Santa Edwiges – 16 de Outubro

16/10/2011 Vida dos Santos Nenhum comentário
Por Dom Servilio Conti, I. M. C.
 
Santa EdwigesSanta Edwiges nasceu em 1174, na Alemanha. Ela é modelo dos três estados femininos: da virgem, da esposa e da viúva.
 
Menina de 12 anos, foi dada em matrimônio ao príncipe da Silésia, Henrique I. Deus a seu esposo 6 filhos aos quais educou na piedade; persuadiu em seguida o marido a fazer voto de continência conjugal.
 
Durante sua vida de esposa, distinguiu-se por um profundo espírito de oração, de penitência e, sobretudo, de caridade. Segundo o testemunho de seus contemporâneos, ela guardava para si parte mínima de suas rendas, todo o resto era em favor do pobres que servia com as próprias mãos.
 
Falecido o esposo, retirou-se ao convento onde sua filha Gertrudes era abadessa. Como religiosa brilhou como modelo de obediência e humildade.
 
Ela mostrou sua grande alma no momento da morte do filho Henrique II que pereceu na cruzada contra os tártaros. Recolhida em oração disse: “É a vontade de Deus e devemos submeter-nos a ela. Eu vos agradeço, Senhor, por me terdes dado um tal filho, que sempre me amou durante a sua vida, testemunhando-me um grande respeito e jamais me causou a mínima pena. Se bem que desejasse vê-lo sempre com vida, sinto uma grande alegria de saber que ele derramou seu sangue por vós, meu Criador, e que está agora unido a vós no céu”.
 
Santa Edwiges faleceu, consumida pela penitência, aos 15 de outubro de 1243, e seu corpo é venerado no convento de Trebnitz (Silésia).
 
—————
CONTI, D. Servilio. I. M. C. O Santo do dia. 7a. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, p. 458-459.

Deixe uma resposta