25 de Março: Festa da Anunciação da Virgem Maria

25/03/2011 Maria Santíssima 3 Comentários

Por São Pio X

Anunciacao_Fra_Angelico_Prado 147. Que se celebra na festa da Anunciação da Santíssima Virgem Maria?

Na festa da Anunciação da Santíssima Virgem Maria celebra-se o anúncio, que Lhe transmitiu o Anjo São Gabriel, de que estava escolhida para ser a Mãe de Deus.

148. Onde se encontrava a Santíssima Virgem quando Lhe apareceu o Anjo São Gabriel?

Maria, quando Lhe apareceu o Anjo São Gabriel, encontrava-se em Nazaré, cidade da Galiléia.

149. De que maneira o Anjo São Gabriel saudou a Virgem Maria, quando Lhe apareceu?

Quando o Anjo São Gabriel apareceu à Virgem Maria, dirigiu-Lhe aquelas palavras com que nós A saudamos todos os dias: “Ave, ó cheia de graça; o Senhor é conVosco, bendita sois Vós entre as mulheres”.

150. Qual foi a atitude da Santíssima Virgem ao ouvir as palavras do Anjo São Gabriel?

Ao ouvir as palavras do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem perturbou-Se, verificando que A saudavam com títulos novos e gloriosos dos quais se julgava indigna.

151. Quais são as virtudes que a Santíssima Virgem mostrou, de modo especial, ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel?

Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem mostrou, de modo especial: pureza admirável, humildade profunda, fé e obediência perfeita.

152. Ao receber a mensagem como é que Maria deu a conhecer o seu grande amor à pureza?

Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, a Santíssima Virgem Maria deu a conhecer o seu grande amor à pureza com a solicitude em conservar a virgindade, solicitude manifestada por Ela precisamente na ocasião em que ouvia dizer que estava destinada para a dignidade de Mãe de Deus.

153. Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, como deu Maria Santíssima a conhecer a sua profunda humildade?

Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, Maria Santíssima deu a conhecer a sua profunda humildade com as palavras: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Ela disse precisamente no instante em que se tornava Mãe de Deus.

154. Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, como mostrou Maria Santíssima a sua fé e obediência?

Ao receber a mensagem do Anjo São Gabriel, Maria Santíssima mostrou a sua fé e obediência dizendo: “Faça-se em Mim segundo a vossa palavra”.

155. Que sucedeu no momento em que a Virgem Maria consentiu em ser Mãe de Deus?

No próprio momento em que Maria Santíssima consentiu em ser Mãe de Deus, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade encarnou-se no seu seio, tomando corpo e alma como os nossos, por obra do Espírito Santo.

156. Que nos ensina a Santíssima Virgem na sua Anunciação?

A Santíssima Virgem na sua Anunciação: 1º. ensina em particular às virgens o altíssimo apreço em que devem ter o tesouro da virgindade; 2º. ensina-nos a nós todos a dispor-nos com grande pureza e humildade para receber dentro de nós a Jesus Cristo na Sagrada Comunhão; 3º. ensina-nos a submeter-nos prontamente à vontade divina.

157. Que devemos fazer na solenidade da Anunciação de Maria?

Na solenidade da Anunciação de Maria devemos fazer três coisas: 1º. adorar profundamente o Verbo Encarnado para nossa salvação, e agradecer-Lhe tão grande benefício; 2º. congratular-nos com a Santíssima Virgem pela dignidade de Mãe de Deus, a que foi elevada, e honrá-La como nossa Senhora e nossa advogada; 3º. tomar a resolução de rezar sempre com grande devoção e respeito a saudação angélica chamada comumente Ave-Maria.

—–
São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 272-275.


Comentários ( 3 )

  • Prezada,

    a imagem que está acima como a
    Assunção de Maria Santíssima à Hloria dos céus, na verdade ê uma representação da Imaculada Conceição e não da Assunção, nestas ela ê representada iconograficamente com ao menos um dos braços levantado aos céus, algumas com os dois braços para o alto. Não fique triste, também já cometi esse engano.

    Atc
    Denise

    • Olá, Denise!!

      A imagem que ilustra este texto do dia 25 de Março é da Anunciação, pintada por Fra Angelico. Se a imagem que você está se referindo é da do post recomendado logo acima, A Glorificação do Corpo e da Alma de Maria Santíssima mediante a Assunção, sim, é uma representação da Imaculada Conceição, de Bartolomé Steban Murillo (se você deixar o mouse parado em cima da figura vai aparecer a descrição). Eu coloquei apenas para ilustrar o post, pois desconheço se algum bom pintor fez alguma pintura da glorificação de Nossa Senhora. De qualquer forma, obrigada pela preocupação e por entrar em contato! Salve Maria Imaculada!!

Deixe uma resposta