Momento Culinária: Farinha de Rosca Temperada Caseira (Farofa Temperada)

Prezados leitores, Salve Maria!
Hoje trago uma receitinha caseira para vocês que eu fiz em casa esses dias atrás. Chega de comprar produtos industrializados, cheios de química, conservantes, acidulantes, corantes e “antes” afins. Há a possibilidade de se fazer em casa pratos que sejam tão saborosos quanto aos comprados nos supermercados.

Farinha de Rosca Temperada Caseira (Farofa Temperada)
Ingredientes:
– Restos de pão amanhecido (que já não estão mais macios) torrados e triturados.
– Cebola picadinha (quantidade à gosto)
– Alho triturado (4 a 5 dentes dependendo da quantidade de farinha de rosca)
– Orégano (quantidade à gosto, eu exagero bem, amo orégano!!)
– Sal (quantidade à gosto, eu coloco uma colher de café rasa para umas 2 xícaras de farinha de rosca)
– Manjericão (quantidade à gosto)
– Margarina para fritar (aprox. 1 colher de sopa)
Modo de Preparo:
Para fazer a farinha de rosca você vai precisar torrar os pães primeiro. Torre-os em forno a 180 graus, até que eles fiquem levemente dourados, sem umidade. Isso pode levar uns 20 minutinhos, eu acho. Retire do forno e deixe esfriar. Utilize um processador bem seco, ou um liquidificador, para triturar os pães até que virem farinha. Reserve.
Para temperar a farinha de rosca, coloque a margarina em uma frigideira, aqueça um pouco para derreter, e coloque a cebola e o alho e frite um pouco até começar levemente a dourar. Junte a farinha, o orégano, o sal e o manjericão e vá tostando a farinha na frigideira, mexendo sem parar, até dourar bem. Retire do fogo e coloque em um recipiente, de preferência que seja de vidro. Espere esfriar totalmente antes de tampar e guardar. Conservar na geladeira bem tampado.

Na geladeira, a farinha de rosca temperada dura pelo menos uns 5 dias e quanto mais tempo fica guardada, mas forte fica o sabor, porém não aconselho guardá-la por mais tempo.

A farinha de rosca temperada é muito útil para comer com churrasco ou como acompanhamento de carnes assadas, ensopadas e também de feijoada. 
Espero que tenham gostado do post!
Fiquem com Deus!
Em Cristo, no amor de Maria Santíssima,
Melissa Bergonso

Comentários ( 13 )

  • Acho que depende do forno, Ana. No meu eu coloco na temperatura mínima, que é entre 150 e 180 graus. Se eu colocar em temperatura maior ele torra e queima.

    Não contei o tempo, mas acho que deixei entre uns 20 e 30 minutos. Não deixei torrar muito também, foi o suficiente para tirar a umidade dos pães. Antes de colocar os pães no forno eu os corto em fatias, assim os eles desidratam mais fácil. Se torrar muito, na hora de fritar ele tosta rápido demais, queima e não pega o gostinho dos temperos…

  • Seria uma farofa então né? rs

    Li ‘farinha de rosca’ e logo pensei que seria uma pra empanar mesmo…

  • Acho que sim, Evelyn rsrsrs… é que eu chamo de farinha de rosca temperada mesmo… mas dá pra usar a farinha sem temperar pra empanar se você quiser. Realmente, temperando fica farofa kkkk… Será que mudo o título do post?

  • Olá Melissa!

    Fico feliz por você ter gostado da postagem. Saiba que é de coração, pois seu blog é muito bom.

    Que Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, cubra você e sua família com o manto de amor.

    Att.
    Rafael

  • Não é baixo não!… no meu forno, pelo menos, é a temperatura ideal. Por isso que eu disse que depende do forno… No forno da minha mãe, por exemplo, dá pra deixar no fogo máximo, mas se eu fizer isso no meu, torra em 5 minutos!! kkk…

  • Tenho que arrumar o blogue de receitas e depois vou postsr, pode?

    Hum… lembrei que seu fogão é novinho e o meu Brastemp fará 10 anos final do ano kkkkk

Os comentários estão fechados.