São Joaquim e Santa Ana » Sobremesa de picolés de gelatina para a comemoração!

26/07/2011 Culinária Católica Nenhum comentário
Por Melissa Bergonso

Hoje é dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria Santíssima, avós de Nosso Senhor Jesus Cristo. Poucos dados se têm sobre a vida desses agraciados avós, porém o pouco que temos nos mostra quão piedoso era este casal, ao qual Deus escolheu para gerar Aquela que veio a ser a Mãe de Deus (leia a história aqui).

Como toda festa precisa de pelo menos um pratinho especial, eu sugiro, para comemorar este dia, uma sobremesa que a Fernanda Pudo postou em seu blog A Igreja Doméstia, e que parece ser muito gostosa: picolés de gelatina! Aposto que as crianças vão gostar deste picolé (até eu gostei rsrs).
Nos EUA, para a festa de São Joaquim e Santa Ana, é costume usar a melancia e suas cores como tema de decoração e para a culinária. A Fernanda explicou que:

“O livro ‘Dia do meu nome, venha para a sobremesa’ (My nameday, come for dessert) sugere que as decorações para comemorar São Joaquim e Santa Ana sejam feitas em verde e vermelho, cores de suas vestimentas e que representam a imortalidade e o amor divino respectivamente”.


Quanto ao uso da melancia, ela não sabe explicar o porquê, mas eu penso (estou dando um palpite) que talvez seja por ser uma fruta de época nos EUA que contém as cores verde e vermelho, e geralmente é mais fácil achar e comprar frutas de época. Se alguém souber o motivo real, por favor, deixe um comentário neste post explicando pra gente!

O tema de melancia fica tão campestre! Acessem os links para o blog da Fer e inspirem-se!

Fiquem com Deus! Salve Maria!


Deixe uma resposta