Como fechar o decote de uma blusa?

Por Melissa Bergonso
 
Como é difícil encontrar roupa decente! Blusas modestas, então, são as mais difíceis de encontrar! Quando não têm decote, também não têm mangas, quando têm mangas, o decote é imenso! Que dificuldade! Dá vontade de arrancar os cabelos…!!
 
Segunda-feira eu aproveitei o dia para fazer uma pequena “arte”. Peguei uma camisetinha velhinha que eu tinha e resolvi fechar o decote dela com um pedaço de bordado inglês que sobrou do mandrião que fiz para o meu afilhado. E não é que deu certo?? Bom, como foi um teste, tive um pequeno retrabalho, pois tive que forrar o bordado inglês para que os vãozinhos dos bordados não deixassem entrever a pele do colo, mas o resultado ficou bem legal. Esta é uma boa opção para quem tem alguma blusinha decotada demais e quer fechar o decote com uma decoração bem bonitinha.
 
Vamos ao o passo-a-passo do fechamento do decote! A blusa, como eu disse, é velhinha, então serviu somente como “amostra” da experiência rs…
 
fechando decote
 
Este é o decote da blusinha. Como ela é feita de malha, a melhor solução para fechar o decote sem que ele estique ou se abra é colocar algum tecido rijo por dentro para conter a malha, e o bordado inglês, por ser de algodão, cumpre muito bem este papel!
 
fechando decote
 
Aqui eu virei a blusa do avesso e alfinetei o bordado inglês do lado de dentro. Ah, não se esqueça de medir a altura tanto de um lado como do outro, partindo da costura do ombro, para que o tecido pregado fique no mesmo pé de altura.
 
fechando decote
 
Depois costurei à mão mesmo, contornando a borda do viés da gola. Deste modo, os pontos dados por dentro não aparecem do lado de fora.
 
Decote quase pronto
 
Como o bordado inglês é vazado, ele precisa de um forrinho. Aproveitei um tecido de algodão que também tinha sobrado do mandrião do Inácio, cortei um pedacinho do mesmo tamanho do bordado inglês e preguei por cima, no avesso também, da mesma forma como fiz com o bordado inglês. Esse foi meu retrabalho, pois o forrinho poderia ter sido pregado já junto com o bordado inglês, mas eu tinha me esquecido do “pequeno detalhe” dos vãozinhos dos bordados… Isso é o que dá não planejar primeiro o que se faz, mesmo que o feito seja um “experimento” rsrs…
 
fechando decote
 
Também é bom alfinetar o pedacinho de tecido antes de costurar para que ele não saia do lugar. Nessa foto eu ainda não tinha colocado os alfinetes.
 
fechando decote
 
Tecido costurado no avesso! Aproveitei e cortei as sobras, contornando a costura. Claro que meu “experimento” não ficou com um acabamento de primeira, pois esse fechamento de decote foi meu primeiro intento, praticamente um teste que eu fiz. Se você for seguir este mesmo modelo de fechamento de decote, tire as medidas certinhas, chuleie as bordas primeiro para que elas não desfiem posteriormente com o uso e depois pregue sobre o decote que você quer fechar.
 
E agora, tchan-tchan-tchan-tchaannn…! Eis o decote fechadinho e decorado!!
 
decote fechado!
 
Gostou? Fácil, não??Smiley de boca aberta Essa “técnica” também pode ser aplicada em vestidos decotados, o processo vai ser muito parecido. Para quem ainda não tem condição de montar logo de cara um guarda-roupa modesto, essa é uma boa opção para reaproveitar aquelas roupas que não são totalmente modestas, mas que ainda “tem salvação”, sem comprometer o orçamento familiar. Claro que nem todos os decotes serão possíveis de serem fechados e alguns provavelmente não terão salvação por serem muito abertos. Neste caso, a solução pode ser transformar a infeliz peça de roupa em algo útil pra você, como capa para travesseiros, tapetes de tiras, colcha de retalhos, entre outras coisas! O importante é que “nada se perde, tudo se transforma” rs…
 
Espero que este post tenha sido útil. Em breve vou trazer uma outra opção de “reforma e reaproveitamento”!… Aguarde!!
 
Salve Maria!!

Comentários ( 23 )

  • Oi, Melissa, Salve Maria!

    Que técnica legal ^^
    muito útil, e o jeito é costurar a mão mesmo, por que geralmente as máquinas comuns não costuram malha.

    • Oi, Débora, Salve Maria!

      Que bom que gostou da minha “técnica” rs!

      Pra fazer este tipo de fechamento de gola, costurar à mão é mais rápido e mais prático também, pois dá pra controlar melhor a tensão da linha sem esgarçar o tecido e deformar a gola rsrs…

      Beijos e fica com Deus!

  • Gostei. Ficou muito bom. Mas uma coisa é certa, na hora de comprar a máquina de costura, é bom escolher uma que costure de tudo, sai pouca coisa mais caro, nada que suaves prestações n suportem ahuahuahu

    • A minha máquina costura de tudo (ou, pelo menos, quase tudo, tentei pouca coisa até hoje rsrs) mas é difícil controlar malha na hora de fazer acabamentos. No caso da minha blusa, acho que até daria pra costurar na máquina, mas daí os pontos iriam ficar aparecendo por fora, iria marcar, não ficaria bom…

      Mas é verdade, vale a pena investir um pouco mais e comprar uma máquina boa!

  • Só uma coisa…
    Entendo perfeitamente esse cuidado com o decote, que na maioria das vezes pode fazer com que os homens pequem contra a castidade mas.
    Não entendi aonde que a blusa aí da foto tem algo de indecente ou de imodesto…
    Pode até ter ficado mesmo mais bonito com esse detalhe feito, mas, da forma como estava era TOTALMENTE MODESTO E MORAL e duvido muito que aparecesse alguma coisa que deveria ficar oculta.

    • Olá, Everton, Salve Maria!

      De acordo com as normas marianas, o decote não estava totalmente modesto, pois ia MUITO ALÉM de 2 dedos sob o poço da garganta, e facilmente ele poderia revelar o que não deveria, especialmente em movimentos para pegar algo no chão, por exemplo. Esse é um cuidado que devemos ter e que quase ninguém dá importância. A modéstia no vestir não é só uma “questão de medidas”, mas especialmente todo um cuidado em velar nosso corpo para que o mesmo não seja causa de queda nem de escândalo, e nem de “exposição” por desatenção ou falta de cuidado consigo mesmo.

      Fica com Deus!

    • Everton, vc n entende o pq a blusa ficaria indecente pq vc n tem seios!!! Então, o volume dos seios ergue a blusa, aí está o problema percebe?

  • Olá Melissa, o Avon vende um tipo de sutiã com uma renda alta para proteger os decotes, mas infelizmente não tem o forro, por isso o seu ficou melhor! rs

    • Oi, Carla! Salve Maria!

      Eu acho que nunca vi esse sutiã, mas pelo o que a gente vê por aí de fábrica de lingerie, provavelmente ele deve ser sensual, não convém usar.

      Beijos!

  • Minha amiga Sra. Melissa. Mais uma vez venho aqui lhe parabenizar pelo ótimo exemplo que modéstia santa. Rezo para que Deus recompense a sra. e toda sua familia.

  • Gostei muito da dica, Mel!
    Tem um produto parecido que é vendido na revista Avon, sabia? Ele vem com duas fivelinhas para a gente prender no sutiã… eu vi ele mês passado, mas eu não tenho. Se der, vou digitalizar o produto para você ver.
    Tem também esta técnica, que eu achei muito legal:
    http://teusvestidos.wordpress.com/2011/03/19/adaptando-decote-de-blusa-uma-ideia/
    No caso, acho que este fica bom até para a pessoa mandar fazer assim, pois o detalhe “picotado” (dos lados) fica bonito, e com o recurso da falsa blusa, modesto.

    • Oi, Lu!

      Será que esse produto é o mesmo que a Carla mencionou? Não sabia que estavam vendendo algo assim. Se você puder digitalizar, eu agradeço!

      Essa outra técnica que você publicou é boa também, especialmente para blusinhas que têm botõezinhos na frente.

      Fica com Deus! Salve Maria!

  • Parabens. No meio do mar de imoralidade no qual se afunda a nossa pobre sociedade, ver almas femininas que amam nao somente a pureza e a modestia, mas a propria feminilidade, è muito edificante. Voces estao na estra certa, avante!

  • Muito boa a ideia! Vou aproveitar em diversas blusinhas que tenho. É mesmo mta dificuldade encontrar roupas descentes… sempre acabo apelando para os boleros, etc, para cobrir o colo e os braços. Salve Maria!

    • Olá, Carol!
      Fico feliz que tenha gostado da ideia!
      Sim, é difícil encontrar roupas decentes, também tenho esta dificuldade, especialmente para blusas/camisetes…
      Salve Maria!!

Os comentários estão fechados.