Oremos por nossas famílias!

13/08/2011 Novenas e Orações Nenhum comentário
Por Melissa Bergonso
A oração é imprescindível para o crescimento da vida espiritual do cristão, e não lhe pode faltar em momento algum. A alma que não reza está fadada a perder-se. No Diário de Santa Fautisna Kowalska podemos ler o seguinte:

“É pela oração que a alma se arma para toda espécie de combate. Em qualquer estado em que se encontre, a alma deve rezar. — Tem que rezar a alma pura e bela, porque de outra forma perderia a sua beleza; deve rezar a alma que está buscando essa pureza, porque de outra forma não a atingiria; deve rezar a alma recém-convertida, porque de outra forma cairia novamente; deve rezar a alma pecadora, atolada em pecados, para que possa levantar-se. E não existe uma só alma que não tenha a obrigação de rezar, porque toda a graça provém da oração”. (146)

Nestes dias em que vivemos, por causa da imoralidade e de tantas ideologias anti-católicas que nos permeiam, precisamos rezar triplamente mais, e não somente por nós mesmos, mas também pela nossa família, pelos nossos pais, pelos nossos filhos!
Lembro-me que meu pai costumava dizer: “família que reza unida, permanece unida”, e essa é a mais pura verdade! Quantos lares não são destruídos por não terem Deus em seu centro? E quantos filhos não se perdem e não se desviam do caminho de Deus por causa da falta de zelo de seus pais em educá-los e introduzi-los no caminho da vida cristã, especialmente na vida de oração?
Um lar verdadeiramente cristão possui Deus em seu centro, e tudo em seu interior é feito sempre “olhando” para Nosso Senhor Jesus Cristo. A família que realmente é cristã sabe rejeitar tudo aquilo que não vem de Deus e renunciar a tudo aquilo que não leva a Ele também. Deste modo, uma alma que desde cedo aprende a amar a Deus dificilmente se distanciará dEle, e dificilmente cairá na desgraça de viver em pecado mortal.
Não podemos nos esquecer que as mães têm um papel primordial e fundamental na família, pois são elas as responsáveis pela educação cristã dos filhos e pela lapidação de suas almas. Assim sendo, sua responsabilidade é muito grande, e elas terão de prestar contas mais tarde a Deus, respondendo pela alma daqueles que foram postos sob seus cuidados. — Ah, mães, vocês deveriam tremer ante esta tamanha responsabilidade que foi colocada em suas mãos!
Se a mulher soubesse seu valor dentro da família a sociedade não estaria tão caótica como está hoje, as crianças não teriam tantos problemas emocionais nem psicológicos, e a família teria seu lugar na sociedade (o que não acontece mais hoje, pois até o “conceito” de família já mudou…).

Como precisamos urgentemente rezar pelas nossas famílias, deixo abaixo algumas orações. As três primeiras são para a família através da Sagrada Família. A quarta é para os pais, e oh! como precisamos rezar por nossos pais, aqueles que nos deram a vida, que nos criaram, a quem devemos o que somos! A quinta oração é das mães para os filhos e para a família.

Que São José, Pai Nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo, interceda por todas as famílias brasileiras e afaste de nossa Pátria todos os males que assolam os fundamentos familiares! E que a Sagrada Família seja o espelho das famílias cristãs!
—-*—*—*—-

ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA

Jesus, Maria e José, modelos perfeitíssimos de recolhimento, caridade e humildade, alcançai-nos a graça de imitarmos as sublimes virtudes que praticastes na terra, e dignai-vos proteger a todos nós, que agora prostrados na vossa presença imploramos o vosso patrocínio. Lembrai-vos, ó Jesus, Maria e José, que somos todos vossos; defendei-nos, pois, de todo e qualquer perigo, socorrei-nos em nossas necessidades e dai-nos graça para nos mantermos constantemente na imitação da vossa santa Família, a fim de que, servindo-vos fielmente aqui na terra, possamos depois bendizer-vos por toda a eternidade no céu. Assim seja.

CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS CRISTÃS

Ó Jesus, nosso amabilíssimo Redentor, que, vindo do céu para ser a luz do mundo com a doutrina e com o exemplo, quisestes passar a maior parte da vossa vida mortal humilde e submisso a Maria e José na pobre casa de Nazaré, para santificar essa Família que devia ser o modelo da família cristã; dignai-vos acolher benignamente as nossas famílias que agora se dedicam e consagravam a vós. Protegei-as, guardai-as e fazei que nelas reine, com o vosso amor, a paz e a concórdia da caridade cristã, a fim de que possam conformar-se com o divino modelo da vossa sagrada Família, e todas, sem exceção de ninguém, mereçam alcançar a eterna felicidade.

Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus e nossa Mãe, fazei, por vossa piedosa intercessão, que Jesus acolha benignamente a oferta que lhe fazemos de nossas famílias, e nos conceda as suas graças e bênçãos.

Ó S. José, guarda amorosíssima de Jesus e Maria, concedei-nos socorro do vosso patrocínio em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, a fim de que possamos, com a bem-aventurada Virgem Maria e convosco, louvar e bendizer eternamente a Jesus Cristo, nosso divino Redentor. Assim seja.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA PELA PRÓPRIA FAMÍLIA

Amorosíssimo Jesus, que com as inefáveis virtudes e os admiráveis exemplos da vossa vida doméstica, santificastes a Família que vós mesmo escolhestes para vós aqui na terra: volvei um olhar piedoso para toda a minha família que implora a vossa proteção. Lembrai-vos, Jesus, que também esta família vos pertence. Assisti-a, pois, benignamente; defendei-a em suas necessidades, afastai dela todo mal, e concedei-lhe a graça de conservar-se constante na imitação da vossa santa Família, a fim de que, servindo-vos fielmente e amando-vos na terra, possa depois bendizer-vos eternamente no paraíso.

Ó Maria, Mãe dulcíssima, recorro à vossa intercessão, certo de que o vosso divino Filho ouvirá as vossas preces em favor da minha família.

E vós também, glorioso patriarca São José, que tivestes o sublimíssimo cargo de chefe da santa Família, valei-me com a vossa poderosa proteção, e apresentai a Jesus pelas mãos de Maria a minha família, para que a abençoe e livre de todo mal. Assim seja. Glória Pai…

ORAÇÃO PELOS PAIS

Ó meu Deus, Pai de bondade e misericórdia, atendei propício às súplicas que vos faço em favor dos meus queridos pais, que reconheço como singular favor das vossas mãos. Vós destes, Senhor, o preceito do amor filial, dizendo: “Honrarás pai e mãe!”. Imprimistes em nossa alma este tão doce sentimento, ao qual quisestes também ligar a nossa felicidade, ainda mesmo sobre a terra. Vinde, pois, em meu auxílio e satisfazei por mim quanto devo aos seus cuidados e ternura que jamais poderei reconhecer bastante. Derramai sobre meus pais as vossas preciosas e mais abundantes bênçãos; recompensai a sua caridade nesta vida, segundo os desígnios da vossa providência, e na outra, com a felicidade eterna. Ó meu Deus, concedei a meus bons pais largos anos de vida, para que me protejam na infância e na juventude, em que tanto necessito de sua assistência, e também, para que na sua velhice possa eu ter a consolação de os acompanhar e prodigalizar-lhes os serviços de que precisarem.

Venho agora pedir também que me façais dócil, obediente e humilde, para vos agradar, ó meu deus, e para dar igualmente satisfação aos meus queridos pais. Não permitais, Senhor, que jamais lhes cause o menor desgosto, antes fazei que eu lhes dê todo o prazer que devem esperar do meu amor. Ó meu Deus, abençoai para sempre e em tudo a meus pais, pelo amor de Jesus Cristo, Nosso Senhor. Assim seja.

ORAÇÃO DAS MÃES CRISTÃS PELOS FILHOS E PELA FAMÍLIA

Nossa Senhora do Sagrado Coração, Virgem imaculada, rogai por nossos filhos ao Coração adorável de Jesus, que não recusa nada à sua Mãe! Intercedei-lhe pela união e paz em nossas famílias.

Santos anjos da guarda, orai por eles.
São José, protegei nossa intenção.
São João, discípulo bem amado, rogai por eles ao Coração de Jesus.
Santo Agostinho, rogai por eles.
São Luís, rogai por eles.
Santa Mônica, rogai por eles e por todos nós.

—————
Manual da Paróquia. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª. edição, 1950, p. 226-228; 253-254. Compilado por Mons. Leovigildo Franca.

Deixe uma resposta