Saias de chamois para o inverno

Por Melissa Bergonso
 
O chamois é um tecido macio e aveludado, que, quando tocado, lembra a camurça. Ele pode ser fabricado tanto com algodão quanto com poliéster, e seu “veludo ao toque” é obtido através de um tratamento tipo navalhagem.
 
Por ser um tecido opaco e de trama bem fechada, o chamois é uma boa opção para as estações de outono/inverno. É possível encontrá-lo em cores variadas e, por ter bom caimento, pode ser utilizado para confeccionar saias e vestidos.
 
Fuçando na net em busca de modelos de saias de chamois, encontrei alguns que considero práticos e bonitos:
 
saia1-chamois   saia2-chamois   saia3-chamois
 
O primeiro modelo é feito com elástico na cintura e é confeccionado a partir de algumas tiras largas de tecido (podem ser 3 ou 4), que são franzidas e costuradas uma à outra. Isto permite criar uma saia com roda, ampliando-a a partir do primeiro pedaço. Este modelo é um tanto informal, mas muito prático para o dia-a-dia!
 
O segundo modelo é feito com uma pala e com o tecido da saia franzido sob ela. Essa saia não precisa de recortes; ela precisa apenas de uma largura de tecido que seja suficiente para dar uma boa roda. Este modelo proporciona um visual mais “arrumadinho”, e é uma boa opção para quem trabalha em escritório.
 
O terceiro modelo também é feito com uma pala e com o tecido da saia em corte evasê. A roda da barra é obtida pelo recorte assimétrico de baixo, que é franzido antes de ser pregado na outra parte. Como este modelo tem um estilo mais moderninho, eu aconselharia usá-lo para passeio.
 
Nos modelos com pala, eu recomendo colocar zíper invisível na parte lateral, mas se você preferir, o zíper pode ficar na parte das costas.
 
Para ajudar a visualizar melhor, eu desenhei as saias das fotos:
 
Três modelos de saias: com recortes, com pala e recorte assimétrico
 
Os desenhos não ficaram grande coisa, mas acho que ajudam. Não sei se eles foram suficientes para facilitar a compreensão das explicações que dei acima sobre cada um dos modelos, mas qualquer dúvida, deixe nos comentários!
 
E então, o que achou dos modelos das saias? Gostou de alguma delas?
 
Salve Maria Santíssima!!
 
Leia também:

Comentários ( 18 )

    • Oi, Andrea! Salve Maria!

      Ah, que bom que você achou que os desenhos ficaram bons. Faz muito tempo que eu não desenho, tô meio enferrujada, mas se eles ajudarem alguém, já fico feliz!

      Beijos!

  • Melissa, seus desenhos ficaram perfeitos! =)

    Se você visse os meus veria que seus desenhos são perfeitos! hehehe

    As saias são lindas também … vou mandar fazer com certeza =)

    Beijos!

    Andressa

    • Oi, Andressa, Salve Maria!

      Que bom que gostou dos desenhos!!

      Eu ainda tenho que decidir qual modelo fazer! Tenho um corte de chamois aqui em casa, no tom azul claro, lindo! Falta a coragem pra cortar, pois tenho medo de errar e estragar o tecido!! rs…

      Beijos e fica com Deus!

  • Descobri o seu blog a poucos dias, mas já me apaixonei por ele, são dicas super femininas e recheadas de santidade! Deus a abençoe pela iniciativa! Fique sobre o olhar da Virgem Santíssima!

  • Melissa, amei a primeira, é linda!!!

    quero umaaa… rsrsrs

    Salve Maria!!!

  • Olá Melissa… este blog veio de encontro ao que tenho sentido nos últimos meses: um apelo de Deus a modéstia no meu vestir. Eu não uso decotes, prefiro sempre roupas com mangas, mas sinto que devo ir além disso. Até procurei alguns modelos de vestidos e saias pela internet, mas nada que me chamasse atenção. Através de outro blog que sigo entrei no seu e tive uma feliz surpresa! Bom, agora preciso ficar ligadinha, ir comprando os tecidos e colocar minha mãe pra costurar (tentar pelo menos, rsrs). Muito lindo seu trabalho! Parabéns!

    • Olá, Silvana, Salve Maria!

      Fico muito feliz em saber que você teve uma feliz surpresa ao entrar no meu blog! :D

      Ah, se sua mãe sabe costurar, aproveite!! rs… A gente gasta bem menos costurando em casa, sem contar que as roupas ficam sob medida!

      Obrigada!

      Fica com Deus!
      Obrigada pela visita e volte sempre!!

  • Olá Melissa, Pax te Cum.

    Preciso de uma costureira, mas não encontro aqui na minha cidade. Não dá mais para prorrogar minha mudança de guarda-roupa. Fui ao centro da cidade para ver nas lojas o que conseguia encontar, resultado: NADA.

    Vou continuar e ver as possibilidades.

    • Olá, Regiane, Salve Maria!

      Eu te entendo muito bem quanto à questão de procurar roupas modestas em lojas e não conseguir encontrar nenhuma sequer!! Saias longas até que não está tão difícil de encontrar, porque é “moda” agora, mas blusas é quase impossível! Porém, eu lhe digo: não desista. Continue procurando, uma hora você encontra.

      Espero que você consiga achar uma boa costureira em sua cidade. Em qual cidade você mora?

      Fica com Deus!

  • Todas muito lindaa!
    hoje é muito dificil encontrar roupas em lojas.. para nós cristãs…
    É bom ver que ainda uma pagina tão rica em pudor..
    É de encher os olhos…
    lindo lindoo..!!

  • Lindas , todas muito ricas em pudor..maravilha amo essas roupa..
    Hoje pra nós mulheres cristãs tem sido dificil ja encontrar roupas assim..
    mais é muito bom, ver essa pagina.. dessa maneira..que lindo ! parabéns…

Os comentários estão fechados.