mulher cristã deve possuir.

“Vesti com modéstia e muito pudor, olhai como veste a Mãe do Senhor”.

E então, que tal usar saias neste inverno?? Espero que as dicas deste post tenham lhe ajudado a se decidir pelo: sim!

Salve Maria Santíssima!!

Leia também:

Palavras-chave:

Comentários ( 22 )

  • Muito obrigada pelas dicas. Hoje, logo pela manhã, resolvi tirar algumas roupas do guarda-roupa( roupas nada modestas, inclusive calças jeans), e ao colocá-las em uma mochila, pensei:”- Como farei para me aquecer à noite, sem calças??”
    Eis que esta postagem me ajudou. Muitíssimo obrigada.
    Salve Maria!

  • Oi Melissa, Salve Maria!!!

    vou optar pelo forro de algodão, é mais prático para quem ainda não teve tempo de preparar o guarda-roupa para o inverno. gostei muito do seu post. só que aqui onde moro, quase não faz frio no inverno, esfria um dia e depois esquenta de novo.

    Um forte abraço!!!

    Rafaelle!!!

    • Oi, Rafaelle, Salve Maria!

      Ah, o forro de algodão, na realidade, serve para qualquer estação. Eu o prefiro muito mais que os forros sintéticos. Os forros de algodão são bem melhores, pois são mais opacos e nos protegem mais, além de serem mais duradouros!

      Sorte sua morar em uma região mais quente!! Se bem que eu prefiro o frio ao calor! rs…

      Fica com Deus!!

  • Verdade, calça não esquenta nada! Como antes só usava calças jeans, percebi que elas são muito mais geladas do que uma meia calça fio 40 ou 80!
    A maior dificuldade é combinar. Depois que conseguimos a “arte” de combinar as peças, o inverno passa tranquilamente.
    Apesar de onde eu moro não fazer tão frio quanto em Curitiba, minha tia me deu um touca. No começo é meio estranho usá-la, mas depois que acostuma a gente vê como ajuda a esquentar.

    Salve MAria!

    • Pois é, Liza, as calças jeans são verdadeiros gelos sobre a pele!!! Só depois que a gente começa a usar saias é que a gente entende isso rsrsrs…

      A arte de combinar é uma constante, mas também, se não combinar, ninguém morre, não é mesmo?!? Eu que o diga, pois não sou a rainha da combinação não, mas estando aquecida, o resto é resto!! rsrs…

      É bom usar touca no inverno para aquecer os ouvidos e evitar otites. Há também outra opção que esqueci de colocar no post, existem uns chapeuzinhos que podem ser usados no lugar, ficam mais bonitinhos, ou mesmo boinas. Existem ainda modelos de toucas de crochê que são lindinhas e femininas. Vou ver se acho algumas fotos para postar.

      Fica com Deus! Salve Maria!

  • Oi, Melissa! Louvo a Deus por este blog! Estou iniciando na caminhada da modéstia com muita alegria e um tiquinho de preocupação (casei e me mudei do Rio para Porto Alegre, hehehe) e nesse sentido o post foi muiiiito útil e esclarecedor (além de tranquilizar bastante também, hehehe) Fiquei apenas com uma dúvida, qual deve ser o comprimento da anágua, na altura dos joelhos ou um pouco acima do da saia? Gostaria de pedir também, se você puder, para postar alguns modelos de saias de lã, pois recentemente descobri uma rua só de lojas de tecido aqui em Poa (quando fui procurar renda para fazer meu véu! :D) e estou pensando em encomendar uma anágua e umas sainhas de lã na costureira para enfrentar o inverno que vem por aí!Bom, mas então é isso!Beijos e que Deus abençoe abundantemente a você e o seu apostolado!!!!

    • Olá, Ray! Salve Maria!

      Fico muito feliz que meu post tenha lhe sido útil!! :D

      Quanto ao comprimento da anágua, pessoalmente, eu prefiro que seja, no mínimo, uns 8 dedos abaixo do joelho. Este comprimento de forro, além de ser mais confortável, assenta melhor (pois não fica subindo com o andar) e nos protege mais também.

      Caso você queira medir o comprimento do forro a partir da barra da saia, eu recomendo que ele seja 10 centímetros mais curto. Se, por exemplo, sua saia mede 1,00m de comprimento, o forro pode ficar com 90cm. Isso garante uma boa cobertura do tecido, um bom assentamento da roupa e uma proteção maior contra transparências do tecido de cima, além de contribuir para que você fique mais aquecida no inverno.

      Estou procurando uns modelos de saias de lã na net, mas olha, vou dizer, é difícil achar modelos decentes! Tenho outra amiga que me fez o mesmo pedido. Se eu não encontrar nada conveniente, vou desenhar alguns modelitos e postar no blog (espero que dê certo!! rsrs…).

      Amém!! :)
      Deus abençoe a você também!!
      Beijos!

    • Olá Melissa,

      Sempre navego na internet a procura de modelos de roupas para me inspirar e acabei achando o seu blog, e estou gostando muito. Parabéns pelo ótimo conteúdo!

      Hoje em dia, realmente é um pouco difícil de se encontrar peças bonitas e modestas para comprar, então o jeitinho é tirar modelo e correr para a costureira quando necessário,rs.

      Por esse motivo, visito muitos sites nacionais e internacionais de roupas femininas.

      Há 1 site que tem muitos modelos de roupas, inclusive de saias e vestidos, se desejar conhecer: http://www.modcloth.com/shop/skirts

      Pode ser que encontre modelinhos de saias de lã.

      Gostaria de deixar uma sugestão de tema para um poste: Como combinar saias com blusas e casacos de inverno.

      Até mais,

      Michele.

    • Olá, Michele, Salve Maria!

      Fico feliz que esteja gostando do meu blog! Obrigada!

      Agradeço a indicação do site! Depois vou vasculhá-lo à procura de modelos de saias de lã!

      Já anotei sua sugestão de post! Assim que possível vou fazê-lo!

      Obrigada pela visita e volte sempre!!

      Fica com Deus!

  • Oi, Melissa!Salve Maria!

    Obrigada pela resposta!Surgiu uma outra dúvida, qual seria a melhor modelagem para a anágua, mais retinha,meio godê ou evasê? Me lembro que a minha avó tinha umas anáguas bem retinhas quase “tubinhos”, acho que justamente para não dar esse efeito que você falou pois se o tecido é muito fino e/ou leve mesmo quando andamos se bate um ventinho maior ele já marca mais as pernas e até dificulta a andar pois acabo “me embolando” e atrapalhando com a própria saia. (Hehehe, marinheira de primeira viagem, rs)Porém essas anáguas da minha vó eram de malha, tenho medo de que se fizer uma de algodão (não conheço tricoline, estica bem?) acabe limitando muito os movimentos.Entretanto, por outro lado, se fizer uma mais “soltinha”, evasê ou godê tenho medo de não adiantar tanto para evitar que eu me embole com a saia e também não me aqueça tanto por não estar tão rente ao corpo. Ó dúvida cruel!rs Bom, mas então é isso!Beijos e Deus abençoe!

    Rayana

    • Oi, Ray! Salve Maria!

      Muito pertinente sua pergunta, acabei esquecendo desse detalhe ao lhe responder!

      A tricoline é um tecido rijo, não estica, então se você optar por utilizar este tecido, o ideal é que o forro tenha um pouco de roda para não limitar seus passos.

      Eu tenho uma anágua de tricoline no modelo reto, e vou dizer, tive que abrir um pedaço da costura lateral para que ela não limitasse meu andar. Então, o modelo reto eu não recomendo, a menos que você use malha de algodão.

      O modelo godê você tem que gastar duas vezes o comprimento que você deseja, então essa não é a melhor opção. Além disso, o ideal é que o forro tenha somente um pouco de roda para não acontecer de bater um vento e ele voar tanto quanto a saia, e o modelo godê dá muita roda, o que não é conveniente.

      Eu creio que o modelo evasê seja melhor, pois vai menos tecido. Porém, eu o faria com recortes para que o forro/anágua ficasse mais assentado. Na realidade, eu estou pra fazer um pra mim e iria aproveitar o feito para fazer um tutorial, mas como estou sem tempo não consegui fazer a anágua ainda :/ Se eu conseguir fazer tudo o que tenho pra fazer nestes próximos dias, eu vou costurar a minha anágua e fazer o tutorial para postar no blog. Acho que vai ajudar bastante!!

      Não se preocupe quanto ao tecido estar pouco ou muito rente ao corpo. Se sua saia tiver um bom comprimento e a anágua for bem feita, vai ajudar bastante. O que não esquenta NADA são aquelas anáguas de jersey/laycra que a gente encontra nas lojas para vender a preços exorbitantes!!!! Tenho uma que só uso como uma segunda anágua em saias muito claras, como as de cor branca. Pro resto, ela não serve pra muita coisa rsrsrs…

      Espero ter ajudado!

      Fica com Deus!!

  • Oi Melissa!Salve Maria!

    Obrigada, ajudou muito sim!Bem que eu queria encontrar um lugar que vendesse dessas de jersey/lycra mesmo, só pra quebrar um galho por enquanto até descobrir uma costureira boa e barateira aqui em Poa, rsrs Hoje fui “adaptar” um vestido de verão que tenho (estampado em branco) e achei que ele tinha forro até em baixo (não procurei verificar antes), resultado, o forro era curto (um pouco acima do joelho), saí correndo hoje de manhã e fui assim mesmo…Nem preciso dizer que paguei o maior mico, né?rs Tentei me consolar pensando que estaria mais modesta do que se estivesse de calça jeans mas fiquei bem chateada. ( O problema foi que contrastou com a meia calça grafite que eu estava usando, como ainda conheço pouco por aqui ainda não achei uma loja próxima que venda meia calça branca fio 80…Acho que se fosse branca não teria ficado tããão ruim, embora o ideal fosse mesmo uma anágua pois me atrapalhei toda para andar com ele hoje…rs) Mas enfim!Aventuras de uma marinheira de primeira viagem!rs Um dia eu chego lá devagarinho!Tô tentando comprar as peças gradativamente, para não infartar meu marido tadinho!rs Vou ter que repetir roupa mesmo, mas não estou nem aí! O mais importante é ser modesta. Não quero usar jeans nunca mais!hehehe Ah, só para contribuir com aquelas que estão “em cima do muro”,

    1)Saias são mil vezes mais confortáveis e cômodas (Além de femininas e mais “chiques” na minha opinião – já recebi alguns elogios!hehehe)
    2)Não nos deixam com “duas cinturas” (pelo contrário, ajudam a moldar a que Deus nos deu! ;D)
    3)Pode ser impressão minha, mas sinto que os homens são mais cavalheiros e respeitosos quando estou com saias!

    Entre outras vantagens, mas não vou citar as outras para não me estender demais…

    Bom, é isso!

    Beijos meninas e que Deus nos ajude e abençoe!
    São José, rogai por nós!

    • Olá, Ray! Salve Maria!

      Ah, acho que a maioria de nós tem alguma história “constrangedora” para contar rsrsrs… Já passei por algumas situações chatas também, mas a gente vai vivendo e aprendendo. O bom disso tudo é que a gente pode ajudar outras pessoas a partir dos nossos erros, então há um “ponto positivo” neles rsrsrs…

      Você consegue encontrar anáguas de jersey/lycra em lojas que vendem roupas e meias de malha, tipo lupo, entre outras. Em shopping geralmente a gente encontra esse tipo de loja.

      Muitíssimo obrigada pelos 3 pontos que você colocou sobre as saias! É bem isso mesmo!! E, ah, os homens são de fato muito mais cavalheiros e respeitosos com as mulheres quando elas vestem saias, afinal, a saia é uma roupa feminina e, por isso, ressalta a feminilidade da mulher. Quando a mulher usa calças, mesmo que ela não queira ou não saiba, ela está andando sobre a linha da “igualdade entre sexos”, e aí é logicamente tratada como uma “igual”, ou seja, sem “mordomias” (quem, hoje em dia, cede lugar para uma mulher sentar em um ônibus??), sem cuidados (quem se importa com a mulher por ela ser fisicamente mais delicada?), sem o respeito por ela ser mulher (alguém nunca ouviu um homem dizer: “não quis a igualdade, então aguenta!”??).

      É bom que as mulheres pensem um pouco sobre isso. A roupa diz muito de nós, diz quem nós somos e dita o respeito que os outros devem ter com a gente. E não adianta dizer que não tem nada a ver, porque tem sim. Quem não acredita nisso, é só fazer um teste para comprovar!

      Obrigada por seu comentário, Ray!
      Beijos e fica com Deus!!
      São José, rogai por nós!!

  • eu queria tanto passar de saia o inverno inteiro,mas como faz pouco tempo q me converti,não tenho muitas saias e tbm não tenho dinheiro =/ minha mãe não gosta nem um pouco da ideia de q eu só passe de saia,pq ela fala q eu vou ficar doente e posso até pegar pneumonia… e pra ajudar,em um mês,fiquei doente duas vezes,estou com aquela tosse carregada e voz rouca,e ainda estamos no outono… minha cidade é um forno,mas parece q esse ano,decidiu esfriar mais q o normal só pra eu não usar saia…
    e o q me atrapalha tbm é q eu vou pra faculdade de moto e pela rodovia,ou seja,mais frio ainda…
    e outro dia eu fui de calça pra faculdade e até pensei comigo q parecia não ter esquentado taaanto assim a calça.. agora vendo os comentários,vejo q não foi impressão,a calça não esquenta mesmo aoisuhdiausdh
    mas vai falar isso pra minha mãe? ela nem vai me levar a sério…
    mas parabéns a vc e a todas q estão se mantendo firme na modéstia,até mesmo no inverno! =)

    • Olá, Thayane, Salve Maria!

      Quanto à questão de não ter dinheiro para comprar saias, não se preocupe, vá aos poucos adquirindo roupas modestas. Eu escrevi algumas coisas com relação a isso neste artigo, talvez lhe ajude.

      Quanto a pegar pneumonia por usar saias, sinceramente, eu não acredito nessa hipótese. Eu posso atestar que nunca fiquei doente pelo fato de usar saias, e olha que aqui em Curitiba faz muuuuuuuito frio no inverno! As dicas que postei acima nos ajudam realmente a nos mantermos aquecidas, então não há por que temer usar saias no inverno ou em dias frios :)

      Obrigada!

      Fica com Deus! Obrigada pela visita e volte sempre!

  • Amei as dicas!Como busco guardar a modéstia e este é o primeiro inverno que passarei de saias,busco orientações a respeito pois esta é a estação mais difícil para se usar saias e vestidos…continue postando artigos sobre o assunto!Ajuda bastante!

    Jamile

    • Oi, Jamile! Eu compreendo o receito que a maioria das mulheres possuem de usar saias no inverno, mas não há o que temer. Faz anos que eu uso somente saias e posso dizer que não passo mais frio do que quando eu usava calças, aliás, passo menos frio no inverno, pois a saia ajuda a manter a temperatura do corpo devido à abundância de tecido. E quando a gente utiliza os tecidos certos para confeccionar as saias, aí não há frio que vença :)

      Eu continuarei postando mais dicas para inverno. Estou preparando um artigo com dicas de sapatos, pois tenho visto que algumas meninas têm dificuldades de combinar saias e sapatos próprios de inverno. Eu espero que o artigo seja útil!

      Fica com Deus!
      Salve Maria Imaculada!!
      Obrigada pela visita e volte sempre!

  • me sinto confortavel com a materia… estou em processo de transiçao p a modestia… #AgoraVai!!!

  • Parabéns! Pelas publicações, acompanho à 6 anos, isso mudou minha vida de verdade!!! Deus a abençoe grandemente!!!!

    • Olá, Nessah!
      Obrigada!! Fico muito feliz em saber que você acompanha o Mulher Católica há tanto tempo!!! e fico mais feliz ainda em saber que as publicações que eu tenho feito tenham lhe ajudado tanto!!
      Amém!! Deus abençoe grandemente a você também e a toda sua família!!
      Um grande abraço!
      Salve Maria Imaculada!!

Os comentários estão fechados.