Anos 40 x Mulheres x Calças Compridas

Você provavelmente já ouviu esta história: “As mulheres não usavam calças, até que veio a guerra e as obrigou a ocupar os postos de trabalho nas fábricas. Foi um caso de necessidade. Não foi nada muito revolucionário”. 

Por esta visão romântica, a moda nada teve a ver com a introdução desta peça no guarda-roupa feminino – quase como se todas as mulheres da época houvessem pensado juntas: “vamos usar as calças de nossos maridos para assim trabalharmos melhor”. Além de romântica, é uma visão marxista da história, que tem por método explicar as mudanças como consequências diretas de fatores econômicos e/ou materiais. Cria-se a errônea impressão de que ninguém havia pensado no assunto antes, e apenas depois que as mulheres foram para as fábricas é que as primeiras calças femininas foram lançadas no mercado.
A Semana Especial dos Anos 40 que a Luciana Lachance fez no seu blog Teus Vestidos foi ótima, cheia de informações, história, curiosidades. Todos os posts foram muito interessantes, mas a postagem sobre a mulher e as calças compridas nos anos 40 foi um dos melhores da semana. Indico e recomendo a leitura! Acessem:

Fiquem com Deus.
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso


Deixe uma resposta