Momento Culinária: Farinha de Rosca Temperada Caseira (Farofa Temperada)

27/01/2011 Maioneses, Molhos e Temperos 13 Comentários
Prezados leitores, Salve Maria!
Hoje trago uma receitinha caseira para vocês que eu fiz em casa esses dias atrás. Chega de comprar produtos industrializados, cheios de química, conservantes, acidulantes, corantes e “antes” afins. Há a possibilidade de se fazer em casa pratos que sejam tão saborosos quanto aos comprados nos supermercados.

Farinha de Rosca Temperada Caseira (Farofa Temperada)
Ingredientes:
– Restos de pão amanhecido (que já não estão mais macios) torrados e triturados.
– Cebola picadinha (quantidade à gosto)
– Alho triturado (4 a 5 dentes dependendo da quantidade de farinha de rosca)
– Orégano (quantidade à gosto, eu exagero bem, amo orégano!!)
– Sal (quantidade à gosto, eu coloco uma colher de café rasa para umas 2 xícaras de farinha de rosca)
– Manjericão (quantidade à gosto)
– Margarina para fritar (aprox. 1 colher de sopa)
Modo de Preparo:
Para fazer a farinha de rosca você vai precisar torrar os pães primeiro. Torre-os em forno a 180 graus, até que eles fiquem levemente dourados, sem umidade. Isso pode levar uns 20 minutinhos, eu acho. Retire do forno e deixe esfriar. Utilize um processador bem seco, ou um liquidificador, para triturar os pães até que virem farinha. Reserve.
Para temperar a farinha de rosca, coloque a margarina em uma frigideira, aqueça um pouco para derreter, e coloque a cebola e o alho e frite um pouco até começar levemente a dourar. Junte a farinha, o orégano, o sal e o manjericão e vá tostando a farinha na frigideira, mexendo sem parar, até dourar bem. Retire do fogo e coloque em um recipiente, de preferência que seja de vidro. Espere esfriar totalmente antes de tampar e guardar. Conservar na geladeira bem tampado.

Na geladeira, a farinha de rosca temperada dura pelo menos uns 5 dias e quanto mais tempo fica guardada, mas forte fica o sabor, porém não aconselho guardá-la por mais tempo.

A farinha de rosca temperada é muito útil para comer com churrasco ou como acompanhamento de carnes assadas, ensopadas e também de feijoada. 
Espero que tenham gostado do post!
Fiquem com Deus!
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso

Comentários ( 13 )

Deixe uma resposta