A santidade começa com água e sabão!

Por Melissa Bergonso
 
Em Fevereiro este blog completará 3 anos de existência. Inicialmente, criei-o com o objetivo de falar sobre a modéstia cristã, a importância e a dignidade da mulher, entre outros assuntos. Falar sobre esses temas é quase que um tabu, pois a grande maioria das mulheres, inclusive as católicas, por não compreenderem seu próprio valor, não aceitam ouvir coisas que contrariem seus estilos de vida embasados no que a moda e a sociedade apregoam. Fazer apostolado em favor da pureza e da modéstia cristã é um trabalho difícil, pois facilmente somos tachadas de fanáticas, puritanas, e por aí vai, isso quando não nos ofendem e nos mandam para o Afeganistão rs…
 
Várias vezes já me passaram algumas dúvidas pela cabeça, como, por exemplo, se era correto que eu desenvolvesse este tipo de apostolado virtual, se era conveniente que eu tentasse expor os ensinamentos católicos acerca da modéstia cristã no vestir, se era bom que eu falasse sobre esses temas, pois sou uma apenas uma simples leiga e dona-de-casa. Falar é muito fácil, tão fácil que às vezes podemos dizer coisas que não são de nossa alçada… Enfim, foi por estes e outros motivos que decidi procurar um sacerdote digno para me aconselhar neste sentido. A resposta que ele me deu foi tão preciosa e edificante que eu resolvi compartilhar com vocês. Acredito que sirva de estímulo para as meninas, moças e mulheres que ainda não se decidiram a trilhar o caminho da modéstia cristã no vestir por medo, vergonha, ou mero respeito humano.
 
Caríssima Melissa,
 
Me recordo muito bem da senhora e do seu marido, o Thiago. Muito obrigado ainda por tudo.
 
O apostolado que a senhora está fazendo agrada muito a Nossa Senhora e aos Anjos da Guarda. Por isso, não perca a coragem. A santidade começa com a água e o sabão! Ou seja, para vencer os nossos defeitos devemos começar pelos defeitos externos e por aqueles mais fáceis. Se uma moça não tem a coragem de vestir uma saia, por causa do respeito humano, como terá força para resistir às tentações? Quem não faz o mínimo esforço, não fará o máximo esforço.
 
Mas como a senhora já percebeu, este apostolado não é popular. Não é popular, mas creio que seja essencial! As roupas falam. Elas exprimem aquilo que somos e pensamos. Quando uma moça entende a questão da moda e da modéstia, então começa a sua conversão! Então começa a sua luta contra o respeito humano e um grande amor e zelo pela pureza do coração.
 
Creio que os sacerdotes devem fazer este apostolado. Mas creio também que a senhora, como jovem esposa e mulher católica, pode dar um grande exemplo e ajuda neste campo. Por isso, o meu conselho é que a senhora siga adiante com muita coragem e determinação. Quem colocaria uma imagem de Nossa Senhora vestida com calça comprida e sem véu na Igreja? Não seria uma blasfêmia? A dignidade de uma mulher católica não é como a de Nossa Senhora? Consagrando Nossa Senhora como Sua Mãe, Deus elevou a dignidade de todas as mulheres. Por isso, faça este apostolado, com paciência, por amor de Nossa Senhora.
 
Que Deus os abençoe.
Dom Vilmar Pavesi.
 
Espero que com essas palavras as moças e mulheres que ainda não entenderam o objetivo do apostolado em favor da modéstia cristã parem, reflitam e sejam honestas consigo mesmas. Procurem a verdade. Procurem os ensinamentos que a Igreja sempre deu aos seus filhos. Não deixem que o mundo moderno as enganem com respostas fáceis que se adaptem aos estilos mundanos. Não é porque certas coisas foram ditas há mais de 50 anos que elas não são mais válidas. Os ensinamentos de Deus são eternos, não mudam, não evoluem, não se adaptam, não se modernizam. Quem prega isso está extremamente equivocado. Nós vivemos no mundo, mas não somos do mundo, disse Nosso Senhor.
 
Espero também que as palavras do Padre Vilmar Pavesi encorajem e animem as moças e mulheres que começaram a trilhar o caminho da modéstia cristã. Este caminho não é fácil, aliás, é bem difícil, há muitas pedras pelo caminho, mas Nossa Senhora nos dá abrigo, conforto e proteção. Coragem! Avante sem medo! Nossa Mãezinha do Céu cuida de nós como suas pupilas preciosas! Não percamos a coragem nem o brilho mariano em nossa alma, sejamos realmente e fielmente FILHAS DE MARIA!

Comentários ( 40 )

  • Melissa, adorei as palavras do padre! Realmente, se usar uma simples saia é tão difícil que a mulher prefere usar calças para agradar ao mundo, o que será da alma dela no momento de escolhas mais graves? Se não soubermos abrir mão já de certas coisas, não conseguiremos forças para as coisas mais graves que podem vir mais tarde.

    É ótimo saber que ainda existem sacerdotes preocupados com a santa modéstia. Glória a Deus!

    • Pois é! Quando eu escrevi pra ele eu fiquei preparada para “ouvir” até mesmo uma bronca rsrs… mas qual foi a minha surpresa quando eu li o que ele escreveu! Achei tão edificante que não poderia guardar isto só comigo. Esse assunto, da modéstia cristã, é muito delicado, e é preciso ter sacerdotes que abracem esta causa e nos ajudem.

      Rezemos para que Deus nos mande sábios e santos sacerdotes, que orientem o povo nos caminhos de Deus, sem medo e sem respeito humano!

    • Gostei do titulo do artigo! Conheci um Bispo catolico que dizia sempre: nao sabemos o bem que fazemos quando fazemos o bem. E nao sabemos o mau que fazemos quando deixamos de fazer o bem que devemos fazer. Se as moças, mas tantos rapazes, pior pessoas casadas e consagradas, pensassem um pouco mais como è facil edificar o proximo e como è facil escandalizar o proximo simplismente com o modo de se vestir e de falar, certamente teriam um pouco mais de respeito, delicadeza e bom gosto. Ah, este bom gosto catolico, como falta. Falta em todo lugar. Mas nas igrejas è imperdonavel, sobretudo na hora de receber a Adoravel Pessoa de Jesus no Santissimo Sacramento. Parabens por este muito frutuoso apostolado. Quem salva uma alma, se salva!

    • Olá Melissa,

      Me chamo Vera e sou de Joinville SC, sou casada e católica, graças a Deus. Estou cada vez mais conhecendo e amando nossa Santa Igreja. Aprendi muito sobre modéstia com os textos que você divulgou no site e já fiz propaganda dele pras minhas amigas católicas.
      Por favor seja firme no seu apostolado, por mim, por minhas amigas e por tantas outras almas que estão, através deste seu trabalho, reencontrando a verdadeira essência da Mulher Católica.

      Fica com Nossa Senhora, que Ela te guarde e te guie.
      Vera.

    • Olá, Vera! Salve Maria!

      Fico muito feliz com suas palavras! Obrigada.
      Reze por mim.

      Amém.
      Que Nossa Senhora lhe guarde e proteja.
      Fica com Deus!!

  • Melissa, vc sabe que a minha mudança de visual foi por sua influência em nossas conversas no msn e trocas de emails; e eu lhe sou muito grata. Deus lhe pague!

    • Sim, eu sei, você disse isso muitas vezes, pra mim, no seu blog, e eu fico muito feliz, mas não feliz por mim mesma, mas sim porque com isso Deus é glorificado e Nossa Senhora honrada! Que tudo seja sempre para a Santa Glória de Deus!! :D Amém!

  • Salve Maria! Muito bom seu blog Melissa, meus parabéns! Acho esse assunto de extrema importância na atual conjuntura em que vivemos, sou catequista e ensino (e até brigo) as meninas a se vestirem com modéstia, seu blog será mais uma ferramenta aliada nesta luta, tano que já estou seguindo-o. Que Nossa Senhora vos recompense! In corde Mariae. Élida Juliana

    • Olá, Élida, Salve Maria!

      Que bom que você faz este tipo de apostolado com suas catequisandas! Fico feliz que meu blog pode ajudá-la neste sentido!

      Que Jesus e Maria te abençoe e te ilumine nesta sua missão de catequizar crianças! Isto é algo muito honroso!

      Fica com Deus e obrigada pela visita!!

  • ola Melissa,me chamo Viviane.Fiquei muito feliz em encontrar o teu blog, já faz algum tempo que através do incentivo do meu marido procuro me vestir de maneira mais modesta,mas estava bem difícil de encontrar modelos nas lojas então procurei “saias”no site de busca e encontrei o teu artigo que falava da roupa de missa,gostei muito do texto, e fiquei bem mais animada depois de ver os modelos de roupas que você tinha no blog.Deus te abençoe, OBRIGADA PELA INICIATIVA!

    • Olá Viviane, Salve Maria!

      Fico feliz que tenha gostado do meu blog! Realmente, é bastante difícil encontrar roupas modestas para comprar, acho que a maioria das pessoas que buscam a modéstia cristã no vestir sofrem com isso. Mas Nossa Senhora sempre dá um jeitinho de ajudar a gente, né?? :D

      De nada!
      Fica com Deus e obrigada pela visita!!

  • Oi Melissa, parabéns pelos 3 anos de blog. Também gostei muito das palavras do padre, principalmente quando ele lembra que Nossa Senhora jamais poderia ser representada usando uma calça comprida!Que as mulheres católicas possam verdadeiramente refletir sobre isso. Muitas vezes elas têm o coração fechado para aquilo que contraria – como você disse – o estilo de vida mundano que elas levam no momento, mas uma vez que o apostolado começa a dar frutos, podemos perceber quão importante é fazê-lo. Não poucas moças e senhoras me fizeram duras críticas no passado, fazendo chacota do apostolado de modéstia, e depois tiveram de reconhecer – porque receberam a graça do apostolado germinar – que estavam erradas. É claro que não serão 100% das mulheres que te criticam hoje que irão mudar, mas pense que pelo menos uma parte delas mudará, e então você percebe que não vale a pena parar o apostolado por conta de algumas palavras ríspidas hoje. Fique com Deus e a Santíssima Virgem!

    • Obrigada, Lu!

      Receber chacota faz parte do percurso. Se com isso Deus é mais glorificado e Nossa Senhora mais honrada, então que assim seja!

      Fica com Deus! Salve Maria!!

  • “Várias vezes já me passaram algumas dúvidas pela cabeça, como, por exemplo, se era correto que eu desenvolvesse este tipo de apostolado virtual, se era conveniente que eu tentasse expor os ensinamentos católicos acerca da modéstia cristã no vestir, se era bom que eu falasse sobre esses temas, pois sou uma apenas uma simples leiga e dona-de-casa.”

    Mas, não são ensinamentos seus e sim da Igreja. O que eu encontro quando entro aqui? Documentos de Papas e Cardeais, escritos de santos (principalmente Santo Afonso de Ligório), partes do Catecismo. Não são palavras suas… e mesmo quando é, você tem o direito de expressar sua opinião sobre os assuntos.

    Enfim, seu blog é ótimo, tenho mudado muito depois que comecei a lê-lo.
    Fique com Deus e que ele abençoe a você, sua família e seu apostolado.
    Lissah.

    • Olá, Lissah, Salve Maria!!

      Fiz essas perguntas a mim mesma porque estes temas são bastante delicados, e falar disso é pesado, ainda mais para uma simples leiga. É difícil abordar esses assuntos sem causar “convulsão” em algumas pessoas. Infelizmente, nem todos compreendem o valor da pureza de uma alma e como a modéstia no vestir pode ajudar neste sentido, mas quando a gente se põe a falar, a gente assume uma responsabilidade muito grande, de cuidado das almas. É por isso e com isso que me preocupo.

      Realmente, eu tento passar os ensinamentos da Santa Igreja Católica, mas tem gente que insiste em dizer que ensinamentos feitos há mais de 50 anos são ultrapassados! rs… O que se faz com católicos desse tipo??? É de dar pena…

      Fico feliz que meu blog a tenha ajudado!!
      Amém. Deus abençoe a você a à sua família também!
      Fica com Deus!!!

  • Boa tarde Melissa!Eu mesma achando que era uma católica praticante,não foi fácil do meu marido me convencer em usar saias(nunca havia usado),comecei usando blusas mais compridas e sem decotes junto com a calça.Aos poucos ele foi me convencendo …muito do que encontrei no teu blog meu marido já me falava e agora já consigo estar usando somente saias.As pessoas não entendem e acham que ele é “machista” e me obriga a usar saias mas não é nada disso.
    Deus te abençoe!

    • Oi, Viviane!

      Eu entendo a questão de “nunca ter usado saias”, eu também tive essa fase, mas Nossa Senhora, aos poucos, foi me trazendo para perto de si!… No início eu não entendia sobre a importância da modéstia no vestir, na realidade, não faz muito tempo que eu entendi isso… Fui assimilando as ideias aos poucos. É importante, nesta hora, que a pessoa que nos fale tenha paciência. Você é abençoada por ter um marido que foi aos poucos falando pra você sobre esse assunto. Tem mulheres que sofrem porque os maridos não as querem modestamente vestidas, o que é muito triste. Os nossos maridos são nossos guardiões-protetores, como São José foi para Nossa Senhora! E o homem que cuida com zelo de sua esposa não é machista, mas sim honrado, pois a glória do marido é sua mulher. Qual o marido que, em sã consciência, vai querer que sua mulher não mantenha sua honra e sua dignidade de mãe de família intactas? O zelo que seu marido tem por você só prova o amor que ele lhe tem, e isso é muito bonito!

      Fica com Deus!!

  • Bom, se a opinião de um homem puder lhe ser de algum proveito, então eu preciso dizer:

    Gostaria de saber descrever o bem precioso que é este site! Eu que não convivo com moças com tais valores, nem fora, e nem mesmo dentro de minha própria casa (o que me corta o coração), eu que não vejo sinal algum de tais exemplos de virtudes nas mulheres do meu dia-a-dia, vir até a este blog se torna para mim num conforto tremendo!

    Veja só o bem que você faz quando escreve… seus esforços não servem só para as moças, mas até nós homens tiramos bom proveito, pois é de se admirar tal coragem e tal fidelidade de moças como vocês. E de se encher os olhos… e o coração de esperanças.

    Até lembro do choque que eu tomei ao encontrar o seu blog a algum tempo atrás. Lembro-me que na época eu nunca havia ouvido tais coisas vindas de uma mulher.. nunca mesmo! O tamanho do choque que eu levei foi do mesmo tamanho da minha alegria. Que Deus lhe pague o bem que vc me fez.

    Então espero que não desanime…Peço que lembre de uma coisa: Estamos no maior país “Católico” do mundo aonde Católico é raridade. Então não tenho dúvidas de que muitas moças (muitas pessoas em geral) desejosas de serem boas filhas de Deus se vêem ilhadas… e, por vezes, a fonte de corajem destas pessoas vem de testemunhos como o de pessoas como você.

    Mesmo eu sendo homem, sua defesa pelos bons modos e costumes me serve e muito a fortalecer a minha coragem e esperança.

    Veja só o bem que você faz quando escreve…

    Que Deus lhe pague, Melissa! Que Deus a proteja e proteja a sua família, e que Deus os salve e guarde para a vida eterna.

    Ricardo.

    • Olá, Ricardo, Salve Maria!!

      Você acerta quando diz que “estamos no maior país ‘Católico’ do mundo aonde Católico é raridade”. Tem muita gente batizada que vive exatamente como um pagão! Dói no coração até de pensar :/

      Muito obrigada por suas palavras e pelo seu testemunho. Pode ter certeza que são de grande valia!!

      Amém!
      Que Nossa Senhora interceda por ti e por sua família!
      Fica com Deus!

  • Ola Melissa,
    Graças a Deus que existem pessoas como a senhora, para nos iluminarem a alma, com os ensinamentos da Igreja. Graças a si, tenho alterado muito,não só a minha forma de vestir, mas também a minha forma de actuar e viver o meu dia a dia. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, especialmente no uso de saia, pois com 30 anos a usar calças, tem sido dificil para mim; mas, com a graça de Deus, irei conseguir. Parabéns pelo seu blog, continue; nós mulheres que ambicionamos agradar a Deus, agradecemos. Que Deus derrame sobre si e sobre toda a sua familia muitas bençãos do céu. Um abraço em Cristo, vindo de Portugal.

    • Olá, Cidalia! Salve Maria!

      Obrigada pelas palavras e pelo testemunho. Continue sempre em frente! Nossa Senhora vai ajudá-la, tenha certeza disso. Para encorajá-la, vou dar-lhe um testemunho de próprio punho: a calça comprida, em absoluto, não me faz a menor falta e também não me deixa nenhuma saudade!!! Faço todas as atividades do meu dia a dia de saia, tanto as tarefas domésticas como até mesmo caminhadas!

      Fica com Deus!!
      Amém! Obrigada!

  • Melissa, lindo o seu modo de agir e querer encorajar as mulheres estou de pleno acordo e te apoio no que for preciso e temos que lembrar dos meninos para que as mães já começem a ensinar desde pequenos não acompanhar os artistas e que também estão acabando com a imagem de filhos de Deus, tem hora que passamos nas ruas que ficamos horrorisados. Mas te apoio e te dou toda a força para continuar neste blog. Parabéns!

    • Muito obrigada!

      É verdade… Infelizmente, o modelo da maioria dos nossos jovens não são mais os santos e mártires, mas artistas que, às vezes, nem mesmo acreditam em Deus!!!

      Fica com Deus e obrigada pela visita! Volte sempre!

  • Melissa, primeiramente, louvo a Deus por esta inspiração para ter criado este blog.. na realidade, não imaginava nem tinha noção da importância da modéstia, tanto para mulheres como para os homens também, fiquei muito feliz mesmo, e também me chamou a atenção do comentário do rapaz acima, Ricardo Sene; para ver a importância e o quanto as mulheres modestas são bem vistas.

    Deus a abençoe e Maria proteja a todos nós

    Daniela.

    • Olá, Daniela, Salve Maria!
      Amém!

      Vestir-se com modéstia é vestir-se como Maria! Qual filha de Maria não deveria imitar sua Mãe? :)

      O testemunho do Ricardo Sene foi valioso! As mulheres modestas não são somente bem vistas, mas também são procuradas pelos rapazes de bem que querem constituir uma família à imagem da Sagrada Família.

      Fica com Deus! Obrigada pela visita e volte sempre!!

  • Olá Melissa a paz de Cristo e o amor de Maria!!
    Hj conheci esse blog e gostei muito, estou bebendo dessa fonte que a Virgem Maria quer me ensinar. Deus te ajude cada dia mais e que o Espírito de Fortaleza te conduza nessa estrada difícil, mas santa.
    Uma sugestão: Vc já pensou em colocar informações sobre a sexualidade feminina? Sobre métodos anticoncepcionais, aborto,revolução feminina etc?
    Luto a favor da vida, tenho muito material contra esse pensamento mundano de “liberdade feminina” e “sexo livre”…até entre as mulheres casadas.Seria interessante informar as mulheres sobre esse engano de satanás…Sou casada, tenho 42 anos e sou a favor da castidade conjugal…temos que estar abertas à vontade de Deus e não usar anticoncepcionais…..

    Beijão

    Patricia Frota (patriciaffrota@uol.com.br)

    • Olá, Patrícia, Salve Maria!

      Fico feliz que tenha gostado deste blog!
      Amém!

      Olha, eu sempre penso muito antes de escrever sobre assuntos que envolvem a sexualidade feminina, pois existem temas que são bem delicados e, dependendo, é mais prudente um sacerdote discorrer ou ensinar. Mas no entanto, já pensei em escrever algo sobre a questão do “planejamento familiar”, que é ensinado hoje com mentalidade totalmente modernista, incentivando os casais a não terem muitos filhos, a “planejarem” o número de filhos, e a não se abrirem generosamente à vontade de Deus. Sobre a revolução feminina já pensei em escrever também, mas não tenho muito material, então preciso estudar um pouco mais antes de escrever qualquer coisa. Gostaria muito que você me passasse esses materiais que você possui!

      Também sou a favor da vida e defendo totalmente a confiança em Deus em questão do número de filhos. Deus é quem sabe quantos filhos cada casal pode ter, então, por que ter medo? Filhos são bênção!! Eu sonho em ter uma família numerosa! Gostaria muito de ter um monte de filhos, e rezo pra isso!

      Obrigada pela visita e volte sempre!!

  • Olá Melissa,
    A paz de Cristo
    parabéns pelos 3 anos de blog. Estou parabenizando-a tardiamente por ter ficado um bom tempo sem internet. Acompanho seu blog a um tempo e gosto muito dos posts.
    Me chamou a atenção no começo deste post, onde você diz ser muito criticada pelo apostolado que faz. Eu, há alguns anos, seria uma dessas pessoas. Sempre fui criada como católica, mas precisei de uma forte catequese para adultos para poder entender o que é a Igreja Católica de fato. E continuo aprendendo e me convertendo todos os dias. Por isso te digo hoje, 10 anos depois de ter “entrado” na Igreja Católica, posso apreciar seu apostolado.
    Por isso te falo para não desanimar quando receber criticas às vezes de católicos, pois alguns vão encontrar amadurecimento espiritual no teu apostolado, e, outros, precisam de um amadurecimento espiritual antes de apreciá-lo. Eu sou desse segundo grupo. Aos poucos fui entendendo o valor do corpo e passando a ter vergonha de usar certos tipos de roupa. Já tenho vergonha de usar calça na Santa Eucaristia. Hoje tenho pretendido largar de vez as calças jeans. E por ai Deus vai me levando…

    • Oi, Anne, Salve Maria!

      Obrigada! Fico muito feliz que goste deste blog!

      Que Deus lhe abençoe e lhe proteja, e Nossa Senhora lhe auxilie nesta caminhada. Trilhar o caminho da modéstia no vestir pode ser um pouco difícil, mas é muito recompensador, especialmente por saber que agrada muito a Nosso Senhor e à Nossa Mãe do Céu!

      Muito obrigada por suas palavras! O desânimo às vezes aparece, mas palavras como as suas sempre dão um novo incentivo para este apostolado que desenvolvo. Obrigada, novamente!!

      Fica com Deus!

  • Que bom encontrar um blog como este na época em que estamos alguém que tenha coragem de se manifestar em defesa da modéstia e da moral cristãs. que Nossa Senhora continue lhe inspirando. Gostei muito de sua voz, é belíssima eu também amo cantar na igreja só que aqui os cantos são outros, infelizmente carismáticos ou agitados. muitos não gostam do meu jeito tradicional de cantar. Sou conservadora e não vejo nenhum problema nisso.
    Salve Maria

    • Olá, Maria das Graças! Fico feliz que tenha gostado deste blog!

      Amém! Obrigada!

      Ah, eu sei bem como são esses cantos carismáticos, são um desastre, um abuso e uma afronta aos bons ouvidos. Não há nada de sacro neles, muito menos de litúrgico!!

      Fica com Deus! Salve Maria!

  • Melissa, quero parabenizá-la por este seu Blog.
    Sou Católica, missionária de uma Comunidade Católica , fiquei muito feliz quando
    encontrei seu Blog , é lindo , tem todas as informações que uma moça e uma mulher
    Católica precisa saber e ter conhecimento sobre a modéstia Crista não só na igreja
    mas para todo sua vida de Filha de Deus e da Virgem Maria .
    Seu blog tem conteúdo , informação,… creio que tudo isso e feito com muita oração e
    dedicação ao próximo . Parabéns para você e todas (os) colaboradores .
    Obrigada por nos levar a compreender como deve ser da Modéstia da Mulher Católica .
    Rita de Cássia

  • Oi, sou Evangélica, e gostei muito do conteúdo do teu Blog, que Jesus Cristo te abençoe!

  • Bom dia salve Maria foi com grande admiração eu ter encontrado esse blog é maravilhoso sempre me vesti com modéstia porque sei que meu corpo pertence ao meu marido que devo viver a castidade no casamento também sou casada a 30 anos vou fazer agora dia 26 de Abril reze por nós… Sempre achei a saia e vestidos a roupa mais elegante para a mulher calca sempre me incomoda vou ser sincera tenho apenas 2 calças o resto é só vestido e saias achava até que meu modo de pensar era um pouco rígido… Mas não estou certa e vi que não estou sozinha meu filho estuda moda e sempre falamos como as mulheres se tornaram vulgar ao se vestir tenho visto isso até nas missas … Sou muito devota da família de santa Terezinha de seus pais hj santos e da santa Terezinha aprendi muito com essa família participo da legiao de Maria amo a igreja e agradeço muito a minha madrinha de batismo por ser católica bjs

    • Olá, Silvana!! Bom dia!

      Fico muito feliz que você tenha gostado do meu blog!

      Infelizmente, a imodéstia se tornou “comum” até mesmo nos meios católicos, mas em geral isso é fruto de uma ignorância totalmente vencível, pois as pessoas não estudam mais o catecismo e nem se preocupam em saber o que a Igreja sempre recomendou acerca deste assunto. Por isso é importante que nós, católicos, sempre estudemos o catecismo, sempre procuremos aprender mais e mais sobre a Fé que recebemos no nosso batismo e que busquemos sempre agradar a Deus em tudo, por mais difícil e sacrificante que seja.

      Continue firme na caminhada da modéstia cristã no vestir. Nossa Senhora, como boa Mãe, vai auxiliá-la, tenha certeza disto!!!

      Um grande abraço!! Obrigada pela visita e pelo comentário!!
      Salve Maria Imaculada!!

  • Olá Melissa.
    Lindo blog, uma iniciativa magnífica.
    Sou de Florianópolis e me sinto como um peixe fora d’água desde quando decidi mudar de vida, e de vestuário! Isso me incentiva bastante, fico também muito feliz em ver que há sacerdotes por aí incentivando mulheres católicas, por aqui não tenho encontrado este apoio. Peço que reze pela Ilha e por todos os cristãos daqui, que encontram dificuldades assim como eu. Deus te abençoe e Salve Maria!

    • Olá, Priscila! Obrigada! Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

      Eu entendo você perfeitamente! Acho que todas nós, que buscamos mudar nossa maneira de vestir, nos sentimos como “peixes fora d’água” no início, e talvez em alguns ambientes e situações também. Mas não devemos perder a coragem. Nossa Senhora é nossa Mãe e sempre vai nos dar força e nos auxiliar neste caminho! Agradar a Deus é o que importa, não importa o que os outros digam!

      Felizmente há sacerdotes que incentivam a modéstia cristã, pena que não são muitos. Devemos rezar para que Deus toque o coração dos sacerdotes de boa vontade para que eles não tenham medo de falar sobre essas questões, pois as mulheres cristãs precisam muito saber sobre a importância da modéstia como proteção para a virtude da pureza, que é tão cara a Deus e que é a joia rara dos santos!!

      Conte com minhas orações!
      Amém! Salve Maria Imaculada!

Os comentários estão fechados.