Saias longas estampadas floridas

24/03/2011 Saias

saia-branca-floresPor Melissa Bergonso

Hoje trago, para as meninas, de novo, outros modelos de saias. Estas são mais despojadas, mas muito graciosas e femininas.

Este primeiro modelo pode ser feito a partir de dois tecidos diferentes: um liso, branco, e outro estampado, para o efeito do barrado com estampa de flores. A única ressalva é que, por utilizar um tecido branco, há necessidade de se usar um saiote (anágua) por baixo da saia, de cor ou bege ou chocolate. Ao contrário do que parece, a cor chocolate é a melhor para utilizar como forro de tecidos claros, pois não evidencia a transparência do primeiro tecido e não causa contraste por causa da sua cor (muita gente acha que por ser, o chocolate, um tom mais escuro, esta cor vai “aparecer” através do tecido). Para quem nunca percebeu, um forro branco, para uma saia branca, contrasta muito mais do que quando utilizamos um forro nos tons bege ou chocolate.

Então fica aí a dica: para tecidos claros, utilize um forro ou uma anágua de tom chocolate ou bege! Para facilitar a visualização, fiz duas figuras com esses tons, em cor aproximada:

chocolate-tom

 Chocolate

bege-tom

 Bege

saia-florida-estampada

Este segundo modelo de saia está muito gracioso. Um único tecido dá conta de fazer esse jogo de barrados. Pela minha fraca experiência, penso que é necessário 1,20m ou 1,50m (com 1,40m de largura) de tecido para conseguir fazer este efeito, já que cada barrado é um pouco maior que o outro por causa da necessidade de franzir o tecido.

Este comprimento eu penso ser ótimo. Não é muito comprido (arrasta-pé) e fica uns bons centímestros abaixo dos joelhos (bem mais de 20cm recomendados por São Pio de Pietrelcina), dando liberdade de movimento tanto para andar, quanto para pegar ônibus (quem anda sabe!), para cuidar/trabalhar/brincar com crianças, até mesmo para fazer faxina (digo isso com relação ao comprimento da saia, pois ninguém é louca de fazer faxina com uma saia linda dessas! rsrs).

O que eu não gostei muito, na composição deste modelo, foi do estilo da sandália. Eu preferiria utilizar esta saia com uma sapatilha no tom rosa ou com uma sandália mais delicada.

Estes dois modelos de saias podem ser facilmente confeccionados com tecidos de algodão, como tricoline ou outro tipo de tecido de fibras naturais. Na dúvida da metragem, pergunte primeiro à sua costureira. Como faz algum tempo que eu não costuro, não tenho certeza da metragem a ser utilizada em cada modelo.

Para compreender melhor a questão do comprimento de roupas com relação à modéstia leia: Roupas Femininas » Modéstia e Comprimento.

Espero que tenham gostado do post e das sugestões!

Fiquem com Deus!
Salve Maria Imaculada!

Palavras-chave:

Comentários ( 5 )

Os comentários estão fechados.