Cupcakes para a Festa de São Pedro e São Paulo

cupcake-st.pedro-st.paulo1
Hoje é dia da Festa dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e para introduzir os pequenos no amor à Igreja, nada melhor do que ensiná-los desde muito cedo a história do início do Cristianismo. Logicamente, é imprescindível ensinar às crianças Quem foi o fundador da Igreja Católica Apostólica Romana [é muito óbvio, foi Nosso Senhor Jesus Cristo], lendo a seguinte passagem das Sagradas Escrituras (quero ver algum protestante rebater essa prova bíblica concreta!):
 

“E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do reino dos céus: Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19).

 
Algo de suma importância que as crianças devem aprender [e que tragicamente não é mais ensinado!] é que FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO, conforme definiu o IV Concílio de Latrão:

Canon I: “… Há apenas uma Igreja universal dos fiéis, fora da qual absolutamente ninguém é salvo…”. Canon III: “Nós excomungamos e anatematizamos toda heresia erguida contra a santa, ortodoxa e Católica fé sobre a qual nós, acima, explanamos…” (IV Concílio de Latrão, 1215).

cupcake-st.pedro-st.paulo2.2Claro que crianças aprendem melhor brincando, comendo, através de estímulos visuais (acredito firmemente que os adultos também rsrs…), então uma  ótima opção é aprender com doces e guloseimas! Pois bem, para completar essa “tarefa”, trago uma sugestão de cupcakes (tradução bem literal: “bolos de copo”) de São Pedro e São Paulo, em forma de barquinhos (não é fofo??).

Para fazer o arranjo externo você vai precisar de:

  • Formas de papel prateado ou branco. Caso não haja nenhuma específica para cupcakes talvez possa ser usada formas para brigadeiro de tamanho grande (não sei, é uma sugestão);
  • Formas de papel azul (de preferência de textura lisa);
  • Tesoura decorativa com forma de onda;
  • Picoteador com forma de peixinho;
  • Palitos de dente
  • Papel sulfite (para imprimir as velas dos barquinhos – Vela de São PedroVela de São Paulo)

cupcake-st.pedro-st.paulo3

Simbolismo das Velas

Escudo de São Pedro:

As Chaves são o símbolo de São Pedro, a autoridade do papado, e o poder da Igreja para “ligar e desligar”: “Eu te darei as chaves do reino dos céus: Tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra, será desligado nos céus” (Mateus 16, 19); “Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá” (Isaías 22, 22). Uma chave representa a Excomunhão, uma porta trancada para o pecador impenitente. A outra chave está para Absolvição, a porta aberta para o Reino do Céu para o pecador arrependido.

Escudo de São Paulo:

São Paulo tem a espada que lhe é atribuída porque ele era um perseguidor da Igreja. O livro é um símbolo de sua conversão para o maior pregador da Igreja. A grande mudança em São Paulo se mostra através destas palavras que ele fala da Palavra de Deus e da Espada do Espírito: “Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus” (Efésios 6, 17).

Modo de preparo das forminhas:

As forminhas azuis externas podem ser confeccionadas de forma simples. O mais prático seria encontrar alguma forma azul lisa, que permitisse cortar somente as ondas e picotear os peixinhos, mas caso não seja possível encontrar algo parecido você pode substituir a decoração por balas ou gomas em forma de peixinhos, dispostas em volta de cada cupcake já montado. De qualquer forma, o importante é usar a criatividade!

Caso consiga comprar os copinhos (forminhas) azuis, recorte as ondas com uma tesoura própria com molde de onda. Tesouras desse tipo podem ser encontradas em lojas que vendem materiais para artesanato e acredito que em papelarias também haja. O picoteador de peixinho também pode ser encontrado nestes locais. Caso você não ache a tesoura com corte de onda ou o picoteador de peixe, ou mesmo não possa comprá-los, não se preocupe, use sua criatividade e o que você tiver à mão, afinal de contas, o doce ficará saboroso do mesmo jeito rsrs…

Ah, o mais importante, coloque as crianças para ajudarem na montagem dos docinhos. Enquanto vocês montam, ensine-as sobre São Pedro e São Paulo e sobre o início do cristianismo.

Para os cupcakes você vai precisar:

  • Bolo ou mini-bolos do seu gosto preferido;
  • Bala de gomas (ou coisa parecida);
  • Glacê ou Chantilly.

Preparo dos cupcakes:

cupcake-st.pedro-st.paulo2

Os docinhos podem ser confeccionados conforme a criatividade mandar e os ingredientes disponíveis que você tiver em casa. Você pode fazer um bolo comum, no sabor que preferir. Depois corte-os em pedaços, do tamanho adequado, que caiba nas forminhas. Se você possuir formas pequenas, próprias para assar cupcakes individuais, ótimo! Porém, assegure-se de comprar forminhas de papéis que sejam do tamanho certo para as suas formas de cupcakes.

Cada bolinho, já assentado nas forminhas internas prateadas ou brancas, pode ser coberto com glacê ou chantilly branco, e no ato de cobri-lo, você pode ir fazendo redemoinhos para formar ondinhas. Sobre o chantilly pode ser colocado uma balinha de goma (ou qualquer outro doce que seja macio e que sustente o palitinho de dente – dê preferência por aqueles que possuem o formato de meia-lua, para representar o barquinho).

Sobre a bala de goma, fixe o palito de dente já com as velas de S. Pedro e S. Paulo. Para introduzir o palito mais facilmente nas velas, você pode fazer um pequenino corte com estilete na parte superior e inferior de cada vela. Isso evita que o papel rasgue no ato de colocar o palitinho de dente.

Apenas lembrando, se você não conseguir confeccionar os copinhos (forminhas) azuis com a decoração de peixinhos e ondinhas, disponha em volta dos bolinhos balas ou gomas que possuem forma de peixinhos. Use o que você tiver à mão. O importante é usar a criatividade, ensinando as crianças de forma divertida e saborosa.

Feito isso, é só arrumar os doces sobre a mesa e degustar as guloseimas!

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!!

Fiquem com Deus.
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso

—————
Nota: As imagens, as explicações das velas de São Pedro e São Paulo e a sugestão de cupcake foram retiradas do blog Catholic Cuisine. Como meu inglês não é lá grandes coisas, se houver algum erro de tradução, por favor, me corrijam! Algumas coisas não estão no texto original; tomei a liberdade de acrescentar alguns modos de preparo e algumas explicações à parte. Também é importante dizer que as imagens dos cupcakes foram utilizadas com permissão da Jessica, dona do blog Catholic Cuisine. (Thank you, Jessica!!)