Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora – 08 de Dezembro

Por Melissa Bergonso
 
NS. de LourdesHoje, dia 8 de Dezembro, comemoramos a Festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mãe de Deus. Esta é uma festa de preceito, portanto todo o católico tem a obrigação de assistir à Missa neste dia.
 
Creio que muitos católicos nem sabem por que celebramos a Festa da Imaculada Conceição. Conforme ensina o Catecismo Maior de São Pio X:
 
Celebra-se a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria porque Ela, como ensina a fé, por singular privilégio, e em vista dos merecimentos de Jesus Cristo Redentor, foi santificada pela divina graça desde o primeiro instante em que foi concebida, e assim preservada e isenta da culpa original.[1]
 
Deus concedeu à Virgem Maria o privilégio da Imaculada Conceição porque convinha à santidade e à majestade de Jesus Cristo que a Virgem destinada a ser sua Mãe não fosse, nem sequer por um momento, escrava do demônio.[2]
 
E diz Santo Afonso:
 
Conveio que o Filho tivesse uma Mãe imaculada. Ele mesmo a escolheu por mãe. Não se pode crer que um filho, podendo ter por mãe uma rainha, a quisesse escrava. Como então imaginar que o Verbo Eterno, podendo ter uma Mãe imaculada e sempre amiga de Deus, a quisesse manchada e algum tempo inimiga de Deus? – Ainda mais, diz Santo Agostinho: Caro Christi caro est Mariae – «A carne de Cristo é a carne de Maria».[3]
 
O Dogma da Imaculada Conceição foi definido em 8 de dezembro de 1854 por Pio IX, através da Bula dogmática Ineffabilis Deus. Convém que todos os católicos leiam esta Bula, especialmente os que se dizem devotos e filhos de Maria!
 
“Eu sou a Imaculada Conceição”, disse Nossa Senhora a Santa Bernadete. Peçamos à Virgem Imaculada que nos ajude a progredirmos, especialmente, nas virtudes da santa pureza e da humildade, e recorramos a Ela em todas as nossas necessidades e angústias. Digamos em alta voz, como filhos devotos: Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós! E confiemo-nos sempre a Maria Santíssima!
 
Feliz dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição!!!
Tenham um feliz e santo dia!
 
Imaculada Conceição
 

És toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha (Cant 4, 7).

 
Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas (Apoc 12, 1).
 
[1] Das festas solenes da Virgem Maria, e em primeiro lugar da sua Imaculada Conceição. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, q. 137, p. 270.
[2] Das festas solenes da Virgem Maria, e em primeiro lugar da sua Imaculada Conceição. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, q. 139. p. 270.
[3] Santo Afonso Maria de Ligório. VIII de Dezembro: Festa da Imaculada Conceição de Maria. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo Primeiro: Desde o Domingo do Advento até a Semana Santa inclusive. Friburgo: Herder & Cia, 1921, p. 432.
 
Leia também:

Comentário ( 1 )

  • “a minha mãe, é a virgem Maria, é ela que vai me acolher, me abraçar, me compreender, me acalmar, me ensinar, me educar, me formar, me amar…”
    (gosto muito do trecho dessa canção)

    AUXILIO DOS CRISTÃOS, ROGAI POR NÓS!!!

Deixe uma resposta