Especial Nossa Senhora do Carmo » Atividades para Crianças

Por Melissa Bergonso
Nesta Semana Especial dedicada a Nossa Senhora do Carmo as crianças também têm sua vez! As sugestões que trago hoje podem ser programadas para serem feitas no dia 16, ou um dia antes, para preparar os pequenos para o dia de Nossa Senhora do Carmo.
As crianças menores podem desenvolver atividades que desenvolvem a coordenação motora e a criatividade, como por exemplo, pintando desenhos e desenhando também à mão livre. As crianças maiores podem ajudar na preparação das guloseimas e também encenando a história da entrega do Escapulário por Nossa Senhora a São Simão Stock.
Colorindo…
Desenho nº 4

Alguns modelos de desenhos para colorir podem ser baixados nos links abaixo (os arquivos estão em formato pdf para melhor visualização e impressão):

Desenhando…
As crianças podem trabalhar de modo especial a criatividade, coordenação motora e seu lado artístico desenhando.
Dê um papel em branco para cada criança e peça para que elas desenhem o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Se preciso for, coloque um sobre a mesa para que elas possam tê-lo de modelo. Enquanto isso, conte a história do Escapulário e as promessas para quem usá-lo.
Depois de contar a história e as promessas do Escapulário, peça também para que as crianças desenhem em outra folha de papel em branco a “Grande Promessa” e o “Privilégio Sabatino”. Se possível, divida em dois grupos, enquanto um desenha a Grande Promessa o outro desenha o Privilégio Sabatino. Deixe que elas usem a criatividade para desenhar as figuras.
Encenando…
Algo muito legal para ser feito também com as crianças, especialmente com as maiores, é preparar um teatrinho para o dia de Nossa Senhora do Carmo, com uma menina fazendo o papel de Nossa Senhora e um menino fazendo o papel de São Simão Stock. O roteiro da história pode ser feito baseado na história de São Simão Stock. Também pode-se utilizar algumas das histórias sobre o Escapulário, contidas no livro “A grande promessa de salvação: O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo”. Publiquei algumas aqui no blog, mas no livro tem muito mais! e são histórias fantásticas!

Ao final do teatrinho, cada pessoa pode receber um escapulário de presente. Neste caso, é imprescindível explicar que as promessas somente serão válidas se a pessoa receber a imposição do escapulário por um sacerdote com as devidas orações de imposição (caso haja pessoas que nunca fizeram a imposição do escapulário antes), e cumprir as obrigações necessárias, conforme descrito aqui.

Quanto ao figurino, ele pode ser improvisado com algum lençol marrom ou escuro. As mamães que sabem costurar podem confeccionar as fantasias para as crianças. Se não quiserem utilizar tecido comum, podem utilizar tnt (foto ao lado), que é barato e é possível ser encontrado em várias cores. Claro que com tnt as roupinhas ficarão mais rústicas (será só para simbolizar mesmo!), mas não tem problema, pois o objetivo aqui é fazer com que as crianças aprendam a história do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo de forma criativa, saudável e divertida!
Fiquem com Deus! Salve Maria!

Comentários ( 4 )

  • Paraebéns por este Blog ! É lindo, instrutivo. Acabei de conhecer, amamos !
    Parabéns de Todo o coração !
    Salve Maria !
    Que Maria a cubra com seu Manto Sagrado, e que continue produzindo fielmente as coisas de Deus …

  • Salve Maria! Conheci hoje o seu blog, muito interessante. O seu pensar é o mesmo do meu. Tudo para fazer a vontade de Deus. Paz e bem.

Deixe uma resposta