Especial Nossa Senhora do Carmo » Fazendo meu Escapulário!

Por Melissa Bergonso
Olá, costureiras e moças que gostam de artesanato! Para dar seguimento à Semana Especial em preparação à Festa de Nossa Senhora do Carmo, hoje vou ensinar como fazer seu próprio Escapulário de lã!
Este Escapulário da foto ao lado fui eu mesma quem fiz. Ele é um pouquinho trabalhoso, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. De qualquer forma, a sensação de se ter feito algo com as próprias mãos é ótima, dá uma alegria imensa! Mesmo as mulheres que não têm muita aptidão para costura podem tentar confeccioná-lo. Espero que meu tutorial as ajude!

Materiais necessários:

  • Tecido de lã na cor marrom ou café (de preferência aos tecidos de lã 100% natural. Eles são mais caros, mas são mais duráveis e não fazem bolinhas);
  • Cordão fino na cor bege, branco, marrom ou preto (para cada escapulário você usará 1 m de cordão, cortando-o em dois pedaços de 50 cm);
  • Linha de costura de algodão na cor amarelo-dourada;
  • Linha de costura de algodão na cor do tecido de lã comprado;
  • Entretela fina (pode ser a usada para tecidos de seda);
  • Tesoura para tecido;
  • Giz para riscar tecido;
  • Pedaço de cartolina ou papel grosso para fazer o molde.

Fazendo o Escapulário
Corte um retângulo da cartolina na medida de 4 x 5 cm. Com esse molde você vai cortar 4 pedaços do tecido de lã e dois pedaços da entretela.

A entretela, neste caso, vai servir para dar maior estabilidade no tecido para fazer os bordados e acabamentos.

Pegue dois pedaços do tecido de lã e cole, com o ferro de passar, um pedaço de entretela em cada um. Use um pano sobre os pedaços de tecidos para que, com o calor do ferro de passar, a cola da entretela grude no tecido de lã. Retire o pano de cima e pressione, devagarinho, o ferro sobre a entretela já colada nos tecidos, para melhor aderência. Tenha cuidado em colocar a entretela com a parte de cola virada para o tecido do escapulário para que não aconteça de colá-la no tecido de suporte ao ferro (ou na pior das hipóteses, no próprio ferro!).

Para começar a costurar os pedaços de lã, você vai utilizar somente uma cor para ficar no avesso, que será aquela da cor do tecido de lã que você comprar. A linha na cor amarelo-dourada será utilizada para fazer os bordados de moldura e os motivos internos do Escapulário.
Pegue os outros dois pedaços do tecido de lã e os dois pedaços de cordão de 50 cm cada. Costure, conforme mostram as fotos acima e ao lado, os cordõezinhos em cada parte, tendo o cuidado de eles ficarem sempre do mesmo lado quando as peças estiverem unidas. Costurar os cordõezinhos na lã evita que eles arrebentem com o uso. Deixe separado.
Pegue os dois tecidos de lã com a entretela já colada. Se você tiver uma máquina de costura que borda, escolha o ponto que mais lhe agradar e teste num pedacinho de pano para ver como fica. Se gostar do resultado, use o ponto para fazer o primeiro acabamento do Escapulário, bordando uma moldura em cada pedacinho de lã. Para esta primeira moldura eu utilizei a linha na cor amarelo-dourada.
Se você tem prática com a máquina de costura, você pode bordar algum motivo no Escapulário para se lembrar de Jesus e Maria. No caso, eu escolhi bordar no meu uma Cruz e um M A de Auspice Maria, que significa Sob a proteção de Maria. Risque com um giz de costura o traçado do seu desenho e mãos à obra! Eu escolhi um ponto de bordado na minha máquina que dá três pontinhos de uma vez, assim o traçado fica mais definido e ao mesmo tempo delicado. Mas se você não tiver muita prática ou se sua máquina não tiver pontos de bordado, você pode usar o ponto Zigue-Zague sem espaços, de forma a fazer costura preenchida. Apenas para esclarecimento, o Escapulário pode ser feito sem motivo ou desenho algum. Porém, é extremamente bom e conveniente fazê-los para lembrarmo-nos de Jesus e Maria, mas se você não conseguir fazer, não há problema, pois o que importa é ter o Escapulário (as duas peças de lã) para ser usado.

Depois de bordado os motivos, agora você vai unir os dois pedaços de lã de cada lado. Se você utilizou um ponto de bordado para fazer a moldura de dentro, pode utilizar o mesmo ponto de bordado para fazer o acabamento, impedindo o Escapulário de desfiar. Para esta moldura externa, use a linha da mesma cor do tecido de lã do seu Escapulário. Fixe, se necessário, uma agulhinha para que os pedacinhos não se movam enquanto você os une. Com uma tesoura, tire todas as pontinhas de linhas ou fios que sobrarem.


Eis o Escapulário pronto!

Espero que tenham gostado!

Fiquem com Deus!
Salve Maria!


Comentários ( 13 )

Os comentários estão fechados.