Lex orandi, lex credendi

Lex orandi, lex credendi «assim como se ora, se crê».

Por Melissa Bergonso

Ficar absorto em Deus durante a Santa Missa rende grandes frutos e favorece abundantes graças!…. Como é bom encontrar-se naquele silêncio precioso em que se escuta o pulsar do próprio coração e, em meio a suas batidas, a voz de Deus. Como é bom ir à Missa e voltar para casa absorto em Deus, com aquele sabor do céu na alma, que dura o dia todo. Uma Missa santamente rezada produz isso nas almas. Em compensação, uma mal rezada, além de tirar a paz de espírito, pode escandalizar os fiéis que têm devoção e zelo pela Divina Liturgia.

É lastimável que hoje tenha se perdido esse apreço pelo sagrado, pelo resguardo e pelo respeito ao que é divino. É impressionante a “criatividade ativa” de alguns sacerdotes e fiéis durante a Santa Missa. É doloroso ver como ainda escarnecem de Jesus Cristo em seu Sacrifício e fazem da Missa uma “festa” (festa bastante mundana em algumas ocasiões)…

Este vídeo foi deixado por um leitor em um dos comentários aqui no blog. Embora seja escarnecedor para com a Crucificação e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, decidi colocar aqui para que vocês vejam o que andam fazendo por aí em nome do “bem-estar dos fiéis”, “criatividade litúrgica” e “adaptação à modernidade”. Sugiro tomar, antes de ver o vídeo, um anti-ácido estomacal para possíveis efeitos digestivos nauseantes catastróficos pós-vídeo.

E quando a gente reclama dos abusos e pedimos a Missa de Sempre (Rito Tridentino), dizem que somos radicais e que estamos criando divisão na Igreja. Ora, quem é que está criando divisão? São os que buscam os tesouros escondidos da Igreja ou são os que “inovam” com “teorias e criatividades ambulantes” aquilo que é imutável?? Uma Missa santamente rezada gera santos! não fantoches, nem palhaços. Santo Efrém diz que “onde há danças, celebra-se uma festa do demônio”[1]. Não preciso dizer mais nada, preciso?

Lex orandi, lex credendi… assim como se ora, se crê… É por causa de “acontecimentos” iguais aos que são mostrados no vídeo acima que a fé do povo tem diminuído, a tibieza aumentado, a profanação tem sido desejada e aplaudida e a noção do ridículo foi completamente perdida…. Jesu Corde, miserere nobis!

Que Nossa Senhora, a Rainha da Pureza, da Modéstia e da perfeita Submissão a Deus rogue por nós e nos ajude a atravessar estes dias difíceis nos quais nos encontramos. Que esse modernismo litúrgico seja carbonizado. O que não presta deve ser reduzido a cinzas…
—————
[1] Esta frase de Santo Efrém “onde há danças, celebra-se uma festa do demônio” pode ser encontrada no livro Escola da Perfeição Cristã, de Santo Afonso Maria de Ligório, no texto “A Fuga das ocasiões de pecado”. 4a. Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 1955, p. 44-48. (Você pode lê-lo aqui)
Leia também:

Comentários ( 15 )

  • Realmente é difícil entrar em comunhão com Deus com este tipo de missa..!!

    Nunca vi um Padre rebolando desse jeito..!!

    Sem palavras…!!

  • Pior, Agatha, é que tem gente que não compreende que Missa é Sacrifício!! Se você abrir esse vídeo direto no YouTube, tem mais vídeos de profanações, inclusive uma “Missa Sertaneja”… é uma aberração…

    • Excelente matéria, Melissa!

      Este vídeo é muito explorado nas comunidades religiosas pelos protestantes para acusar os Católicos de missa pagã.

      Nesses casos, Melissa, eles estão cobertos de razão!

      Nunca pensei que postaria isso…

    • Olá, Sr. Nelson!

      Eu não sabia que os próprios protestantes exploram vídeos como esse para atacar o catolicismo. Isso é muito interessante, uma vez que o carismatismo vem do protestantismo.

      É triste ver no que transformaram a Santa Casa de Deus hoje em dia, especialmente no que diz respeito à divina liturgia, à música e à arte sacra. Deixaram a liturgia à gosto dos fieis, derrubaram a música sacra para colocar em seu lugar a música profana e secular ao ritmo de baião, axé e baladinha, e a beleza da arte sacra foi suplantada pela arte mais chula possível, com pinturas e decorações modernas horrorosas; a arquitetura, então, nem se fala, as Igrejas construídas nos séculos XX e XXI parecem mais galpões de festa junina, especialmente no Brasil. Não sei até onde isso ainda vai chegar, dá até medo de pensar! Espero que Deus se apiede de nós e nos mande sacerdotes santos, para ensinarem o povo a amar e a temer a Deus, a terem respeito pelo sagrado, e para corrigirem, sem medo, os que estão no erro.

      • Melissa, já viste no youtube o assustador vídeo O TERCEIRO SEGREDO DE FÁTIMA – DOCUMENTÁRIO? Se não, veja e analise e saberá que não é por acaso que estas lamentáveis coisas esta infelizmente. Acontecendo em nossa amada Igreja Católica.

  • Melissa, não consegui ver o video.

    Meninas, consolem-se: eu já fui rccista E ecumênica ao mesmo tempo,kkkkkkk desgraça pouca é bobagem!

  • hmmm estranho… tenta abrir o vídeo direto no youtube… aqui está funcionando normal. Talvez esteja faltando algum plug-in no seu navegador. Uma vez eu tive problemas com o IE e também não conseguia abrir vídeos do youtube. Aí instalei o google chrome e deu certo.

Os comentários estão fechados.