Da Penitência: § 2º. Dos efeitos e da necessidade do Sacramento da Penitência e das disposições para bem recebê-lo

07/12/2010 Penitência | Sacramentos Nenhum comentário
Por São Pio X
688. Quais são os efeitos do Sacramento da Penitência?
O Sacramento da Penitência confere a graça santificante, com a qual são perdoados os pecados mortais e também os veniais que se confessaram e de que haja arrependimento; comuta a pena eterna em temporal, da qual também é perdoada uma parte maior ou menor, conforme as disposições do penitente; faz reviver o merecimento das boas obras feitas antes de se cometer o pecado mortal; dá à alma auxílios oportunos para não recair no pecado, e restitui a paz à consciência.
689. É o Sacramento da Penitência necessário a todos para se salvarem?
O Sacramento da Penitência é necessário, para se salvarem a todos aqueles que, depois do Batismo, cometeram algum pecado mortal.
690. É bom confessar-se com freqüência?
Confessar-se com freqüência é coisa ótima, porque o Sacramento da Penitência, além de apagar os pecados, dá as graças necessárias para evitá-los no futuro.
691. Tem o Sacramento da Penitência a virtude de perdoar todos os pecados, por muitos e grandes que sejam?
Sim, o Sacramento da Penitência tem a virtude de perdoar todos os pecados, por muitos e grandes que sejam, contanto que se receba com as devidas disposições.
692. Quantas coisas são necessárias para fazer uma confissão bem feita?
Para fazer uma boa confissão, são necessárias cinco coisas: 1ª. exame de consciência; 2ª. dor de ter ofendido a Deus; 3ª. propósito de nunca mais pecar; 4ª. acusação dos próprios pecados; 5ª. satisfação ou penitência.
693. Que devemos fazer, antes de tudo, para nos confessarmos bem?
Para nos confessarmos bem devemos, antes de tudo, pedir de todo o coração ao Senhor que nos dê luz para conhecer todos os nossos pecados e força para os detestar.
—————
São Pio X. Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã: Catecismo Maior de São Pio X. Edições Santo Tomás, 2005, p. 171-172.

Deixe uma resposta