Bolo para Epifania de Nosso Senhor

06/01/2012 Culinária Católica Nenhum comentário
Por Melissa Bergonso
 
Para comemorar o dia da Epifania de Nosso Senhor, que tal um bolinho enfeitado?? O bolo pode ser de qualquer sabor e a decoração fica a gosto. É interessante utilizar alguns docinhos e guloseimas de enfeite, que representem os presentes dados pelos três Reis Magos, a saber: ouro, incenso e mirra. Este tipo de artifício é muito bom para catequisar as crianças e ensiná-las sobre as coisas de Deus de forma divertida.
 
Para representar o ouro você pode usar balas ou chocolates que tenham a embalagem dourada, e dispersar os doces na base do bolo. Outra opção é cortar bananas em rodelas pequenas, caramelizá-las e dispô-las por cima do bolo ou em volta dele, no prato, como você preferir. Para representar o incenso você pode usar chocolate, castanhas ou nozes picadinhas sobre o bolo. Para representar a mirra você pode utilizar uma calda líquida de sua preferência sobre o bolo, como calda de chocolate (branco ou preto) ou outra calda que dê um perfume gostoso, pode ser de laranja também. Se preferir, você pode utilizar outras coisas para representar o ouro, o incenso e a mirra, é só usar a criatividade!
 
Se você tem filhos, procure fazer com que as crianças enfeitem o bolo e vá explicando a elas o que cada docinho representa e o que cada presente dos Reis Magos significa. Nesta meditação de Santo Afonso tem uma explicação belíssima sobre o ouro, o incenso e a mirra. Aproveite para fazer uma breve explicação ou para ler a meditação para seus filhos. Eu gosto muito das meditações de Santo Afonso, elas são de uma profundidade tão grande e de uma delicadeza tão angelical… é como se Santo Afonso estivesse vendo realmente a cena enquanto explana sobre ela!
 
Não coloquei a foto do meu bolo aqui porque ele ainda está no forno, e estou torcendo pra que ele fique bom, pois errei a massa, tive que adaptar alguns ingredientes, agora estou no aguardo… Se meu bolinho assar direitinho, vou decorar e mais tarde posto a foto! Mas, para lhe dar uma inspiração enquanto meu bolo assa, este blog tem uma foto bem legal de um bolo para a Epifania. Agora é só se inspirar e fazer!!
 
Feliz Epifania de Nosso Senhor!!!
Salve Maria!

Deixe uma resposta