Da Santíssima Eucaristia: § 2º. Da instituição e dos efeitos do Sacramento da Eucaristia

04/12/2010 Eucaristia | Sacramentos Nenhum comentário
Por São Pio X

620. Quando instituiu Jesus Cristo o Sacramento da Eucaristia?

Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia na Última Ceia que celebrou com seus discípulos, na noite que precedeu sua Paixão.
621. Por que instituiu Jesus Cristo a Santíssima Eucaristia?
Jesus Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia por três razões principais: 1ª. para ser o sacrifício da nova lei; 2ª. para ser alimento da nossa alma; 3ª. para ser um memorial perpétuo da sua Paixão e Morte, e um penhor precioso do seu amor para conosco e da vida eterna.

622. Por que Jesus Cristo instituiu este Sacramento debaixo das espécies de pão e de vinho?

Jesus Cristo instituiu este Sacramento debaixo das espécies de pão e de vinho porque a Eucaristia devia ser nosso alimento espiritual, e era por isso conveniente que nos fosse dada em forma de comida e de bebida.
623. Que efeitos produz em nós a Santíssima Eucaristia?
Os principais efeitos que a Santíssima Eucaristia produz em quem a recebe dignamente são estes: 1º. Conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça, assim como o alimento material sustenta e aumenta a vida do corpo; 2º. Perdoa os pecados veniais e preserva dos mortais; 3º. Produz consolação espiritual.
624. Não produz em nós a Santíssima Eucaristia outros efeitos?
Sim. A Santíssima Eucaristia produz em nós outros três efeitos, a saber: 1º. Enfraquece as nossas paixões, e em especial amortece em nós o fogo da concupiscência; 2º. Aumenta em nós o fervor e ajuda-nos a proceder em conformidade com os desejos de Jesus Cristo; 3º. Dá-nos um penhor da glória futura e da ressurreição do nosso corpo.
—————
São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 157-158.

Deixe uma resposta