Festa de Nossa Senhora do Rosário – 7 de Outubro

Nossa Senhora do Rosário de Lepanto
Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Lepanto
que se encontra na igreja de São Domingos,
em Granada (Espanha)
Em ação de graças pela grande vitória de Lepanto (1571) sobre os Turcos que ameaçavam a cristandade, o santo Papa Pio V instituiu uma festa aniversária. Chamou-se primeiro festa de Nossa Senhora da Vitória, nome que o sucessor de Pio V trocou pelo atual.
 
Este título lembra a proteção de Maria aos exércitos cristãos depois de uma infinidade de rosários rezados a convite de São Pio V.
 
O Papa Leão XIII elevou esta festa à categoria de rito duplex de 2ª classe. Deve ser para nós, ocasião de afervorarmos a nossa devoção ao rosário[1].
 
*   *   *   *   *
 
“Quando você reza o Rosário, os Anjos regozijam-se, a SANTÍSSIMA TRINDADE deleita-Se, meu Filho alegra-Se e eu estou mais feliz do que se pode imaginar. Depois do Santo Sacrifício da Missa, não há nada na Igreja que eu amo mais que o Rosário”. (Nossa Senhora ao Bem-aventurado Alano de la Roche)
 
*   *   *   *   *
 
Leitura do livro da Sabedoria (Prov. 8, 22-24 e 32-35): O Senhor me possuiu no princípio do Seus caminhos, desde o princípio, antes de criar coisa alguma. Desde a eternidade fui constituída, e desde o princípio, antes que a Terra fosse criada. Ainda não havia os abismos, e eu estava já concebida: Agora, pois, filhos, ouvi-me: Bem-aventurados os que guardam os meus caminhos. Ouvi as minhas instruções, e sede sábios, e não queirais rejeitá-las. Bem-aventurado o homem que me ouve, e que vela todos os dias à entrada da minha casa, e que se conserva à porta da minha casa. Aquele que me achar, achará a vida, e alcançará do Senhor a salvação[2].
 
—————
[1] Nossa Senhora: curso médio de catecismo mariano. São Paulo: Livraria Francisco Alves Paulo de Azevedo & Cia, 1937, p. 56-57.
[2] Missal Quotidiano e Vesperal: por Dom Gaspar Lefebvre. Bruges, 1951, p.1660.
Crédito da Imagem: traditioninaction.org
 
Leia também:
 
|| » Siga o blog Mulher Católica no Twitter e no FaceBook ou receba os artigos por Email « ||