Oremos pelos sacerdotes!

Por Melissa Bergonso
Nos dias em que vivemos, é cada vez mais difícil encontramos bons e santos sacerdotes, e o reflexo disso em nossa sociedade é notável! “Vede o rebanho disperso e volúvel e sabereis como o protege e o cuida o seu pastor” (citação minha)…
Talvez nunca, em toda a história da Igreja, o povo andasse tão perdido e tão entregue a cultos e ideologias pagãs como hoje, e isso com certeza acontece pela falta de zelo de nossos sacerdotes em instruírem as almas sobre as Verdades de Fé e sobre a Doutrina Católica.

Vamos implorar a Deus para que nos mande santas vocações, santos sacerdotes, que cuidem do seu povo com zelo e amor e não deixem mais as almas se perderem de modo tão mesquinho, leviano e grosseiro, de mão beijada para satanás, por negligência e por falta de quem as guie.
Vamos nos unir em oração pelos sacerdotes. Que Deus os santifique e os proteja dos ataques do inimigo infernal. Quem puder, reze as seguintes orações todos os dias.
Fiquem com Deus. Salve Maria!
—*–*–*—

ORAÇÃO PELO CLERO

Deixai, ó Jesus, que em vosso Coração eucarístico depositemos nossas mais ardentes preces pelo nosso clero, e sede propício aos nosso pedidos. Multiplicai as vocações sacerdotais na nossa pátria: atraí ao vosso altar os filhos do nosso Brasil; chamai-os com instância ao vosso ministério. Conservai na perfeita fidelidade ao vosso serviço aqueles a quem já chamastes; afervorai-os, purificai-os, santificai-os e não permitais que se afastem do espírito da vossa Igreja.

Não consintais, ó Jesus, nós vos suplicamos, que debaixo do céu brasileiro sejam, por mãos indignas, profanados os vossos mistérios de amor. Também vos pedimos com instância: deixai que a misericórdia do vosso Coração vença a vossa justiça divina por aqueles que se recusaram à honra da vocação sacerdotal ou desertaram das fileiras sagradas.

Atendei, ó Jesus, a esta nossa insistente oração, vo-lo pedimos por vossa Mãe, Maria Santíssima, Rainha dos sacerdotes. Ó Maria, a vosso Coração confiamos o nosso clero; guiai-o, guardai-o, protegei-o, salvai-o.
ORAÇÃO PARA PEDIR VOCAÇÕES

Senhor, dai-nos padres — padres santos — e tornai-nos dóceis aos seus ensinamentos!
(repete-se depois de cada uma das seguintes invocações)

1. Para que o vosso santo nome seja santificado em nossa paróquia, em nossas famílias, em nosso Brasil! (Senhor, dai-nos padres…)
2. Para que o vosso reino venha a nós, aos nossos corações e ao coração dos nossos filhos!
3. Para oferecer cada dia sobre o vosso altar o santo sacrifício, redenção dos nossos pecados, alívio para os nossos defuntos!
4. Para absolver os nossos pecados e restituir a vida às nossas almas e a paz aos nossos corações!
5. Para alimentar com a Eucaristia nossas almas, cansadas das lutas na vida!
6. Para que tenhamos o conforto dos vossos divinos sacramentos durante a nossa vida e, sobretudo, na hora da nossa morte!
7. Para ensinar às nossas crianças a vos conhecer, amar e servir!
8. Para ensinar aos nossos jovens seus deveres seus deveres para consigo mesmo, para com seus pais e sua Pátria!
9. Para ensinar às nossas donzelas a guardar a modéstia, a honra, e fazer delas valorosas mães cristãs!
10. Para ensinar-nos o amor uns aos outros!
11. Para ensinar-nos a todos o cumprimento corajoso do nosso dever e os meios de merecer a vida eterna!
12. Para pregar-nos a verdadeira justiça e caridade!
13. Para acalmar os ódios sociais e trabalhar para a união dos corações!
14. Para atrair as vossas bênçãos sobre nossas casas, nossas terras e nossos bens!
15. Para que um dia possamos todos nos encontrar na mansão dos eleitos!
16. Coração sacratíssimo de Jesus que, para testemunhar-nos o vosso amor infinito, instituístes o sacerdócio católico, a fim de permanecer entre nós pelo ministério dos padres: Dai-nos padres — padres santos — e tornai-nos dóceis aos seus ensinamentos!

ORAÇÃO PARA MARIA, RAINHA DO CLERO

Ó Maria, augusta Rainha do clero, vós que fostes dada por Mãe a São João no dia seguinte à sua ordenação sacerdotal; vós que presidistes a oração unânime e perseverante dos apóstolos e dos discípulos no dia de Pentecostes; dignai-vos orar conosco pelos sucessores dos apóstolos, pelo Papa, pelos Bispos, pelos Padres, a fim de que essa santa falange aumente cada vez mais e que, a exemplo do vosso divino Filho Jesus, trabalhe eficazmente para sustentar os fracos, consolar os aflitos, converter os pecadores e estender sobre a terra o reino de Deus, que vive por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Ó Maria, Rainha do clero, rogai por nós.

—————
Manual da Paróquia. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª. edição, 1950, p. 248-250. Compilado por Mons. Leovigildo Franca.

Leia também: